Aro contínuo: conheça a tendência entre as celebs

O que é e por que usar o sutiã com aro milagroso

Sutiãs com aros sempre existiram, com bojo ou sem. Mas a nova tendência trazida diretamente do beachwear das famosas para o mundo da lingerie é o aro contínuo.

Aro contínuo: conheça a tendência entre as celebs

Importado das badaladas praias europeias do circuito Mediterrâneo, onde ficou conhecido como “v-bar”, o modelo começou a fazer sucesso no beachwear brasileiro em 2020.

Famosas do Instagram como Shantal e Gabriela Rippi usavam bastante a peça e, mais recentemente, a vencedora do BBB 21, Juliette Freire, ostentou dois modelos do modelo de biquíni de aro contínuo na piscina da casa mais vigiada do Brasil.

1. O que é sutiã de aro contínuo?


O aro contínuo é um modelo de sutiã em que os aros dos bojos, como o nome indica, não possuem separação entre si, formando um V no centro (por isso foi chamado de “v-bar” fora do país).

Esse formato, além de bem diferente do tradicional visto em modelos meia-taça, reúne o melhor dos modelos existentes de sutiã. Para entender melhor, vamos explicar um pouco sobre as diferenças entre os modelos de lingerie.

O sutiã meia-taça é o modelo tradicional mais próximo do sutiã moderno. Criado nos anos 1920, com bojos de enchimento e estruturas metálicas, o modelo virou o maior aliado da sensualidade da mulher com as pin-ups dos anos 1940 e 1950. O sutiã meia-taça oferece estrutura de sustentação, cobre todo o seio e molda o busto feminino.

Após a criação do meia-taça nasceram suas variações: o balconet, que oferece estrutura semelhante, mas cobre apenas a metade inferior dos seios; o bralette, que não apresenta sustentação com aros ou bojo; o triângulo, que também não conta com sustentação de aros, mas pode ter bojo e lembra o formato do biquíni cortininha; e o push-up, modelo mais recente que, graças a enchimentos estratégicos e junção frontal, garante a impressão de seios maiores e mais empinados.
 

2. Vantagens do sutiã de aro contínuo


O aro contínuo ou v-bar reúne qualidades de mais um modelo de sutiã. Em termos de corte, lembra o modelo triângulo, que, combinado com o aro em V no centro, é um ótimo aliado para decotes mais profundos.

Além disso, pode ou não ter bojo, o que, para algumas mulheres, é importante para transmitir segurança em relação a disfarçar os mamilos. Alguns modelos de aro contínuo são feitos com tecidos elásticos na base do aro e costura lateral, o que também garante o efeito push-up, sem necessidade de espumas ou bolhas de preenchimento na base.

Graças à maneira como o sutiã v-bar é recortado e ao aro em V, que deixa os bojos mais próximos que um meia-taça tradicional, o sutiã de aro contínuo é uma ótima opção para modelar os seios de forma bem natural.

Além disso, enquanto alguns modelos são aconselhados para seios pequenos (triângulo e bralette) ou grandes (meia-taça e cobertura total), o sutiã de aro contínuo é extremamente democrático, garantindo bom caimento a todos os tamanhos de busto.

3. Como escolher o sutiã ideal


Para garantir um bom caimento em relação ao sutiã de aro contínuo (e todos os outros) e aproveitar seus benefícios, é essencial que você conheça suas medidas de costas e seios. É importante saber se a medida do busto é menor, maior ou igual à das costas, principalmente para sutiãs que possuem aro de sustentação.

Para isso, passe uma fita métrica ao redor do seu busto na altura dos mamilos e depois faça o mesmo logo abaixo dos seios. Com essas duas medidas, verifique se você precisa usar modelos A (seios menores que as costas), B (seios iguais às costas) ou C em diante (seios maiores que as costas). Com as medidas em mãos, escolha seu preferido e se jogue no modelo das famosas.