Qual a importância da respiração na prática da yoga

Qual a importância da respiração na prática da yoga

Todos nós sabemos que respiração é sinônimo de vida. Ao nascer a primeira coisa que fazemos é respirar e também será a última a fazermos antes de encerrarmos nossa existência terrena.

Somos capazes de ficar semanas sem comer, dias sem beber água, mas sem respirar conseguimos sobreviver somente alguns poucos minutos. 

Mesmo entendendo a função insubstituível do ato de respirar em nossas vidas, descuidamos bastante do nosso processo respiratório. Inspiramos e expiramos de maneira automática e sem prestar atenção no que estamos fazendo.

Como não é preciso pensar para respirar, já que aparentemente a respiração acontece por si, acabamos oxigenando nosso sistema de maneira deficiente.

Qual a importância da respiração na prática da yoga?

Ao começar a praticar Yoga, aprendemos a tornar consciente a nossa respiração. E, gradativamente, aprendemos a usar a nossa capacidade pulmonar completa. 

No yoga, a respiração não tem como objetivo somente fornecer um maior aporte de oxigênio ao sangue e nutrir as células.

Ao obter uma oxigenação de maneira controlada no sistema, somos capazes de controlar nossa energia vital (Prana) e também dominar nossos pensamentos e emoções.

É simples compreendermos essa relação se analisarmos que a cada estado emocional, alteramos a maneira como respiramos.

Quando estamos ansiosos ou irritados, ela geralmente é rápida e superficial. Quando em paz e contentes, ela é suave e calma. Se tensos, diversas vezes paramos de respirar por alguns momentos.

Ao estar exaltados ou excitados, nossa respiração fica acelerada. O Yoga releva, no entanto, que essa via é de mão dupla.

Da mesma forma como o emocional constantemente dita a respiração, ao impormos de maneira consciente um ritmo respiratório ao nosso organismo, também somos capazes de mudar nossas emoções, tendo um domínio do nosso equilíbrio psíquico.

Qual é o impacto da respiração correta?

Nossa respiração afeta de forma direta nosso cérebro e tem o controle de nossas ondas cerebrais.

Há milênios os yogues usam esse controle para ampliar a concentração e a vitalidade por meio de técnicas respiratórias específicas, intitulada pranayamas.

Pranayama quer dizer controle e expansão (Ayama) da força e energia vital (Prana). Sem Prana, não seríamos capazes de viver nem sequer um segundo.

Somos capazes então, por meio desse domínio, ter consciência da energia vital que compõe nosso corpo.

E é por meio dessa tomada de consciência que somos capazes de nos apropriar com mais consciência da nossa verdadeira essência e identidade.

Ao começarmos a praticar o yoga, tornamos aos poucos o mecanismo respiratório consciente, e reaprendemos a usar a nossa capacidade pulmonar plena.

Falo reaprendemos pois, ao nascer, temos uma respiração completa, e preenchemos de ar o tórax, entre as costelas e o baixo ventre.

Com o passar da vida e com a potente entrada do emocional e do racional em nossas vidas, nosso respirar fica afetado e bastante prejudicado. Desta forma, torna-se preciso reaprender essa função.

A técnica respiratória do yoga

A respiração no yoga na maioria das vezes é nasal e suave, com exceções em alguns exercícios específicos.

Por isso é essencial estar confortável, com tapete de mandala redondo e/ou uma almofada.

Inspiramos sempre através do nariz, de maneira lenta, profunda e ritmada, fazendo a oxigenação e energização do corpo físico.

E exalamos de forma mais lenta ainda também através do nariz, otimizando a liberação de gás carbônico e causando sensação de bem-estar e relaxamento.

Ao exalar profundamente geramos a possibilidade de uma posterior inalação ainda mais completa e intensa.

Após reaprendermos a respirar, podemos ir para práticas respiratórias mais avançadas, como a respiração alternada que é conhecida no Yoga como Anuloma Viloma e a expiração brusca conhecida como Kapalabhati.

Para dar início, vamos primeiro treinar a respiração completa:

  • Inspire de forma profunda, expandindo bem o abdômen, preenchendo o tórax entre as costelas e o baixo ventre;
  • Realize uma breve pausa e, depois, exale através do nariz, bem devagar;
  • Faça esse processo durante 5 vezes, de forma lenta. Desta forma você irá acalmar seu sistema nervoso.

A ciência tradicional atualmente já comprovou os benefícios dessa prática e estudos recentes apontam que as atividades respiratórias auxiliam na diminuição efetiva da depressão, ansiedade, e diversos tipos de estresse e transtornos psicológicos.

A respiração de forma controlada, bem antiga no yoga, agora está sendo redescoberta. E isso não é à toa.