Marketing digital para o setor de saúde aumenta captação de novos pacientes

Marketing digital para o setor de saúde aumenta captação de novos pacientes

Médicos, psicólogos e nutricionistas estão cada vez mais atuantes nos espaços digitais

Desde a pandemia do coronavírus, a busca por qualidade de vida, saúde e bem-estar físico e mental tem aumentado entre as pessoas. Com esse cenário, muitos profissionais do setor de saúde aproveitaram os diversos espaços digitais para promoverem seus negócios. 

Ao navegar pelas mídias sociais, é possível encontrar médicos, psicólogos, educadores físicos e nutricionistas, entre outros profissionais, com milhares de seguidores, compartilhando conteúdos sobre suas áreas de atuação e impulsionando seus negócios.

O sanitarista e pediatra dos filhos de famosos, Daniel Becker, é um desses profissionais que mergulhou no espaço digital. No Instagram, ele acumula quase 900 mil seguidores e compartilha por meio de vídeos e imagens temas relacionados à defesa da infância e do meio ambiente; saúde integral de crianças e famílias; além de divulgar suas palestras e eventos.

A nutricionista, natural da cidade mineira de Divinópolis, Julia Ribeiral, conhecida no Instagram como “Vida Fitness sem Stress”, possui 515 mil seguidores nessa rede social. Na plataforma, fala sobre alimentação saudável, dicas de receitas nutritivas, treinos, além de mostrar sua rotina familiar.

Em sua biografia no Instagram, Julia destaca ter pacientes em 10 países e, recentemente, comentou com seus seguidores que tem uma lista de espera para atender novos interessados no seu serviço. Nesse contexto, percebe-se que o marketing digital também tem impulsionado os negócios de profissionais do setor de saúde. 

Seguido caminho semelhante, o nutricionista Rodolfo Peres tornou-se uma autoridade na internet por meio de seus posicionamentos sobre saúde e alimentação saudável. Além de ter um website, onde divulga seus produtos, livro de sua autoria, cursos extracurriculares e, até mesmo, especializações, o profissional tem mais de 1 milhão de seguidores nas plataformas digitais: Instagram, Facebook e YouTube.

Vantagens do digital na área da saúde

O marketing digital para a área da saúde é considerado promissor e pode dar excelentes resultados, caso seja feito de forma planejada, alinhado às tendências do setor e ao comportamento do consumidor.

Entre as estratégias para obter resultados positivos, analisar as métricas de marketing digital de um negócio tornou-se fundamental para seu sucesso. 

As táticas que envolvem esse serviço destacam as qualificações, contribuem para a criação de uma boa reputação e autoridade na especialidade do profissional de saúde; dá visibilidade online à marca de um hospital ou clínica; e diferencia cada tipo de negócio em um mercado que tem se tornado cada vez mais competitivo.

No universo digital, as ferramentas tecnológicas são muito utilizadas para análises mais dinâmicas e ágeis. Dessa forma, elaborar um dashboard de marketing digital é recomendado por especialistas e agências da área. 

É importante ainda que as soluções de marketing digital sejam aplicadas por profissionais qualificados, pois as ações serão responsáveis pela construção de relacionamentos com o público-alvo, pela melhora da experiência do paciente com determinada marca ou profissional e pela captação de novos clientes.

Procura por profissionais na internet

Uma pesquisa divulgada pelo Think with Google mostra que 77% dos pacientes fazem buscas na internet por médicos, hospitais e clínicas antes de marcar suas consultas. Já o estudo intitulado Inside Look at Boone Healthcare Consumers aponta que 39% das pessoas, ao verem um anúncio na internet de algum tratamento ou remédio, acessam o site desse produto ou serviço.

Em entrevista à imprensa, o head de marketing da Doctoralia Brasil, Chile e Peru, Pedro Filizzola, destaca a importância de produzir e entregar conteúdo relevante para o público-alvo; ter espaços fáceis e práticos que facilitem a comunicação do paciente, como agendamento de consultas on-line e investir em uma rede social atuante, além de um site bem estruturado.
Para Fizzola, as ações propostas pelo marketing digital ajudam a conectar o paciente e o profissional. Ele também ressalta que na gigante Doctoralia o marketing digital é feito no pré e no pós-consulta, a fim de atrair e fidelizar o cliente.