Qual é o melhor investimento para 2024

Qual é o melhor investimento para 2024?

Investir se tornou um tópico de muita pesquisa. Atualmente, muitas pessoas se interessam por esse assunto. Então, pensando nisso, resolvemos ajudar você a tentar decidir: qual o melhor investimento para 2024? Com esse artigo, buscamos ajudar você, que busca ser investidor. Dessa forma, você pode escolher o melhor caminho a seguir nessa jornada.

Ter conhecimento sobre os tipos de investimento é fundamental. Pois, assim você consegue diferenciar e entender qual o melhor para seus objetivos. Existem diversos tipos de investimentos, sejam eles de renda fixa ou renda variável. Então, vamos buscar qual o melhor investimento para você. Dessa forma, você pode concluir esse ano já preparando seus investimentos para o ano que vem.

Quais os tipos de renda? Conheça a renda fixa e a renda variável.

Quando falamos de Investimentos e Rendimentos, existem dois tipos de renda. Em primeiro lugar, está a renda fixa. Em seguida, a renda variável. Ambas são caminhos a serem seguidos e você pode usar os dois. Afinal, eles agem de maneiras diferentes. No entanto, é importante destacar que antes de escolher um tipo de investimento, você deve entender os seus objetivos. Sendo assim, fica muito mais fácil saber onde e como investir.

O que é Renda Fixa?

A Renda Fixa é um investimento que costumamos chamar de rendimento. Antes, nós tínhamos as poupanças em bancos tradicionais. Nessas poupanças, você depositava seu dinheiro e com algum tempo, ele rendia. Atualmente, existem diversas contas digitais que rendem. O melhor é que elas rendem muito mais que uma poupança. Durante muitos anos, a Renda Fixa foi a opção de investimento de muitos brasileiros. Até hoje ela ainda é uma das preferidas, por sua segurança.

Ao investir dinheiro em uma opção de renda fixa, é como se você emprestasse dinheiro a alguém. Então, após um tempo, essa pessoa devolve a você, com correção de juros. Quem compra um título de renda fixa (como CDB ou Tesouro Direto), “empresta” essa grana. O dinheiro pode ir para bancos, empresas e até mesmo para o governo. Hoje você encontra inúmeras contas digitais que oferecem rendimentos a 100% ou mais do CDI.

Isso significa que, ao depositar seu dinheiro nessa conta, você está “emprestando” ele a esses títulos. Então, após o período de rendimento (costuma começar a partir de 30 dias), você começa a receber os juros desses títulos. Lembrando que, quanto mais você guardar, mais recebe em retorno. Então, a renda fixa parece agradável para você?

O que é Renda Variável?

A renda variável é para quem pensa em arriscar, já que como o nome sugere, não é um retorno certo. Assim como a renda fixa, ao comprar um título de renda variável, você está “emprestando” seu dinheiro. Então, você espera um retorno. Mas, diferente dos rendimentos, as rendas variáveis podem mudar muito. O retorno pode ser muito alto ou muito baixo.

No entanto, a renda variável é para quem quer aumentar muito seu patrimônio. Já que, essa maneira de investir pode gerar um retorno muito maior do que o valor que você investiu. Por isso, destacamos sempre: se você escolhe a renda variável, é importante ter um vasto conhecimento sobre esse mundo. Dessa forma, você consegue analisar o mercado e saber onde e como investir.

Quando você compra uma ação, o retorno do seu investimento depende das condições do mercado. Ou seja, tudo depende do desempenho da empresa alvo do seu investimento. Se ela apresentar bons resultados e crescer, seu retorno é alto. Caso contrário, o retorno pode ser baixo ou nulo. Por isso é tão importante saber analisar os números do mercado para entender qual o melhor investimento em renda variável.

Comprar e vender ações é um estudo constante. Então, se você está pensando em investir em títulos e ações, procure ir a fundo no assunto. Dessa forma, seus passos serão mais firmes e você pode conseguir bons retornos. Seja renda fixa ou renda variável, é fundamental que você entenda quais os seus objetivos. Sendo assim, você consegue entender melhor para onde ir.

Se busca guardar dinheiro de maneira mais segura, a renda fixa pode ser o ideal. Já se você procura aumentar seu patrimônio, pode ser interessante migrar parte da renda para as ações de renda variável. Você pode sim deixar parte da renda em contas que agem como poupanças, enquanto investe em ações. Dessa forma, seu dinheiro irá trabalhar para você.

Por: Karine Freitas. https://www.linkedin.com/in/krnfrts/