O que a Bíblia fala sobre numerologia

O que a Bíblia fala sobre numerologia?

Você sabe o que a Bíblia fala sobre numerologia? Antes de mais nada, entenda que a numerologia é o estudo dos números aplicados ao ser humano. Além disso, também são usadas as letras do alfabeto, convertendo-as em números através de uma tabela e assim determinando o valor numérico para nomes.

Dessa maneira, uma das modas dos últimos tempos é mudar alguma letra do nome para ter mais sorte. Também aumentou o número de pessoas que consultam o significado das horas iguais e o melhor número para fazer suas atividades. 

Portanto, essas práticas demonstram a crença de que os números e as letras associadas a eles possuem força para revelar aquilo que desejamos saber sobre nossas necessidades e também influenciar o nosso futuro. Em suma, isso é a numerologia.

Afinal, o que diz a numerologia?

Primeiramente, para a numerologia, os números e letras podem nos mostrar como somos, como viemos a este mundo e qual será o nosso futuro. Isso significa que estamos falando de um método de predição do futuro. Assim, há vários métodos de adivinhação que também utilizam a numerologia, como Tarô, Cabala, entre outros.

Outro ponto importante é que a numerologia possui duas crenças básicas: a vida é cíclica e não linear, e o mundo é dinâmico. Ou seja, o mundo está vivo, e tudo que vive nele também vibra com sua energia. Nesse sentido, os números simbolizam o fluxo cíclico de energia e os padrões da vida.

Dessa forma, cada número tem sua própria vibração e representaria caráter, poder, potencial e também oportunidades. Para a numerologia, o poder e o potencial de tudo que existe na natureza, incluindo nós mesmos, é melhor compreendido com o estudo detalhado dos números.

Além disso, a numerologia possui raízes no ocultismo e está ligada a antigas artes adivinhatórias. Por sua vez, a adivinhação busca prever as coisas futuras e ocultas. Sendo assim, pretende descobrir aquilo que pertence somente a Deus. 

Em várias ocasiões, Israel usou desse recurso, desobedecendo à Palavra de Deus como está na Bíblia: “fez passar pelo fogo seus próprios filhos no vale de Beninom; entregou-se à astrologia, à adivinhação e à magia, praticou a necromancia e a bruxaria, e multiplicou-se atos que desagradam ao Senhor, provocando-lhe assim a ira” (2 Cr 33,6).

Mais uma passagem diz: “Não escuteis, portanto, vossos profetas e adivinhos, nem vossos vaticinadores, astrólogos, e feiticeiros que vos disseram que não sereis sujeitos ao rei da Babilônia” (Jr 27,9)

O que a Igreja pensa a respeito da numerologia?

Desde o princípio, o Cristianismo proibiu a prática de adivinhação. Sendo assim, os Concílios de Vanes (461), de Adge (506) e de Orleans (511) foram os responsáveis por excomungar todos os adivinhos. Uma vez que o verdadeiro católico tem a certeza de que seu futuro está seguro nas mãos de Deus.

Isso significa que o Senhor pode revelar o futuro para profetas ou a outros santos. No entanto, a atitude cristã correta está em se entregar, com confiança, nas mãos da providência, e abandonar toda curiosidade a esse respeito. 

Mas o que a Bíblia diz sobre numerologia?

Em resumo, Deus criou todas as estrelas, porém condena a astrologia. Assim como condena o uso errado das Escrituras. Está escrito em Pedro que os “ignorantes e instáveis deturpam […] as […] Escrituras, para a própria destruição deles” (2 Pedro 3:16).

No entanto, isso não quer dizer que números não possuem significados na Bíblia. Geralmente, eles têm seu significado comum. Ou seja, 40 anos são 40 anos, enquanto 6 meses são 6 meses.

Então, devemos entender os números na Bíblia da mesma maneira que interpretamos qualquer outro número no dia-a-dia. Aqui, a única exceção ocorre somente nas passagens proféticas quando um dia representa um ano.

Porém, alguns números têm um significado simbólico em alguns trechos específicos. Mas entender a simbologia não é a mesma coisa que seguir a numerologia bíblica. Uma vez que estas não são mensagens ocultas, e sim, números revelados que representam certos conceitos. Ou seja, esses números ganham um significado pelo uso na própria Bíblia. 

Por exemplo, Deus terminou sua criação e descansou no sétimo dia. Assim, o número sete, em algumas passagens, representa algo completo ou perfeito.

Outro exemplo são os doze filhos de Jacó, que foram os pais das doze tribos de Israel. Bem como os doze apóstolos que guiaram os primeiros cristãos primitivos. Então, o número doze sugere o povo de Deus.

Dessa maneira, podemos ver que números comunicam valores e ideias. Entretanto, Deus nunca aprovou a prática da numerologia ou qualquer outra adivinhação.

Então, o que você achou sobre o que a Bíblia fala sobre numerologia? Deixe nos comentários.