Pós-graduação: tudo que você precisa saber antes de começar uma

Se você deseja realizar uma especialização ou mudar a área em que você trabalha, os cursos de pós-graduação podem ser um bom caminho.

Pós-graduação

É sabido que a qualificação profissional não se encerra com o término da graduação. Cada vez mais o mercado de trabalho exige atualização constante dos profissionais. Nesse contexto, cresce a importância e a busca por cursos de pós-graduação.

Esses cursos são capazes de oferecer conteúdos não trabalhados durante a graduação (ou que foram trabalhados de forma superficial). Além disso, essa qualificação aumenta as chances de melhor remuneração.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Grupo Catho em 2018, os pós-graduados chegam a ganhar, em média, 50% a mais do que os profissionais sem essa qualificação. Por isso, se você quer se manter atualizado na sua área profissional ou realizar uma especialização, veja como funcionam os cursos de pós-graduação, como escolhê-los e as razões que os fazem importantes na construção da sua carreira.

Definição de objetivos


Antes de verificar os conteúdos dos cursos de pós-graduação e as instituições que os oferecem, é imprescindível definir os seus objetivos de carreira. Se você ainda não definiu em qual área deseja se especializar, pense nisso antes de iniciar uma pós-graduação.

Existem três razões que costumam motivar as pessoas a buscar esses cursos: aprofundamento em um assunto específico, estudo de áreas complementares da formação original ou mudança de área de atuação. Definir os seus objetivos e seus planos de carreira é o primeiro passo.

Tipos de pós


Existem dois tipos de cursos de pós-graduação. O stricto sensu envolve mestrado e doutorado e é indicado para quem deseja se aprofundar em um campo específico de conhecimento, sendo comum a busca pela carreira acadêmica.

A outra opção são os lato sensu, cursos que envolvem MBA, especialização e extensão. Os profissionais que buscam esse tipo já atuam no mundo corporativo e desejam aprimorar as suas competências. Esses cursos são centrados em técnicas e proporcionam conhecimento prático, sendo voltado para o mercado de trabalho. Também costumam ser procurados por quem deseja trabalhar com determinados tipos de pesquisa.

Instituição


O passo seguinte é pesquisar as instituições que oferecem o curso de pós-graduação que te interessa, a proposta político-pedagógica do curso, os docentes e disciplinas envolvidas.

Uma boa dica é conversar com profissionais da área que você deseja estudar na pós e ver quais são as instituições mais valorizadas, bem como os fatores que levam a isso. Também é indicado verificar há quanto tempo a instituição oferece o curso e como é o seu reconhecimento no mercado.

Planejamento


A próxima etapa é estabelecer um planejamento de horários e reorganizar a sua rotina para conseguir acompanhar as aulas, estudar e realizar as avaliações (provas e/ou trabalhos). Aliar estudo e trabalho exige muita energia, por isso, também é importante deixar um período da semana para descansar, recarregar as energias e se manter motivado ao longo do curso.

Outro planejamento essencial diz respeito à parte financeira. Verifique o valor total do curso, incluindo as taxas administrativas e de matrícula, e as formas de pagamento permitidas.

No dia-a-dia do curso, é importante não acumular materiais de leitura e tirar as dúvidas com os docentes e colegas. Um ponto mal entendido da matéria pode atrapalhar a compreensão dos conteúdos trabalhados nas aulas posteriores.

Outro aspecto importante na pós-graduação é a sua rede de contatos (networking). Por isso, invista no relacionamento com colegas e docentes dentro e fora da sala de aula. Além de aumentar a sua rede, isso te ajuda a expandir as suas perspectivas e conhecer outras dinâmicas de trabalho e organização.