O que é inadimplência e sua diferença com endividamento

O que é inadimplência e sua diferença com endividamento

O endividamento em si gera muitas dúvidas, principalmente, pois as pessoas acreditam que a inadimplência e estar endividado são o mesmo que ter o ‘’nome sujo’’ pelos Órgãos de Proteção ao Crédito. 

É normal haver confusão por serem termos semelhantes, porém, é necessário entender a diferença entre eles para ter mais controle da vida financeira e evitá-los. Para te ajudar, confira e entenda o que é a inadimplência de uma vez por todas!

Entenda o que é inadimplência

A inadimplência é quando uma pessoa compra determinado produto por parcelas ou à vista no cartão de crédito, mas não consegue pagar suas taxas após um período ou, então, a fatura propriamente dita. Isto faz com que a empresa ou o banco cadastre o nome do cliente em um dos birôs de crédito para sinalizar a pendência diante o mercado.

Ou seja, a pessoa ficará com o nome restrito porque não cumpriu com a obrigação de pagar. Como consequência, não se consegue mais pedir por cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e os demais serviços bancários.

Trata-se de uma grande desvantagem às pessoas que sujaram o nome, pois se perde muitos benefícios que forneceriam utilidade em algum momento da vida. É por este motivo que saber o que é inadimplente fará diferença. Pois, entende que se trata de um mau-pagador, aquele que faz dívidas, não paga e não consegue resolver.

O que ocorre com os inadimplentes é pelo fato de que, às vezes, não se tem dinheiro para efetivar o pagamento no período certo. Dessa forma, se transforma em uma bola de neve e a quitação fique cada vez maior ao invés de diminuir.

O que é endividamento

A respeito do endividamento, este é um problema no qual a pessoa faz uma variedade de contas nos cartões de crédito, onde terá também carnês, empréstimos e financiamentos para pagar. É uma característica causada por pessoas que não conseguem controlar na hora de comprar e gastam despreocupadas.

O diferencial é que as contas são pagas em dia, mesmo que haja um número muito alto de boletos de empresas e bancos. No entanto, é um problema muito sério que precisa ser controlado a fim de evitar dores de cabeça a curto prazo.

Como reverter a inadimplência e endividamento?

Saber o que é inadimplência e endividamento fará com que aquela pessoa procure por reverter o que ocorreu em sua rotina, desde o fato de haver dívidas que restringem o nome, até para controlar os seus gastos.

O ato de gastar e se endividar é muito comum entre milhares de pessoas no Brasil, pois nem todos conhecem sobre a educação financeira e como ela pode ajudar no dia a dia. Dessa forma, essa experiência negativa pode acontecer e trazer um problema difícil de resolver.

É essencial ler livros que ajudam na compreensão do tema de educação financeira e fazem com que se observe o dinheiro com novos olhos. Isso evitará o uso desenfreado da moeda e auxiliará a gastar com o necessário e usar para comprar um desejo, mas sem extrapolar.

Se você quer isso, confira as dicas a seguir para controlar suas finanças:

Liste e organize todas suas contas

Após entender o que é inadimplente, é necessário trabalhar com a organização de todas as contas disponíveis em casa. Fazer uma lista e estudar cada uma, desde os valores e datas de vencimento fará muita diferença.

Colocar as contas do lar em primeiro lugar é essencial. Dessa forma, tem a garantia de não deixá-las vencerem após o dado estipulado de vencimento. Para ter um bom controle, opte pelas planilhas no computador, que se tornam uma grande ajuda.

Sempre que as contas forem entregues na residência ou e-mail, sente e escreva na planilha os valores, dia de pagamento e quando vence, tornará a rotina prática. Após este processo, deve-se destacar o que já foi pago e o que pagará nos próximos dias.

Negocie suas dívidas

As dívidas são questões problemáticas a várias pessoas, pois o ato de negociar não é tão fácil quanto se parece. Para realizar este processo, é essencial ter dinheiro disponível para pagar à vista ou se caso preferir parcelar, que a parcela esteja dentro do seu orçamento financeiro.

Dessa forma, o ideal é analisar o quanto deve e, se puder, optar por pagar de imediato. Isso é o mais adequado a se fazer, pois garante que o nome fique limpo e não haja mais restrição.

Procure os credores e tente renegociar conforme sua situação financeira para obter um maior controle financeiro. Para te ajudar, separamos esse conteúdo com as melhores dicas de como negociar dívidas pela internet!

Prefira pagamentos à vista

Na hora de fazer as compras é muito comum que as pessoas tenham preferência por comprar parcelado em 2x ou 3x e pagar ao longo dos meses. Isso gera uma dívida no cartão de crédito que exigirá a quitação nos meses parcelados, caso contrário, o nome poderá ficar restrito.

Evitar parcelar e optar por pagar via débito é sempre o mais indicado. A pessoa tem a garantia de que tudo está certo, não terá de desembolsar um valor X no mês seguinte, e terá dinheiro disponível para comprar novos itens sem preocupação.

Assim se livra da conta e não vai ficar interferindo no orçamento dos próximos meses. Para isso, é fundamental ter consciência e um bom controle financeiro para que tudo caiba no orçamento.

Evite gastos desnecessários

Para evitar o endividamento, é essencial cortar gastos que são desnecessários. Compras feitas e que não terão uso futuro, são um exemplo disso.

Comprar o que deve ser consumido ao longo do mês, que seja útil e fará diferença na sua vida, são boas medidas a se adotar. Não significa que a pessoa tenha de deixar de comprar o que gosta, mas deve ter mais atenção na hora das compras.

Por exemplo, ao frequentar shoppings todos os finais de semana e sem exceção, faz com que se hajam gastos muito altos. Afinal, há muita coisa em evidência para comprar e gastar.

Ao invés de escolher pelo shopping, por que não fazer um passeio ao ar livre? Assim, você não é bombardeado por ofertas de produtos que não tenha interesse e nem seja relevante em sua vida.

Pense em uma renda extra

Ter uma renda extra possibilita que se tenha um controle maior em casa e evitará que acabe o dinheiro perto do final do mês. Realizar a encomenda de doces e ter clientes é uma dica que costuma fazer muito sucesso entre quem atua na área.

Há a possibilidade de vender bolos de pote ou realizar a confecção de bijuterias em casa para vender no trabalho aos colegas. É um valor que fará muita diferença na renda e evitará dores de cabeça no final e início de mês.

A compreensão do que é um inadimplente e uma pessoa endividada fará diferença a curto e longo prazo a você que busca por alternativas para controlar os gastos e se livrar de dívidas. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!