Como saber se você é bem-vindo em algum ambiente?

Entender se é bem-vindo ou não dentro de qualquer ambiente é essencial para as pessoas e é possível identificar os sinais

A linguagem corporal é muito importante dentro dos ambientes e ela pode dizer se as pessoas gostam ou não de um indivíduo e se algumas pessoas são ou não bem-vindas no local.

Especialmente no local de trabalho, não estar em um lugar em que as pessoas se sintam bem torna o dia a dia mais difícil e faz com que as tarefas sejam realizadas com mais dificuldades.

Entender alguns sinais faz toda a diferença para se sentir ainda melhor ou não no ambiente ao perceber melhor sobre as pessoas. Você já percebeu como é bem-vindo ou não no ambiente? Fique atento a alguns sinais!

Você está sempre rodeado de gente

Não importa o ambiente em que você esteja ou há quanto tempo está nele. Se as pessoas se sentem felizes com sua presença e acham ela agradável, é natural que as pessoas se sintam conquistadas e estejam próximas.

Sendo assim, estar rodeado de pessoas é um bom sinal para entender se você está sendo bem-vindo no ambiente que frequenta.

As pessoas te convidam para sair

Seja no ambiente de trabalho, escolar, círculos sociais e até mesmo familiar, é evidente que se um indivíduo é uma boa companhia e bem-vindo nos lugares, ele é constantemente convidado para os compromissos em grupos.

É evidente que alguns convites acontecem apenas por educação, mas ninguém quer convidar pessoas que não fazem parte do grupo ou do ambiente, certo? Portanto, receber convites frequentes é um ótimo sinal!

Existe contato visual

O contato visual é crucial dentro das relações e ele pode dizer sobre o quanto uma pessoa é bem-vinda ou não nele. Geralmente, fazemos contato visual direto com pessoas que admiramos, gostamos ou achamos superiores a nós.

Agora, se as pessoas evitam olhar para você no dia a dia ou olham como se fossem superiores, é preciso ligar o sinal de alerta.

Tenha atenção, porém, sobre a diferença do contato visual e de ser encarado por outras pessoas. Um olhar prolongado e intenso pode ser sinônimo de grosseria ou hostilidade e isso é o contrário de ser bem-vindo, certo?

As pessoas sorriem para você

É claro que nem sempre as pessoas vão estar no seu melhor humor e vão distribuir sorrisos, assim como muitas vezes alguns sorrisos são distribuídos apenas por meras necessidades no ambiente.

O sorriso é um sinal muito importante da linguagem visual e corporal e se ele está presente de forma sincera, certamente é um sinal de que o indivíduo é bem-vindo no ambiente.

Mais do que entender se você é bem-vindo e quais são os sinais sobre isso, é importante conhecer também os sinais negativos de que as pessoas não se sentem bem com você em um ambiente e saber identificar a linguagem corporal faz toda a diferença. Confira alguns sinais importantes!

  • Coçar o pescoço: Esse gesto geralmente significa que os interlocutores não têm certeza de algo ou que duvidam do que estão dizendo. Além disso, se os ombros se erguem em direção às orelhas, escondendo o pescoço de alguma forma, significa secretamente que as pessoas discordam de você ou que não estão contando toda a verdade.
  • Afastar os pés: Se não estiver muito envolvida na conversa, a pessoa posicionará os pés em outra direção em vez de diretamente no sentido do seu corpo. Normalmente, com os pés juntos, o torso também gira. Os especialistas chamam isso de “negação ventral” ou, em outras palavras, desconforto.
  • Comprimir os lábios: Se durante a conversa as pessoas fizerem isso, pode ser que se sintam desconfortáveis na sua presença ou também pode significar que não gostem do tópico ou da pergunta que você está fazendo.
  • Mãos na poltrona: Se você está sentado à mesa e as mãos do seu interlocutor estão sobre os joelhos, isso pode indicar que está animado com a conversa. Mas se as mãos estiverem sobre a poltrona, isso pode indicar que deseja ir embora o mais rápido possível porque não está muito envolvida com o momento presente.

Buscar os sinais positivos ou negativos sobre as pessoas é essencial para entender se você é bem-vindo ou não em um local. Como você olha os sinais ao seu redor? Fique de olho sobre eles e se sinta cada vez melhor em seus ambientes.

Como saber se você é bem-vindo em algum ambiente