Mangueira hidráulica

Mangueira hidráulica

A mangueira hidráulica trata-se de um item que é muito usado dentro do segmento industrial, pois permite que várias operações diferentes possam ocorrer neste setor.

Por ter a possibilidade de substituir as tubulações, a mangueira tipo hidráulica possui uma enorme importância para transportar os fluídos e diversos outros tipos de materiais.

É essencial, antes de você escolher uma mangueira hidráulica para usar, conhecer os tipos diversos que são encontrados no mercado.

Isso porque cada tipo dessa mangueira conta com uma pressão dos fluídos diferentes que consegue suportar no interior da sua estrutura.

Essa diferença na pressão suportada por cada mangueira está relacionada diretamente também com o material a partir do qual ela é produzida, o que vai impactar no seu desempenho.

Pensando em tudo isso, resolvemos trazer este conteúdo para mostrar tudo sobre a mangueira hidráulica, incluindo as suas aplicações e explicando a respeito dos seus tipos.

Quer saber tudo sobre o tema? Então não deixe de ler este conteúdo até o fim!

Entenda como a mangueira hidráulica funciona e qual a função dela!

A mangueira hidráulica trata-se de um produto muito resistente e extremamente versátil, que tem como função principal ajudar a conduzir os mais variados tipos de conteúdo.

Portanto, ela funciona transportando produtos diversos entre duas pontas, de acordo com qual seja o objetivo daquela operação específica.

Entre os tipos de produtos que podem ser transportados por essa mangueira podemos citar a água, os vários produtos químicos e até mesmo o ar.

Então, fica muito claro como essa mangueira é capaz de realizar o transporte de líquidos, materiais sólidos ou gasosos, o que demonstra a sua enorme funcionalidade e importância dentro do segmento industrial.

Em relação às aplicações dessa mangueira dentro do mercado, é possível citar várias, como:

  • Transposição dentro da construção civil
  • Transferência realizada entre navios
  • Processo de carga e de descargas de caminhão e de vagão-tanque
  • Transposição nas operações da área de mineração
  • Transposição em portos e em canais

Veja também: Para que serve a correia poli v?

Mangueira hidráulica: Conheça suas partes e características

Um ponto que devemos falar a respeito da mangueira hidráulica é sobre as partes que a compõem e as características de cada uma delas.

Essas partes são as seguintes: o tubo, o reforço e a cobertura, sendo que cada uma delas é produzida a partir de um material específico, tem características próprias e finalidades diferentes.

A parte mais interna da mangueira é o tubo e ela é feita com borracha sintética, sendo o material mais comum, e isso ajuda a aumentar a resistência dela para que suporte pressões maiores.

A parte intermediária de uma mangueira hidráulica trata-se do reforço que, como o nome indica, é composta por um reforço que pode ser espiralado ou trançado.

Isso ajuda a proporcionar uma maior resistência para que ela possa aguentar a pressão e o esforço que vem de fora.

A última parte da mangueira é a cobertura, ou seja, a parte externa, que é produzida de modo enfaixado, liso e entre outras opções, e cuja função primordial é realizar a proteção do tubo, a parte interna.

Além do mais, esta parte da mangueira ajuda a trazer um bom reforço contra os danos, caso de ações químicas, de intempéries e de abrasão, entre outras.

Mangueira hidráulica: Conheça os principais tipos

Após ver como é composta uma mangueira deste tipo, é hora de saber mais a respeito dos tipos que são comercializados pela Rexon.

Cada um desses tipos possui suas medidas, especificações e suportam níveis diferentes de pressão, além da distinção entre os tamanhos.

Isso acontece porque cada tipo é projetado com a finalidade de ser útil em operações específicas.

A seguir, você vai conhecer cada um dos tipos e as características deles:

  • Baixa pressão: este tipo de mangueira é muito comum para conduzir produtos variados como água, óleos diversos e ar
  • Média pressão: a mangueira de média pressão é muito indicada para realizar o transporte dos produtos químicos de diferentes tipos e também vapor, já que ele possui fluídos hidráulicos e circuitos que são feitos à base de éster e de petróleo
  •  Alta pressão: estas mangueiras já são ideais para atender indústrias do ramo alimentícia, visto que suportam as mais extremas condições de trabalho, além de que possui uma alta flexibilidade e um revestimento que as tornam adaptáveis e muito resistentes aos ambientes irregulares
  • Super pressão: por último, temos a mangueira do tipo super pressão, indicada para os lava rápidos e com um performance e desempenho para que seja feito com ela os processos de hidrojateamento

Conclusão

Como visto aqui, a mangueira hidráulica trata-se de um produto fundamental dentro do setor industrial para as mais diversas operações.

Neste conteúdo, mostramos como é que ela funciona, quais são suas aplicações e ainda os tipos disponíveis no mercado que são comercializados pela Rexon.

O que achou do artigo falando da mangueira hidráulica?