Sofá retrátil

Sofá retrátil, modelos e vantagens

Perfeito para espaços compactos, é possível de ser encontrado também em modelos mais amplos.

Nada melhor que ter um sofá confortável para se jogar no fim do dia, tirar um cochilo, ver filmes e séries e poder relaxar na sala da sua casa.

Alguns dos modelos mais confortáveis são bastante grandes e não funcionam bem para quem tem pouco espaço.

Se você está entre os que precisam de móveis para otimizar o espaço, saiba que é possível ter um sofá que seja confortável e compacto.

O sofá retrátil é uma boa solução, pois conta com encosto e assento que se movimentam para aumentar sua área e, consequentemente, o seu conforto.

Por que eu deveria investir em um móvel desses?

A primeira vantagem de um sofá retrátil é o já falado conforto. A intenção é que você possa passar longas horas nele, nas mais diversas posições.

A outra vantagem é o melhor aproveitamento do seu espaço, já que o sofá pode ser recolhido quando não estiver sendo usado, permitindo que sua sala tenha maior espaço para circulação.

Foi-se o tempo em que um móvel desse tipo significava deixar a estética de lado. Hoje existem, no mercado, vários modelos de sofá retrátil, nos mais diversos estilos.

Por isso, ele tem se tornado uma boa opção também para espaços maiores, já que ele é confortável e tem ótimo custo-benefício.

Uma das grandes vantagens desse modelo de sofá é a variedade de tamanhos, cores e estilos existentes no mercado. Isso se deve, justamente, ao seu sucesso e popularização, entre os mais diversos públicos.

De famílias inteiras a pessoas que vivem sozinhas, esse sofá pode ser bom para todos. Há opções em todas as faixas de preço: dos populares aos caríssimos e luxuosos, feitos sob medida.

Qual é o retrátil perfeito para mim?

Escolher o modelo ideal é um momento decisivo. Por isso, é importante se fazer algumas perguntas-chave antes:

  • Quantas pessoas usarão o sofá no dia-a-dia?
  • Gosto de receber amigos para ver filmes? Quantas pessoas em média?
  • Qual é o meu orçamento?
  • Quais as medidas do meu espaço?
  • Preciso que ele seja também reclinável?
  • Que tipo de material/tecido mais me agrada?

Com base nessas perguntas, você terá algumas respostas. O número de lugares, por exemplo, depende do tamanho do seu espaço e da sua família/ pessoas que usarão o sofá.

É possível encontrar sofás retráteis de um ou dois lugares, perfeitos para salas e famílias pequenas, assim como aqueles com sete ou oito lugares, que podem ocupar uma parede inteira de uma grande sala.

Para espaços pequenos, é importante verificar se o sofá não possui aquela tradicional “caixa” atrás, pois ela pode ocupar mais espaço do que você pensa.

Verifique a profundidade quando for avaliar as medidas e lembre-se também de ver quanto o sofá mede (aberto e fechado).

A cor e o design dependerão, basicamente, do seu estilo e dos outros móveis da sua sala. É importante que o modelo escolhido converse com os demais elementos da sua decoração, especialmente se estivermos falando de um sofá maior, que tende a chamar muita atenção.

Tons como o cinza e o bege estão entre os mais vendidos, justamente porque harmonizam facilmente com quase tudo.

No entanto, para quem quer chamar a atenção para o móvel, pode ser o caso de apostar em cores fortes e vibrantes, como verde, azul, vermelho ou amarelo.

O formato do sofá também precisa ser pensado de acordo com o seu espaço. Existem opções para aproveitar os cantos, para usar encostado na parede, para ficar no meio da sala, etc.

Por isso, o primeiro ponto é pensar na localização do móvel e tirar as medidas do espaço.