Como investir no exterior com pouco dinheiro

Como investir no exterior com pouco dinheiro?

Se você quer ter liberdade de investir no exterior, recomendamos que você abra uma conta em uma corretora de valores dos EUA. Principalmente porque diferente do BR, as americanas têm empresas do mundo todo sendo negociadas diariamente.

Sendo assim, pode-se comprar ações de várias companhias, seja da Ásia, Europa, Oceania e etc… do mundo todo, mesmo diretamente na NASDAQ e NYSE. Além dessas ações, você também poderá comprar ETF’s de variados países.

Você pode comprar da Índia ou Turquia diretamente dos EUA. Sendo assim, uma das melhores formas de se investir no Exterior é abrindo uma conta na corretora de lá. O acesso a ativos de todo o mundo num só lugar.

O negócio é bem simples, pois, basta que você abra uma conta em uma corretora americana, envie os valores em dólares e depois comece a investir.

Como investir no exterior com pouco dinheiro?

Existem diversas corretoras no Brasil que te ajudam a abrir conta e investir no exterior. E as principais formas de fazer isso diretamente do Brasil são as seguintes:

1 – Fundos de Investimentos no Exterior

Esta forma de investimento, onde se investe em Fundos de Investimentos no Exterior, faz com que seus recursos sejam alocados em ativos fora do país. Essa é a principal alternativa, e com ela você passa a ser obrigado a declarar no Imposto de Renda e evita problemas com o Banco Central.

Ainda que seja fora, as obrigações existem, e a gestora do fundo será a responsável por fazer toda a gestão da carteira e suas burocracias. Este processo irá te dar comodidade e redução de custos, pois você como investidor compra somente uma vez a cota e não se preocupa com o resto.

Muitas pessoas acham que este tipo de investimento é ilegal, mas é o contrário. Ele é legalizado e isso se dá pois os fundos de investimento do exterior são obrigados pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários a sempre declarar que são “Investimentos no Exterior”.

Mas, as cobranças podem ocorrer, sendo assim, procure tomar cuidado ao fazer a avaliação de um fundo de investimento, pois as taxas de administração para esse tipo são altas.

2 – ETFs (Exchange Traded Funds)

Os ETF’s – Exchange Traded Funds são os principais produtos negociados no BR quando se diz em ações nos EUA. Ele faz com que você possa comprar cotas de fundos da mesma forma que se faz com as conhecidas ações.

Quando se compra uma cota de um ETF, ele será administrado de forma passiva por um gestor ou gestora com uma determinada metodologia de investimento. Ou seja, os ETFs tem uma gestão passiva, que faz com que a carteira siga algum índice.

Existem dois ETFs no Brasil comercializados na B3 – Bolsa de Valores Brasileira. E com eles, pode se investir em empresas do exterior, e são eles:

  • It Now S&P 500 (SPXI11);
  • iShares S&P 500 (IVVB11).

Estes dois ETFs seguem sendo negociados na B3, ou seja, você não tem de converter os valores. E eles seguem o índice da S&P 500. Estes custos referentes à compra são os mesmos de quando se compra um fundo imobiliário ou ações sempre tendo a taxa de corretagem a pagar à corretora.

Porém, existe também um custo, que é o que as gestoras compram para gerenciar os ETFs.

3 – BDRs (Brazilian Depositary Receipts)

A outra melhor forma de investir no exterior é comprando BDR’s. Elas são conhecidas como Brazilian Depositary Receipts, ou seja, um certificado de depósito de ações estrangeiras negociado na bolsa brasileira.

Estes valores são negociados em reais, e os investidores poderão investir em renda variável mas no exterior. Estes BDRs são como papéis e recibos de companhias, e possuem capital aberto representado na NASDAQ ou na NYSE.

Se você deseja investir em um mercado no exterior e com empresas sólidas, porém, internacionais, poderá utilizar este meio. Outro meio é por meio dos bonds, porém, recomendamos que pesquisem direito sobre eles.

Existem uma série de empresas sólidas americanas que podem ser compradas por meio de BDR’s diretamente na B3 e as principais são:

  • Microsoft (MSFT34);
  • Facebook (FBOK34);
  • Amazon (AMZO34);
  • Apple (AAPL34);
  • Google (GOGL34).

Esta é uma das melhores alternativas para se investir fora do Brasil com segurança. Ela é uma das opções para os investidores em geral conseguirem de forma fácil dolarizar seus ativos. E tudo isso sem precisar que se abra uma conta em uma corretora de valores estrangeira.