melhor enxoval de toalhas

Como montar o melhor enxoval de toalhas

Quantas toalhas devo comprar? Como elas devem ser? Esses são questionamentos muito comuns que aparecem na hora de montar o enxoval.      

O enxoval é uma compra extremamente importante para aqueles que estão se casando ou se mudando. A escolha das peças deve ser feita com muita atenção, de uma forma a considerar as necessidades da casa por alguns anos.

As toalhas de banho são essenciais na montagem de um bom enxoval para a casa, porém muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quantas toalhas adquirir ou qual o melhor jeito de acrescentá-las no enxoval.

Continue lendo para saber tudo sobre o papel das toalhas no enxoval e conferir algumas dicas sobre como comprá-las.

Quando começar a montar o enxoval?

Antes de falarmos especificamente das toalhas, vamos responder uma dúvida que muitos têm em relação ao enxoval: quando começar a montar?

Antigamente o costume era começar a montar o enxoval, principalmente das mulheres, desde muito cedo, normalmente quando elas ainda sequer tinham idade para se casar.

Isso se dava porque as peças eram muito caras e representavam para a família da moça um investimento a longo prazo. Por vezes eram uma herança dada de mãe para filha.

Hoje em dia, muitas coisas mudaram. O investimento em enxoval é feito entre seis e três meses antes do casamento, sendo os próprios noivos que escolhem as peças para sua casa.

Além disso, a compra do enxoval deixou de ser apenas responsabilidade da mulher, sendo essencial a participação do noivo nesse processo.

Também é necessária atenção para o momento de renovar o enxoval. Não espere uma peça se desgastar ou ficar imprópria para uso para trocá-la.

Estar atento aos desgastes precoces de uma peça pode fazer com que você economize, pois não comprará na urgência.

O enxoval do banheiro

As fibras de qualidade são o ponto-chave aqui, pois ninguém merece tomar um banho quentinho e ter apenas toalhas ásperas à disposição, não é mesmo? Hoje em dia há diversos tipos de tecido disponíveis para as toalhas.

A toalha de algodão tradicional é muito macia e seca rapidamente. A feita de nanocotton tem micropartículas de amaciante nas fibras de algodão, o que faz com que ela seja extremamente macia e tenha um poder de secagem ainda mais rápido.

A toalha de modal é feita a partir da celulose, que resulta em uma fibra brilhante e suave, mas com alto poder de absorção.

Por fim, há toalhas feitas de algodão egípcio, que são mais caras, porém muito mais resistentes e macias, tendo alta durabilidade.

As fibras são muito importantes, porém você também deve prestar muita atenção em como os fios foram entrelaçados para fazer aquela toalha. Isso parece um trabalho muito complexo, mas, na verdade, é extremamente simples. Veja os exemplos:

O fio cardado possui fibras curtas que não passaram pela penteadeira. É, portanto, um fio com maior probabilidade de formar bolinhas.

Já no fio penteado as fibras menores são retiradas junto às impurezas, levando a uma maior maciez e durabilidade.

No fio simples as felpas podem ser facilmente dobradas, proporcionando extrema maciez. Por fim, o fio retorcido (ou duplo) é entrelaçado, gerando mais resistência para a toalha.

Lembre-se que não estamos falando apenas de toalhas de banho: essas descrições de fios valem também para as toalhas de rosto e para os roupões.

Por fim, vamos à dúvida: quantas toalhas adquirir? Não há uma resposta que se encaixe em todas as casas e em todos os bolsos.

Por segurança, o ideal é comprar quatro toalhas de banho, quatro de rosto e dois roupões para cada pessoa que mora na residência.