Qual o top perfeito para praticar CrossFit?

Roupa adequada auxilia na obtenção de melhores resultados.

O CrossFit é uma das modalidades de exercício que teve maior crescimento de adeptos nos últimos anos. O nome deriva da combinação de termos que, em inglês, significam ginástica e cruzamento. Isso porque a modalidade é, de fato, um cruzamento de práticas de atividades físicas que, combinadas, trabalham o condicionamento físico do corpo como um todo.

Top perfeito para praticar CrossFit

Elementos do levantamento de peso olímpico, da ginástica e da calistenia, entre muitos outros, compõem o programa, que é uma marca registrada e é realizado da mesma maneira em todo o mundo. Por sua interseccionalidade de atividades, é comum que os praticantes tenham dúvidas sobre qual seria a roupa ideal para o treino.

É importante começar dizendo que, em qualquer atividade física, o vestuário adequado é essencial para que se obtenham resultados satisfatórios. Em diversos esportes competitivos existem diretrizes a serem seguidas para que a roupa seja aprovada por um comitê especial relacionado ao esporte em questão.

Com o CrossFit, isso não é diferente. Todas as peças utilizadas devem proporcionar conforto e movimento para que a execução do exercício seja potencializada. Além do conforto, vestir-se da maneira adequada pode até evitar acidentes. Dessa maneira, estar vestido adequadamente na prática de qualquer esporte é, ainda, uma medida de segurança.

Por se tratar de um exercício com muito movimento de braço e tronco, a região do peitoral merece uma atenção especial na hora de escolher a roupa. A decisão do top ideal para a realização da atividade é o assunto deste artigo.

Escolhendo o top perfeito


A prática do CrossFit envolve um intenso trabalho de corpo no espaço dos chamados boxes, local de treino da atividade. Ao contrário de uma academia tradicional, no box os aparelhos são explorados em diferentes pontos do espaço, como uma espécie de circuito a ser executado, completando séries em curtos intervalos de tempo a cada ciclo.

Dessa maneira, roupas folgadas estão fora de questão. O volume solto do tecido em nosso corpo, nessa situação, atrapalha o movimento e a dinamicidade exigida pelo exercício e pode mesmo causar acidentes. Exatamente por isso, os tops são a peça ideal a ser utilizada como parte de cima da roupa.

O top, entretanto, não deve ser apertado demais. A intensa prática dos exercícios gera uma expansão da caixa torácica e, caso o top seja muito justo, pode causar no praticante a sensação de sufocamento. Uma boa aposta são os modelos que têm um cós elástico abaixo dos seios, exatamente por sua elasticidade.

Mas, como é de se esperar, esse é um tipo clássico de atividade que, literalmente, te faz suar a camisa. Nesse sentido, tecidos naturais como algodão também não são recomendados. A secagem do algodão está condicionada à ventilação do corpo, o que não acontece na parte interna da peça, justamente por ter uma modelagem mais justa.

Prefira, assim, tecidos sintéticos e tecnológicos. Existem diversas opções de tops feitos de tecidos desenvolvidos com características especiais como secagem rápida, antiodor e bactérias, e até mesmo antitérmicas.

Costas, alça e gola


Na hora de escolher um top para a prática do CrossFit, os formatos da gola, da parte das costas e da alça devem ser considerados com atenção para que o seu pescoço fique protegido.

No caso da gola, é importante que ela seja mais decotada e não comprima a região do pescoço de nenhuma forma. Isso evitará possíveis sufocamentos em caso de movimentos súbitos. A parte de trás, que protege as costas, deve apresentar uma modelagem uniforme.

Muitas vezes, ficamos tentadas a escolher modelos mais bonitos, com fitas e cruzamentos especiais. Apesar de esteticamente mais interessantes, essas amarrações podem se prender em algum aparelho sem que nos atentemos por estarem nas costas, fora do nosso campo de visão.

Por fim, a alça ideal não deve ser muito fina pelo mesmo motivo. Além disso, alças muito finas não proporcionam a sustentação necessária. De toda forma, tenha certeza de que está utilizando o seu tamanho ideal de top, a fim de evitar problemas posteriores de coluna.