Mais de 300 mil famílias estão recebendo desconto nas contas de energia em Alagoas

Mais de 300 mil famílias estão recebendo desconto nas contas de energia em Alagoas

Você sabia que é possível receber descontos em sua conta de energia? Mais de 300 mil famílias estão recebendo desconto em suas faturas no Estado de Alagoas.     

A Tarifa Social de Energia Elétrica – TSEE é um direito dos cidadãos que possuem baixa renda. A Equatorial Energia Alagoas, desde que tomou posse da concessão da distribuidora de energia, ampliou o número de famílias que recebem o desconto em sua conta de energia, para se ter uma ideia, durante a pandemia por Coronavírus, desde março a junho deste ano, mais de 45 mil famílias se inscreveram no programa e, durante esse período, tiveram a isenção da taxa.

Atualmente, o número de pessoas inscritas que usufruem dos descontos oferecidos pela Lei de Tarifa Social n° 12.212/2010, em Alagoas é de 333.900.

A isenção da taxa de energia durante os meses entre março e junho, ocorreu devido a medida provisória estabelecida pelo Governo, a qual decretou que as residências com consumo inferior a 220 kwh teriam 100% de desconto em sua conta de energia.

No entanto, a medida não foi prorrogada após o dia 30 de junho, mas os clientes que realizaram o cadastro no programa, continuaram recebendo descontos de acordo com a sua taxa de consumo, seja de 10%, 45% ou 65%.

Ou seja, quanto menor o consumo, maior o desconto na conta de energia. Para clientes quilombolas e indígenas, a taxa pode ser isenta, recebendo 100% de desconto caso a faixa de consumo seja inferior a 50 kwh.

Ao passar o consumo estabelecido para desconto que é de 220 kwh, não há desconto e o cliente deve pagar o valor normal da fatura.

Confira também: Como emitir sua fatura – Roraima Energia 2ª via da conta de luz

Um fator interessante é que o cliente inscrito no programa de Tarifa Social que consumir no máximo 100 kwh mensalmente, a partir de julho deste ano, passou a receber também a isenção do ICMS.

A empresa de distribuição de energia em Alagoas se preocupou em realizar o Marketing da Tarifa Social no período de pandemia, ao perceber que apenas 10% de seus clientes estavam inscritos no programa, ajudando muitas famílias, aumentando o número de inscritos em mais de 100%, atualmente, como mencionado, são mais de 300 mil famílias que usufruem do seu direito no programa. 

Como realizar inscrição no programa Tarifa Social de energia

Você ainda não está inscrito no “Tarifa Social” e deseja fazer parte do programa? Para se inscrever basta:

Ligar para o número de telefone da empresa, acessar a agência virtual, enviar um e-mail ou entrar em contato pelo WhatsApp, solicitando instruções para realizar sua inscrição no programa.

  • Telefone Equatorial Alagoas: 0800 082 0196
  • WhatsApp da empresa: 82 2126 9200
  • E-mail: [email protected]
  • Agência virtual: www.equatorialalagoas.com.br

Para realizar o seu cadastro no Tarifa Social de Energia elétrica, será necessária apresentação de alguns documentos para comprovação:

  • Número do benefício (NB) para quem recebe o benefício de prestação continuada
  • Número do NIS – Número de Identificação Social
  • CPF, RG ou outro documento com foto
  • Informar nome completo, data de nascimento, nome da mãe e dependentes
  • Laudo médico no caso de clientes vitais que usam aparelhos conectados a anergia em seu tratamento.

Você não sabe se tem direito à tarifa social? Para se cadastrar no programa é necessário:

  • Estar inscrito no Cadúnico e receber até metade de um salário mínimo per capita;
  • Ter algum familiar portador de doenças que necessite de aparelhos conectados a energia elétrica para tratamento de saúde, como é o caso de cliente vital, além da renda de até 3 salários mínimos per capita;
  • Deficientes e idosos que recebam até um quarto do salário mínimo;
  • Cliente quilombola ou indígena com renda inferior a meio salário mínimo per capita.

Basta contatar a empresa através dos números de telefone e demais canais de comunicação mencionados, ou, ir até um posto de atendimento próximo de sua residência, portando os documentos necessários em mãos. 

Leia mais: Academia Alagoana de Letras homenageia Dr. Carlos Mendonça, vítima da Covid-19

A taxa de desemprego no Brasil atingiu 14,5%, Alagoas foi um dos locais mais afetados

Tribunal de Justiça de Alagoas vai retomar concurso dos cartórios