taxas bancárias

Por que você deve atentar-se às taxas que o seu banco cobra?

As taxas bancárias estão presentes em inúmeras situações do cotidiano, não é mesmo? No entanto, muitas vezes, não sabemos exatamente qual a finalidade – ou sequer o valor – dessas cobranças.

Prestar atenção às taxas bancárias é essencial para administrar corretamente suas finanças. Por isso, confira agora quais são as principais modalidades de taxas e suas respectivas características.

O que são taxas bancárias?

Taxas bancárias são cobranças obrigatórias efetuadas em situações de atraso no pagamento da fatura ou utilização de serviços especiais, como consórcios e empréstimos, entre outros produtos financeiros.

Vale a pena ressaltar que as taxas bancárias de serviços existem para ressarcimento administrativo, sendo que seu valor é definido com base em diversas referências, como a taxa Selic. 

Atenção: não confunda os conceitos de taxas e tarifas bancárias. Entenda a seguir quais são as diferenças.

Qual é a diferença entre taxa e tarifa bancária

Apesar de os termos serem muitas vezes utilizados como sinônimos, existem diferenças conceituais entre taxas e tarifas.

Em primeiro lugar, deve-se destacar a obrigatoriedade das taxas, enquanto as tarifas são consideradas cobranças opcionais. Ou seja, a incidência de taxas ocorre de maneira automática para todos os clientes, mas as tarifas necessitam da anuência contratual.

Além disso, as tarifas podem ser cobradas de maneira proporcional ao uso dos serviços bancários, uma vez que são consideradas uma forma de remuneração da instituição financeira. As taxas, por sua vez, são tabeladas e independem da intensidade de uso do serviço.

Quais são as principais taxas bancárias?

Agora que já sabe que elas são obrigatórias, conheça as principais taxas bancárias aplicadas pelos bancos e fintechs:

  • Taxas por atraso no pagamento: também conhecidos como juros de mora, a cobrança é proporcional aos dias de atraso, sendo que o Código Tributário Nacional determina que o valor não exceda o teto de 1% ao mês
  • Taxas de parcelamento da fatura: diante do acúmulo excessivo de dívidas no cartão de crédito, é possível solicitar o serviço de parcelamento da fatura, sobre o qual incide a taxa de juros definida pela instituição financeira
  • Taxas do cheque especial: ao ficar com o saldo negativo na conta corrente, você passa automaticamente a utilizar o serviço de cheque especial, cuja taxa mensal não pode ser superior a 8%
  • Taxas do cartão rotativo: o pagamento parcial da fatura do cartão implica no acionamento do crédito rotativo com taxas altíssimas, cujos valores podem chegar a mais de 400% ao ano
  • Taxas de empréstimos e financiamentos: serviços de linhas de crédito também envolvem taxas bancárias específicas, sendo que as porcentagem são determinadas pela própria instituição financeira com base na modalidade contratada.

Por que é importante saber quais são as taxas bancárias?

Conhecer os tipos e valores de taxas bancárias é essencial para garantir um adequado planejamento financeiro. Ao compreender como os valores taxados impactam diretamente no orçamento pessoal, é possível efetuar a contratação dos serviços mais adequados.

Além disso, ter consciência da aplicação de taxas por atraso em pagamentos permite a criação de uma rotina financeira mais organizada. Vale a pena ressaltar que o conhecimento das cobranças bancárias torna o cliente muito mais alerta a possíveis taxações inadequadas.

Por exemplo, as taxas não podem ser aplicadas para serviços essenciais contratados pelo cliente, como utilização do cartão de débito, emissão de até dois extratos mensais, entre outros. Caso não tenha prestado atenção aos valores de taxas aplicados aos serviços que você utiliza, confira agora como descobrir esta informação.

Como saber quais taxas seu banco cobra?

Mesmo que as taxas não dependam da concordância do cliente, as instituições financeiras têm a responsabilidade de garantir ao cliente acesso fácil aos valores. Assim, basta que o cliente consulte os portais de informação do banco ou fintech.

Além disso, entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente é uma boa opção. Confira em seu extrato bancário e na fatura se as porcentagens cobradas de fato correspondem aos valores informados pelas instituições.

Outra opção é consultar as taxas bancárias e comparar os percentuais aplicados por diferentes instituições financeiras no site do Banco Central. Conferir as taxas bancárias na sua conta PJ ou pessoa física não leva mais do que alguns minutos e garante que suas finanças fiquem muito mais organizadas