Como organizar a sua carteira de investimentos

Como organizar a sua carteira de investimentos?

Atualmente, muitos investimentos têm surgido no mercado, como é o caso dos ETF’s, como exemplo o BBOI11. Assim, diante da necessidade de diversificar ainda mais a carteira, também se torna preciso saber como organizá-la para ter maior domínio sobre as próprias decisões e sobre os bens que estão em jogo no mercado.

Investidores precisam sempre estar atentos para fazer a melhor aplicação e, por isso, levar em consideração algumas dicas podem fazer toda a diferença no momento de aplicar o seu capital.

Dessa forma, para te ajudar a organizar melhor as suas aplicações, confira, neste artigo, como é possível manter a organização na carteira para garantir a lucratividade e o controle dos investimentos. Aproveite a leitura e saiba tudo sobre esse assunto!

O que é carteira de investimentos?

Uma carteira de investimentos é um conjunto de ativos financeiros, como ações, títulos, fundos mútuos, imóveis e outros investimentos, mantidos por um indivíduo, instituição financeira ou entidade para atingir objetivos financeiros específicos. 

O principal objetivo de uma carteira de investimentos é a diversificação, que visa reduzir o risco geralmente associado ao investimento num único ativo ou classe de ativos. Diversificação é o princípio de distribuir dinheiro entre diferentes tipos de investimentos para reduzir o risco. 

Uma carteira bem diversificada pode incluir uma variedade de ativos, como ações de diversos setores, títulos de diferentes vencimentos, fundos imobiliários, commodities, entre outros.

Como organizar a sua carteira de investimentos?

Para que seja possível montar uma boa carteira de investimentos, é necessário saber como organizá-la. Afinal, existe todo um passo a passo e dicas indispensáveis para ter sucesso nesse planejamento e, consequentemente, obter retornos financeiros como o esperado.

Confira, abaixo, as melhores dicas para organizar a sua carteira de investimentos.

Faça um planejamento das finanças

A primeira etapa é determinar seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo. Isso pode incluir aposentadoria, aquisição de casa própria, educação para seus filhos, viagens ou qualquer outro objetivo financeiro. 

Ter objetivos específicos irá ajudá-lo a determinar o seu horizonte de investimento, tolerância ao risco e alocação adequada de ativos. Uma estimativa realista da sua tolerância ao risco faz parte do planejamento financeiro. 

Isso permite que você aprenda como reagir emocionalmente às perdas de investimento e identifique a melhor alocação de ativos para seu portfólio. 

Se for avesso ao risco, uma carteira mais cautelosa pode ser preferível, enquanto indivíduos com maior tolerância ao risco podem preferir uma abordagem mais agressiva.

Entenda sobre seu perfil de investidor

Cada investidor tem objetivos financeiros específicos, como aposentadoria, casa própria, criação dos filhos e viagens, entre outros. O perfil do investidor auxilia na identificação desses objetivos e na determinação do intervalo de tempo em que pretende alcançá-los. 

O perfil do investidor contém uma avaliação de tolerância ao risco. Isso envolve determinar como você se sente em relação ao investimento em perdas e seu nível de conforto com ativos mais arriscados. 

Você pode estabelecer a alocação correta de ativos em seu portfólio com base nesta avaliação. O perfil do investidor também considera o horizonte de investimento, ou seja, o prazo em que você pretende manter seus investimentos. Isso influencia os ativos do seu portfólio.

Defina metas e prazos

Metas financeiras bem definidas proporcionam clareza e concentração. Isso permite evitar investimentos aleatórios e construir um portfólio adaptado aos seus objetivos exclusivos. Você entenderá por que e para que está investindo. Cada objetivo financeiro geralmente é acompanhado por um horizonte de investimento. 

A reforma, por exemplo, pode ser um objetivo a longo prazo, enquanto a aquisição de um automóvel novo pode ser um objectivo a médio prazo. O horizonte de investimento auxilia na determinação da melhor alocação de ativos e estratégia de investimento. 

Definir prioridades financeiras é facilitado pelo estabelecimento de metas. Se você tem vários objetivos, pode decidir quais são os mais importantes e investir recursos financeiros de acordo, pois terá uma visão clara do que realmente quer, podendo definir uma quantia justa de dinheiro.

Procure pelas melhores opções de investimentos

Buscar as maiores possibilidades de investimento permite construir um portfólio bem diversificado. Isso significa que você pode investir em uma variedade de tipos de ativos, como ações, títulos, imóveis e commodities, cada um com uma quantidade distinta de risco e recompensa. A diversificação ajuda a reduzir o risco total da carteira

Você pode selecionar uma alocação equilibrada que atenda ao seu perfil de risco e objetivos financeiros, procurando as melhores opções de investimento em cada classe de ativos. Isto implica determinar quanto alocar para cada tipo de ativo, dependendo do retorno esperado e da tolerância ao risco.No fim, o que realmente importa é saber exatamente como organizar a sua carteira de investimentos para não ter perdas significativas. Afinal, um investidor organizado consegue administrar os seus bens com maior precisão e reduzir os riscos quando for necessário.