Não há como negar que todo evento e festa precisa de segurança, em especial se você quer garantir que todos os seus convidados possam ficar mais tranquilos.
No entanto, a verdade é que a segurança para eventos é um tipo de modalidade que está sempre se modernizando.
Em vista disso, se você está pensando em contratar um serviço de segurança, é um tanto quanto normal ficar um pouco em dúvida.
Dentro desse contexto, obter algumas dicas pode ajudar demais, já que é uma forma de fazer o planejamento, algo que influencia de forma direta a sua segurança.
Há algumas questões bem simples que você precisa entender, a fim de garantir o sucesso do evento.
Dicas de segurança em festas e eventos
Uma das primeiras coisas a se considerar é a pulseira de identificação, uma vez que ela ajuda na organização, principalmente.
Ter um bom planejamento de segurança para o evento também é algo que irá fazer uma diferença absurda. Afinal de contas, dessa forma, será possível estar mais preparado para todos os possíveis problemas.
Então, em relação as dicas de segurança em festas e eventos, podemos citar as seguintes:
1 – A definição do local do evento
A verdade é que são poucas as pessoas que levam em consideração o local em que o evento irá acontecer.
No entanto, esse é um detalhe bem importante. Afinal de contas, imagine ter que comportar milhares de pessoas em um local que apenas tem uma porta para entrada e saída, por exemplo?
Sendo assim, a primeira coisa que você precisa considerar sobre o evento é sobre o local em que irá acontecer.
Também não deixe de averiguar se o local está de acordo com todas as exigências do corpo de bombeiros e da vigilância sanitária.
2 – É preciso de autorizações especiais para segurança em eventos?
Sim, e esse é um cuidado que você deve ter logo na etapa de planejamento, haja vista que há detalhes bem específicos.
Por isso, a dica é procurar por órgãos como a polícia militar ou secretarias que estão ligadas ao patrimônio e à cultura.
Ao fazer isso, procure saber se o evento precisa de alguma liberação para que possa ocorrer. Inclusive, esse deve ser um dos primeiros passos, antes mesmo de contratar o pessoal.
3 – Seguranças versus convidados
Você sabia que existe uma lógica a respeito da quantidade de seguranças por número de convidados? O ideal é que haja 5% a mais de profissionais para o número de convidados.
É claro que isso pode variar a depender do evento. Afinal, pode ser necessário uma quantidade ainda maior para atender a demanda.
No caso de o evento envolver jovens e bebida alcoólica, o ideal é ter uma equipe ainda maior.
4 –A circulação de equipamentos não pode ocorrer no dia da festa
Na grande maioria das vezes, alguns eventos podem ter atrasos, fazendo com que seja necessário finalizar algumas estruturas antes dos convidados chegarem.
Mas, ainda que seja comum, trata-se de um grande erro. Tenha em mente que o planejamento deve ser minucioso.
Portanto, mantenha contrato com empresas que sigam todos os prazos, pois a circulação de equipamentos no dia do evento pode acompanhar acidentes.
5 –Tenha seguranças treinados
Outra dica de segurança é ter sempre uma equipe muito bem treinada. É vital que todos os profissionais conheçam as técnicas de dispersão e de controle do público.
Então, precisam saber qual é o momento correto para apaziguar ou fazer uso de força bruta, se assim for necessário.
Sendo assim, opte por empresas que tenham um treinamento muito bem fundamentado.
6 – Os recursos tecnológicos são fundamentais
Uma dica para ter melhor controle da área interna e externa da festa é se utilizar de alguns recursos tecnológicos de vigilância.
Por isso, câmeras, comunicadores e demais equipamentos desse tipo são vitais para garantir a proteção de todas as pessoas.
7 – Só contrate empresa habilitada
Se você quer ter a garantia de que todos os seus convidados estejam em segurança, então com certeza precisa contratar apenas pessoal capacitado.
Saiba que apenas empresas habilitadas por órgãos fiscalizadores é que podem executar a segurança para eventos.
Sendo assim, tenha garantia de que a pessoa que irá prestar o serviço é, de fato, habilitada. Caso não, não arrisque a segurança do evento e dos seus convidados.