Investimento em propriedades rurais

Investimento em propriedades rurais: como escolher a melhor opção?

As propriedades rurais estão ganhando cada vez mais destaque atualmente. Isso se deve a diversos fatores, como a ascensão do agro e valorização da qualidade de vida. Afinal, as pessoas procuram imóveis rurais para morar, mas também para investir. 

Isso porque, dependendo do tipo de propriedade, é possível cultivar pequenas produções, assim como criar diferentes animais, algo que pode promover bons retornos financeiros. Da mesma forma, ter uma chácara, fazenda ou sítio para morar, é excelente para a melhora da saúde física e mental. 

No entanto, para garantir os benefícios, é importante saber como escolher o lugar ideal. Por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas de como escolher a melhor opção para você. Vamos lá? 

Entenda as diferenças entre sítio, chácara e fazenda

O primeiro passo é entender as diferenças entre chácara, sítio e fazenda. Isso porque, o que faz um tipo de imóvel rural diferente do outro é, principalmente, o tamanho da área. Sendo assim, a chácara tem até 5 alqueires, o sítio entre 5 e 40, enquanto a fazenda deve ter mais de 40 alqueires. 

Cheque a estrutura do imóvel rural

Outro ponto importante é a estrutura do imóvel rural. Tudo vai depender de seus objetivos, mas ainda sim, a casa deve ser de boa qualidade e oferecer um ambiente agradável para você e sua família, independente se pretendem morar no local ou visitar de vez em quando. 

Conheça as medidas comuns

Vale ressaltar também que para entender o real tamanho de uma propriedade, é importante conhecer as medidas mais usadas em cada estado. No Mato Grosso do Sul, utiliza-se o hectare, que equivale a 10 mil metros quadrados. Já em São Paulo, utiliza-se o alqueire (24.200 m²) e em Minas Gerais o alqueire (48.400 m²).

Entenda seu objetivo

Outra questão que você precisa entender é o objetivo ao comprar a propriedade rural. Enquanto uns decidem adquirir para plantar diferentes culturas, outros preferem criar animais. Por outro lado, também existem aqueles que querem uma propriedade rural como casa de veraneio ou para alugar para hospedagem. 

Considere o valor por hectare

O valor investido por hectares varia muito por aptidão, localização e infraestrutura. Sendo assim, é importante avaliar com a imobiliária especializada, a fim de entender se a propriedade realmente vale a pena ou se não será interessante o investimento. Mas, é claro que um local com imóvel de qualidade, em boa localização e com área útil, irá valer mais. 

Analise o teor de argila do solo

O teor de argila no solo da propriedade rural é sua principal característica física. É por meio dele que é possível definir quais atividades podem ser implantadas da área. Sendo assim, antes de fechar o negócio, é importante fazer um estudo para descobrir qual é o presente no local. 

Observe como é o acesso à propriedade

Não podemos deixar de lembrar que o acesso à propriedade também deve ser considerado. Afinal, isso não facilita apenas o deslocamento do proprietário e trabalhadores, mas também o escoamento da produção, caso pretenda ter uma. Além disso, se for uma casa de férias, não é interessante que seja muito difícil de chegar.

Documentação

Por fim, mas não menos importante, verifique se o imóvel está em dia com suas obrigações fiscais, tributárias e ambientais. Além disso, peça a matrícula do imóvel, certidão negativa e CAR (Cadastro Ambiental Rural) para analisar com a imobiliária. 

Então, agora que você sabe o que analisar na hora de escolher a melhor opção para investir em propriedades rurais, já pode conversar com sua imobiliária de confiança para que possam decidir juntos qual será sua próxima compra.