O volume de ligações excessivas incomoda muita gente. Pensando nisso, foi criado o serviço, Não Me Perturbe, para controlar as chamadas indesejáveis.
A Claro Net disponibiliza diversos canais de comunicação com o cliente, incluindo WhatsApp e aplicativo. Assim você consegue tratar dos mais diversos assuntos da maneira que preferir.
Continue a leitura para quem quer saber como cadastrar o número para não ser incomodado por telefonemas que não solicitou.
O que é o Não Me Perturbe?
O Não Me Perturbe é uma ferramenta criada pela Anatel em 2019 para que as pessoas possam bloquear ligações indesejadas.
O serviço é gratuito e possibilita o bloqueio de ligações de telemarketing. Com o objetivo de diminuir o assédio comercial que muitas empresas praticam, mais de 100 milhões de brasileiros já aderiram ao sistema.
É os usuários podem optar por não receber mais chamadas de:
- Bancos e instituições financeiras;
- Empresas de telecomunicações;
- E oferta de empréstimo.
Como funciona o Não Me Perturbe?
Quem recebe muitas ligações ao longo do dia, costuma ficar incomodado com a situação. Mas o Não Me Perturbe é uma das melhores opções para solucionar a questão.
Para que as empresas sejam bloqueadas é necessário fazer um cadastro no sistema. E para que seu número faça parte do sistema você precisa criar um login no site oficial do Não Me Perturbe.
E para fazer o cadastro basta seguir esses passos:
- Acessar o site;
- Clicar em “Solicitar Bloqueio” e depois fazer o login;
- Informar seu número de telefone, com DDD, e em seguida selecionar as empresas que deseja bloquear as ligações;
- Após finalizar clique em “Cadastrar Telefone”;
- Será enviado um código via SMS, digite-o para concluir o cadastro de bloqueio.
O serviço não é automático, você precisa aguardar um prazo de 30 dias para que as empresas sejam impedidas de ligar para seu telefone. E nem todas as companhias estão cadastrados na ferramenta.
É importante saber que em caso de descumprimento do bloqueio a empresa pode receber uma advertência. Dependendo do caso, pode haver multa de até R$50 milhões de reais.
Todas as ligações serão bloqueadas se eu me cadastrar na plataforma?
Antes de aderir ao Não Me Perturbe é fundamental que você conheça as regras do sistema, para saber exatamente o que pode ou não após solicitar o bloqueio.
Você não conseguirá fazer o cadastro de todas as empresas existentes, como já dissemos antes, funcione apenas para as companhias que aderiram ao serviço.
Outro ponto é que o cadastro serve apenas para ofertas de empréstimos, cartão de crédito consignado ou oferta de serviços de telecomunicações. Além das que estão cadastradas.
E para confirmar o bloqueio acesse sua conta no Não Me Perturbe verifique o status do seu número. Em “Consultar/Editar” você tem acesso às informações de quais linhas telefônicas estão cadastradas e também quais empresas foram bloqueadas.
As ligações direcionadas a você por causa de questões pendentes continuaram a ser feitas normalmente. O cadastro serve apenas para ligações de vendas e ofertas de serviços.