saque antecipado do FGTS é uma boa opção

Por que o saque antecipado do FGTS é uma boa opção?

Em momentos de grandes imprevistos financeiros, o saque antecipado do FGTS é uma boa opção para assegurar a estabilidade da renda familiar. No entanto, antes de qualquer decisão, é preciso saber para quais situações esta modalidade de crédito é recomendada. Continue lendo e confira tudo sobre o saque antecipado do FGTS.

Saque do FGTS é uma boa opção?

A possibilidade de antecipar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser uma boa estratégia para reorganizar o orçamento pessoal. Afinal, trata-se de uma modalidade de crédito concedida a juros muito mais acessíveis.

No entanto, é necessário também levar em conta as implicações na posterior movimentação do fundo de garantia. Considerando que o saque-aniversário bloqueia o acesso simultâneo ao saque-rescisão, o trabalhador CLT receberá um acerto de contas muito menor caso seja demitido sem justa causa.

Assim, antes de optar pelo sistema do saque-aniversário, o contribuinte deve ter em mente que não conseguir acessar o valor integral do FGTS pode comprometer sua renda financeira a longo prazo.

Para que a modalidade de saque-rescisão possa novamente ser ativada, é preciso que o trabalhador tenha quitado todas as parcelas de adiantamento do FGTS e tenha esperado o prazo mínimo de 25 meses após a alteração.

Em resumo, para definir se vale a pena o saque FGTS, é preciso realizar a avaliação do custo-benefício deste procedimento dentro do contexto financeiro de cada contribuinte.

Quais as vantagens do saque antecipado do FGTS?

A antecipação de parcelas do saque-aniversário segue o mesmo mecanismo de funcionamento de um empréstimo pessoal. Porém, ao contrário das linhas de crédito oferecidas normalmente pelas instituições financeiras, o adiantamento do fundo de garantia está vinculado a taxas de juros muito mais reduzidas.

Além disso, o pagamento do empréstimo é feito com o próprio saldo do FGTS. Assim, o contribuinte não precisa utilizar seu dinheiro da conta corrente para quitar as parcelas, facilitando — e muito — a organização do planejamento financeiro.

Portanto, trata-se de uma possibilidade de movimentação de um dinheiro que, de outra forma, ficaria parado no saldo do fundo de garantia sem render.

Como fazer o saque antecipado do FGTS?

Em primeiro lugar, o contribuinte deve abrir mão do saque-rescisão temporariamente e aderir à categoria do saque-aniversário. Esse procedimento burocrático pode ser realizado diretamente no portal online ou aplicativo digital do FGTS.

Em sequência, deve-se avaliar qual instituição financeira oferece as melhores condições de intermediar o recebimento do saque. Efetue simulações nos portais dos principais bancos e fintechs e opte pela opção com taxas e tarifas mais acessíveis.

Além disso, lembre que o saque autorizado possui limite máximo calculado com base no saldo do FGTS atual. Se a quantia disponibilizada atender às suas necessidades, a contratação do adiantamento pode ser feita diretamente pelo internet banking ou aplicativo bancário.

O FGTS pode ser antecipado em até cinco parcelas de saque-aniversário, sendo que o contribuinte faz o posterior pagamento do empréstimo com o próprio dinheiro do fundo de garantia, de forma automática.

Vale ressaltar que a solicitação para saque-aniversário ou adiantamento só pode ser feita até o mês de aniversário do contribuinte. Assim, se o saque não for solicitado dentro deste período, a retirada somente poderá ser feita no ano-calendário seguinte.

Quais os outros tipos de saque do FGTS?

Apesar de originalmente ter sido criado para assegurar os trabalhadores CLT demitidos sem justa causa, o FGTS pode ser sacado em outras situações específicas. Dessa forma, além do saque-aniversario, existem diversas modalidades de retirada, como:

  • Saque-rescisão em casos de demissão sem justa causa 
  • Saque-rescisão em casos de dispensa com acordo trabalhista
  • Saque-rescisão por término de contrato temporário
  • Saque por aposentadoria
  • Saque para financiamento de imóveis próprios
  • Saque para auxílio em determinadas doenças graves
  • Saque por falecimento do titular.

A movimentação do fundo de garantia pode também ser incluída na categoria de saque extraordinário. Com autorizações temporárias instituídas por Medidas Provisórias, o Governo Federal autoriza o saque em situações específicas, como momentos de calamidade pública — nesses casos, normalmente, não há posterior restrição no acesso ao valor integral do FGTS.

As inúmeras categorias de saque do FGTS garantem um respiro no orçamento de muitas famílias. Avalie seu planejamento financeiro e defina a melhor opção para a sua realidade.