Como combinar cores e estampas no look

Como combinar cores e estampas no look

Quem nunca comprou uma peça que achou linda na loja, mas chegou em casa e não sabia com qual look combinar. Confira algumas dicas para arrasar na combinação.

O mercado de moda está em constante crescimento, principalmente porque as pessoas se expressam por meio das roupas. Desde os vestidos estampados aos ternos mais formais, as pessoas dizem muito sobre quem elas são e a personalidade delas por meio de seus looks. No entanto, não são os únicos fatores que as denunciam na roupa.

Geralmente, as pessoas usam roupas que elas acreditam no estilo e cada vez mais se ouve falar de moda sustentável. Esse debate consiste em quanto de matéria-prima é utilizada para fabricar roupas que, por muitas vezes, são utilizadas poucas vezes e ficam paradas no guarda-roupa. Por isso, os brechós têm se popularizado cada vez mais.

No entanto, os brechós, por mais variados que sejam, ainda não atendem todos os públicos, nem todos os estilos. Com opções limitadas, muitas vezes, algumas pessoas levam peças que nem sabem com quais peças combinar, como uma jaqueta estampada com outras peças com estampa. Confira como harmonizar estampas e cores e ter um look de milhões.

Como combinar cores

Uma das maiores dúvidas das pessoas é como deixar um look colorido harmonizado. Existem algumas dicas para você se atentar na hora de compor uma combinação e deixá-la maravilhosa:

Use o círculo cromático

O círculo cromático é um grande aliado na hora de montar um look colorido. Isso porque você pode utilizá-lo de sete formas diferentes para usar como base, utilizando até quatro cores diferentes. Você pode utilizar:

  • Uma cor só com diferentes tons;
  • Duas cores complementares: escolha uma cor e use-a com a cor em seu extremo do círculo;
  • Três cores complementares: escolha uma cor e combine-a com as cores à sua direita e à sua esquerda. Ou se preferir, pode escolher uma cor e fazer um triângulo a partir dela. As cores das três pontas vão se complementar. Uma terceira forma de utilizar três cores com o círculo cromático é escolhendo uma cor e utilizá-la com as cores à direita e esquerda da oposta;
  • Quatro cores: Você pode fazer um quadrado ou um retângulo a partir da cor da sua escolha. Essas cores serão complementares para seu look.

Brinque com os tons

Sabe quando parece que a combinação está legal, mas talvez um pouco exagerada para você? Talvez seja o tom. Experimente usar um tom mais claro em alguma das peças, seu look vai estar completo.

Como combinar estampas

Mais do que cores, a principal dúvida e controvérsia da moda é como combinar estampas. Para alguns, é muito exagerado, porém pode dar looks maravilhosos, quando combinados da maneira correta. Confira algumas dicas:

Escolha peças que tenham pelo menos uma cor em comum

Algumas estampas possuem diversas cores, outras apenas duas ou só uma. Independentemente do número de cores, faça questão que as peças tenham pelo menos uma cor em comum com outra peça.

Use cores ou estampas iguais

Outra forma de combinar estampas é utilizando peças com a mesma padronagem, mas que sejam de cores diferentes. O mesmo funciona ao contrário: mesmas cores, porém com estampas diferentes. Seu look ficará harmônico e completo.

Mesma estampa com tamanhos diferentes

Cada estampa tem seu tamanho e padronagem. Por que não brincar com isso? Você pode utilizar a mesma estampa xadrez com uma peça que tenha um padrão diferente, ou listras, a estampa que preferir.

Combine uma estampa clássica com outra mais divertida

Conhecemos o clássico de combinar uma cor lisa com estampas. Essa dica segue o mesmo conceito de clássico com moderno. Utilize uma estampa clássica como xadrez ou listras, com uma estampa mais divertida e colorida.

Mesma estampa com cores invertidas

Você também pode utilizar a mesma estampa em peças diferentes com as bases invertidas. Por exemplo: uma blusa branca com bolinhas pretas e uma calça preta com bolinhas brancas. Deixará seu look uniformizado e divertido.

Utilize a segunda estampa no acessório

Agora se você é uma pessoa que não gosta de muita estampa, uma opção é utilizar a segunda estampa em um acessório, como a bolsa, seguindo as mesmas dicas. Dessa forma, seu look continua ousado, discreto e harmônico.