Código de vestimenta formal masculina

Código de vestimenta formal: opções para os homens

Certamente o código de vestimenta formal evoluiu ao longo dos anos, mas ainda assim os homens mantêm padrões claros. Depois de entender a natureza do convite, você poderá criar uma roupa que se adapte ao evento.

Código de vestimenta formal tradicional

O código de vestimenta formal dos homens tradicionais geralmente se divide em duas categorias principais: “gravata preta” e “gravata preta opcional”. A “gravata branca” é mais formal e não muito usada.

Gravata branca

A maioria dos eventos modernos raramente exige roupas rígidas de “gravata branca”. No entanto, exemplos de eventos em que um vestido branco pode ser necessário incluem eventos de caridade extremamente formais e cerimônias governamentais ou oficiais.

O código de vestimenta exige uma camisa branca com gola de asa destacável, um colete branco, uma gravata borboleta branca, um fraque preto, calças pretas plissadas e sapatos masculinos de couro envernizado ou oxford.

Embora o código de vestimenta tradicionalmente exigisse abotoaduras de madrepérola, esse padrão foi relaxado, e os homens podem usar um estilo diferente de abotoaduras em preferência para eventos de gravata branca.

Acessórios adequados para a roupa de gravata branca incluem luvas brancas, um bolso quadrado branco, uma cartola preta, uma casa de botão e um relógio de bolso (os looks tradicionais favorecem os estilos dourados).

Gravata preta

Um evento “black tie” é um evento social formal, como uma festa, na qual as pessoas usam roupas formais chamadas de vestido de noite. Para os homens, isso tradicionalmente inclui uma jaqueta ou um smoking com gravata borboleta, daí o nome desse tipo de roupa formal.

O vestido formal com gravata preta varia de acordo com a hora do dia, mas sempre se adapta a um determinado estilo:

Um visual tradicional de gravata preta

Também chamado de vestido matinal, requer um fraque preto ou cinza ou um casaco de caminhada com calças que se ajustem exatamente ou tenham listras. Este aspecto, ainda visto em casamentos e recepções diplomáticas formais, especialmente na Europa, inclui também um colete transpassado, gravata comprida, luvas, casa de botão, chapéu alto e abotoaduras elegantes.

Roupas formais de gravata preta

Ainda consistem em smoking básico, mas qualquer terno escuro pode funcionar. Tradicionalmente, o terno é acompanhado por uma camisa branca, gravata escura, meias e sapatos escuros. Isso pode variar de acordo com o evento.

Muitos homens preferem uma gravata de cor clara ou estampada, usada com um lenço combinando. Não apenas um terno e uma gravata longa costumam ser mais lisonjeiros do que um smoking, especialmente se esse smoking não for feito sob medida para caber exatamente, mas também pode ser mais confortável e permitir que um homem expresse mais sua individualidade.

É importante que a gravata seja de qualidade excepcional. Apenas uma gravata de seda, de preferência amarrada com um nó clássico,Idris Elba e Jessica Chastain.

Gravata preta opcional

Se você receber um convite informando que um evento será uma “gravata preta opcional”, é exatamente isso que significa. O evento em questão geralmente é um procedimento “depois” da festa, como uma recepção formal de casamento ou uma cerimônia de premiação, e sugere que os colegas convidados usem uma gravata preta.

Você tem duas opções neste caso. Você pode:

Use traje formal com gravata preta, conforme descrito acima

Se seus colegas convidados estiverem fazendo isso, você pode se sentir mais confortável seguindo o exemplo, mas seria completamente aceitável optar por uma roupa menos formal.

Vista-se casualmente

Use um terno ou chino com uma camisa formal e uma jaqueta de verão. Lembre-se de que seus colegas convidados estarão vestidos adequadamente para a ocasião, portanto, não se esqueça de escolher sapatos e acessórios inteligentes.Design de botão

Variações no código de vestimenta formal

Roupas formais com gravata preta sempre foram bastante tradicionais; no entanto, outras variedades de roupas formais tornaram-se menos rigorosas na era moderna.

Gravata preta de Hollywood

“Hollywood black tie” é um tipo de roupa formal em que você usa um terno preto e uma gravata preta e é considerado adequado para uso noturno.

Eventos black-tie, como o Oscar, permitem até vestidos casuais; o que é formal nem sempre é estritamente definido ou respeitado. Um homem pode usar roupas semi formais ou de coquetel, por exemplo, e não se sentir deslocado; enquanto na década de 1940, ele pode não ter sido autorizado a assumir o cargo.

Ocasiões de verão

O traje formal para um casamento de verão ao ar livre hoje em dia às vezes ganha um toque moderno e contemporâneo. Para eventos do dia, um bom terno de linho ou seda é amplamente aceito.

No entanto, eles devem ser usados ​​com gravata. Roupas formais simplesmente não permitem a mais cara camiseta aberta ou camisa social. Para um evento a noite, o código de vestimenta formal padrão ainda é um terno escuro.

Se você estiver ao ar livre no verão, pode se sentir à vontade para adicionar algumas opções, dependendo da natureza do evento. Ou seja, você ainda deve usar terno e gravata e sapatos elegantes, mas pode usar uma camisa leve de cor contrastante e uma gravata de seda estampada.

Acessórios lúdicos

Outra forma de brincar com seu look formal para o século 21 é se divertir com acessórios. Em vez de botões simples, opte por algo vintage ou artístico.

Um evento de verão ao ar livre pode permitir um cinto moderno, em vez de algo clássico, desde que não entre em conflito com sua roupa. Você pode até trocar um chapéu por um barco de palha ou Panamá por um visual dos anos 1920.

Avalie o evento

Se você vai dobrar o código de vestimenta formal, precisa conhecer a natureza do evento e as pessoas que o organizam. Se a ocasião for de natureza artística, então você pode se sentir muito à vontade para experimentar um pouco, desde que pareça respeitável.

No entanto, um casamento ou uma recepção muito tradicional exigirá que você siga padrões mais rígidos. Tenha em mente que qualquer coisa oficial significa que você tem que se vestir perfeitamente.
Se você não tem certeza se o seu terno vai caber na conta, você pode ir a uma loja de roupas de última geração e pedir conselhos – os vendedores ficarão felizes em ajudar. Com um terno e camisa bem ajustados, gravata combinando e sapatos sociais, você pode ter certeza de que ficará bem.