dicas para comprar o tênis de corrida certo

12 dicas para comprar o tênis de corrida certo

Este artigo é uma participação da melhor loja de sapatos masculinos (Vocca). Agora que já sabe o que tem de ter em conta antes de comprar sapatilhas de running, deixamos-lhe agora 12 dicas para encontrar o par de que necessita e que mais lhe convém.

O primeiro de tudo é sempre ir a lojas especializadas, lá um especialista pode te ajudar a encontrar o par mais adequado de acordo com a sua necessidade.

Por exemplo: o tipo de terreno em que você vai correr, porque os tênis de corrida de asfalto são muito diferentes dos tênis de corrida de trilha.

Você também deve levar em consideração o uso que vai dar: se é para treinamento ou para competição.

Quando já tiver um modelo pré-selecionado, é hora de experimentá-lo na loja ou, no caso de compra online, certifique-se de saber o tamanho correto.

Claro, sempre escolha o número correto de pés, nem um a menos nem um a mais, porque isso pode cobrar seu preço em muito tempo. Mesmo se você tiver modelos personalizados.

Os dedos não devem ser oprimidos tanto pelo dedo do pé quanto pelos dois lados, e a ponta deve atingir aquela área onde os sapatos começam a estreitar.

Eles devem ser apertados o suficiente para bloqueá-los no peito do pé, mas não apertados o suficiente para oprimir essa área do pé. A melhor prova é que você pode colocar um dedo entre o nó do cadarço e a lingueta do sapato.

Quanto à largura, verifique se há pouca ou nenhuma pressão no dedo mínimo e apenas leve pressão no dedão.

Verifique se o calcanhar não sai e se nada roça no tornozelo.

Observe como o cabedal se ajusta ao seu pé, se ele ficar inchado ou esticado, pode ser necessário um ajuste mais justo e, se for muito apertado, pode ser necessário um tamanho maior.

Qual é a melhor maneira de testá-los? Caminhe com eles ou até mesmo corra na loja.

E por fim, quando já tiver os sapatos, saia à rua para os pôr à prova. Será a melhor maneira de saber que você acertou em cheio na hora de escolhê-los.

Os erros mais comuns ao escolher tênis de corrida

Erro nº 1 ❌ Compre pela aparência. Em outras palavras, preste mais atenção ao design exterior do que às suas necessidades, ajuste, sensação e funcionalidade. Mesmo que sejam muito bonitos, mas mesmo que sejam muito bonitos e você sinta que não servem para você, aquele par de sapatos não foi feito para você.

Erro nº 2 ❌ Não aproveitar as ofertas. As vendas de janeiro ou verão, ou quando chega o Natal, é o momento perfeito para comprar tênis de corrida. Já sabemos que costumam ser bem caros, porém, nessas épocas do ano você consegue um par (ou até dois) por um preço bem barato.

Erro nº 3 ❌ Comprar sapatos muito pequenos. Se você não sabe, tênis de corrida muito apertados podem causar danos e lesões nos pés, desde bolhas, unhas pretas ou dor no peito do pé, entre outras coisas do gênero. Uma dica: para saber como deve ser o ajuste, tente ‘tocar piano com os dedos dos pés’. Isso significa que você terá liberdade suficiente na caixa dos dedos para que seus dedos possam se mover naturalmente enquanto você corre, mesmo durante uma corrida de longa distância.

Erro nº 4 ❌ Comprar na hora errada. Sim, você leu certo. Embora você pense que pode comprar um par de tênis de corrida a qualquer hora do dia, não é assim. O ideal é fazer sempre no período da tarde. A explicação é que pela manhã até aproximadamente 4 da tarde os pés costumam ficar inchados.

Erro nº 5 ❌ Assuma seu tamanho. Como você tem um tamanho 42 em uma marca, não deve presumir que tem o mesmo em todas. Não é assim porque os tamanhos diferem devido às formas diferentes, ao desenho da parte superior e à forma como é cosido o sapato de cada um deles. Por isso, o melhor é seguir nosso guia para saber como escolher o tamanho exato do calçado, que consiste basicamente em medir o pé.