Ele economizou R$ 30,000 ao montar sua loja física com estas dicas

Sonha em abrir seu próprio negócio? Com essas dicas, ficará fácil e o melhor você vai gastar bem menos do que muita gente que começa a empreender. 

Loja física

Primeiro, é preciso pensar na estrutura, ou seja, no local onde a sua loja física vai funcionar. Você vai construir o seu espaço? Seu espaço já está pronto, mas será repaginado? Se a resposta for sim para uma das duas perguntas anteriores, que tal apostar em estrutura metálica?

A estrutura metálica para telhado tem maior durabilidade do que uma estrutura de madeira, por exemplo. Por quê? O metal, diferentemente da madeira, não sofre com o ataque de cupins e nem vai ficar empenado diante da chuva.

Além disso, ele é montado de forma mais rápida e fácil, sua execução ocorre de forma racional com um impacto ambiental reduzido. Assim, quem quer empreender logo, precisa apostar nesse tipo de estrutura metálica.

Aqui, depois de pensar na viga soldada e na estrutura metálica, é necessário pensar no plano operacional da empresa, que consiste nos mobiliários e demais itens que são fundamentais que o negócio saia do papel, os funcionários e como os processos vão ser desenvolvidos.

A parte da construção ou da reforma do espaço precisa estar dentro de um planejamento, pois só assim será possível empreender e gastar pouco.

Estas dicas servem para qualquer tipo de negócio no comércio, seja venda de calçados, estúdio de piercings ou tatuagens, tanto faz.

Análise de mercado e de marketing ajudam a economizar


A análise de mercado precisa andar, conforme as obras avançam. Nesse caso, será necessário estudar a forma como seus clientes em potencial se comportam incluindo inclusive o seu consumo. Esses dados ainda exigem identificar a classe social, o gênero e a faixa etária.

Feita a análise de mercado, um bom plano de marketing deve ser desenhado por especialistas da área, pois assim você poderá ter um direcionado dentro dos chamados 4Ps, ou seja, os pilares fundamentais para a execução do seu negócio que são: produto, preço, praça e promoção.

Quando pensar o produto, sua empresa deverá pensar em o que será oferecido aos clientes, quais será o nome da empresa bem como a marca, quais diferenciais farão o seu produto melhor que o da concorrência e quais serão suas funcionalidades?

O segundo “P”, trata do preço e deve responder qual o preço dele no mercado; quanto comprador está disposto a pagar? O terceiro “P” é a praça, ou seja, onde estão as pessoas que vão comprar, sua loja física está em um ponto estratégico?

Por fim, o “P” de promoção, que consiste nas atividades que sua loja fará para conseguir vender mais, quais os meios usados e se sua empresa vende mais em determinados períodos.

Mais uma dica que vai te ajudar a economizar, é montar um plano financeiro e aqui, será preciso ter claro quanto será investido logo de cara, ou seja, o capital de giro, qual é a estimativa de gastos, incluindo mercado, fornecedores, pessoal e, ainda, custos de operação e físicos, quando você pretende ter de lucro, de rentabilidade e quanto vai investir.