curiosidades sobre a língua portuguesa

9 curiosidades sobre a língua portuguesa

O português é uma língua de origem latina falada por cerca de 250 milhões de pessoas no mundo, sendo a terceira língua mais falada da Europa e a sexta do planeta. Apesar de ser uma língua relativamente recente, ela tem uma história rica e interessante. Aqui estão algumas curiosidades sobre a língua portuguesa.

1. O português é uma das línguas romanas mais antigas

A história do português começa com o latim falado pelos romanos durante a Idade Média. A partir desse período, o português foi se desenvolvendo e evoluindo para a língua que conhecemos hoje.

2. O português é falado em vários países

O português não é apenas falado no Brasil, mas também em Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste. Além disso, o português também é falado nos Estados Unidos e Canadá, onde existem comunidades de imigrantes portugueses.

3. O português tem muitos dialetos

No Brasil, o português é falado de forma diferente em cada região. Alguns dos principais dialetos brasileiros são o Nortista, Nordestino, Sulista e Mineiro. Cada dialeto tem um conjunto único de palavras e expressões que são específicas da região onde se fala.

4. O português tem muitas palavras emprestadas de outras línguas

O português tem várias palavras que foram emprestadas de outras línguas ao longo dos anos. Por exemplo, muitas palavras inglesas foram incorporadas à língua portuguesa. As palavras provenientes do inglês incluem “computador”, “televisão” e “internet”. Além disso, o português também tem palavras provenientes do francês, como “menu”, “champagne” e “bouquet”.

5. O português é uma das línguas oficiais da União Europeia

Em 1992, o português foi reconhecido como uma das línguas oficiais da União Europeia (UE). Desde então, o português tem sido usado em todas as reuniões oficiais da UE e em documentos oficiais produzidos pela instituição. Além disso, ele também é usado como língua oficial para os tratados internacionais assinados pela UE. 

6. O português é a língua oficial de nove países independentes 

Além de ser uma das línguas oficiais da União Europeia, o português também é a língua oficial de nove países independentes: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Timor-Leste e Macau (China). Além disso, ele também é falado por milhões de pessoas nos Estados Unidos e Canadá. 

7. O português possui muitos vocábulos relacionados à natureza

Apesar de ter sido influenciada por várias outras línguas ao longo dos séculos, o vocabulário do português continua sendo predominantemente relacionado à natureza – com milhares de palavras para descrever flores, animais e plantas nativas da região onde a língua foi desenvolvida originalmente. Por exemplo, o português possui cerca de 4 mil palavras para descrever diferentes tipos de flores! 

8. O português possui um sistema único de acentuação gráfica 

O sistema de acentuação gráfica do português é único entre as línguas românicas – pois ele usa principalmente acentos agudos (´) e circunflexos (^) para indicar mudanças na pronúncia das palavras. Por exemplo: na palavra “pôr”, o acento agudo indica que a letra “o” é pronunciada com um som aberto (“pór”), enquanto na palavra “pôde”, o acento circunflexo indica que a letra “o” é pronunciada com um som fechado (“pôd”). 

9. O português possui algumas características únicas na sua gramática 

A gramática do português também é bastante peculiar – pois ela possui algumas características únicas entre as línguas românicas, como os verbos flexionados em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural), os artigos definidos ( o/a/os/as) e indefinidos (um/uma) e os pronomes possessivos (meu/minha/meus/minhas). Esses elementos tornam o português um idioma muito interessante para estudar! 

Esses são alguns dos fatos interessantes sobre a língua portuguesa (retirados do andrehp.com) – que tem uma história rica e diversificada que merece ser conhecida por todos aqueles que querem aprender sobre ela!