cuidados que você precisa ter ao comprar um imóvel

8 cuidados que você precisa ter ao comprar um imóvel

Adquirir uma casa ou apartamento junto à imobiliária é um grande passo para muitas pessoas. Afinal, além de ser uma nova fase, seja para formar uma família, saindo da casa dos pais ou deixando para trás o aluguel, também traz um senso de responsabilidade maior. Isso porque, é necessário desembolsar uma quantia relativamente alta de dinheiro, que pode ser tanto de forma integral ou parcelada. Portanto, é fundamental tomar alguns cuidados na hora de fechar o negócio e por mais que a imobiliária possa te ajudar, preparamos para o post de hoje algumas dicas do que você precisa ficar atento na hora de comprar seu imóvel. Vamos lá?

1. Observe suas reais necessidades

O primeiro ponto é que muitas pessoas ficam muito animadas para comprar um imóvel e acabam perdendo alguns pontos de atenção. Sendo assim, é primordial que você analise quais são suas necessidades para que você e sua família, se for o caso, vivam com conforto e tranquilidade. Ao entender seu perfil e o que realmente precisa, consegue eliminar uma boa parte dos imóveis, garantindo uma escolha mais rápida e assertiva. Portanto, pense na quantidade de cômodos, se precisa se um escritório, se deseja morar em apartamento com uma boa área de lazer, custos, etc.

2. Considere a localização da propriedade

A localização do imóvel é outro fator determinante. Por exemplo, bairros residenciais tendem a ser mais valorizados, mas para quem quer investir, imóveis em avenidas comerciais podem ser excelentes. Além disso, pense em seu trabalho e a necessidade de deslocamento, pois se trabalha fora, é importante que o bairro seja próximo do escritório ou que ofereça acesso facilitado, com pontos de ônibus, estações de metrô ou vias diretas. Observe também se o bairro possui comodidades, como supermercado, farmácia, padaria e outros comércios que contribuam para sua qualidade de vida.

3. Cheque a documentação

A documentação da propriedade e do vendedor devem ser analisadas pela imobiliária e seu setor jurídico, sendo primordial para garantir total segurança em seu negócio. Vamos explicar quais são as certidões do imóvel mais a frente, mas além delas, é importante observar se há averbação da construção junto ao cartório de Registro de Imóveis, declaração negativa de débitos condominiais, planta baixa, ART do engenheiro responsável pela obra e alvará de utilização, etc. Os documentos do proprietário principais são RG, CPF, certidão de nascimento, certidão negativa de débitos, etc.

4. Analise a estrutura da casa ou apartamento

A estrutura do imóvel é um ponto muito importante, pois de nada adianta adquirir uma casa ou apartamento pelo valor de mercado, mas descobrir depois que deverá reformar toda a propriedade. Portanto, peça uma análise profissional sobre as instalações hidráulicas, elétricas e a condição dos pisos e acabamentos. Além disso, cheque fatores como ventilação, iluminação natural, posição solar, assim como as estruturas das áreas comuns em condomínios.

5. Considere sua saúde financeira

É muito importante que você considere todos os custos relacionados à compra do imóvel, analisando com cuidado sua saúde financeira, a fim de evitar um bolo de neve e ficar endividado no futuro. Portanto, tenha uma reserva para gastos com escritura, registro de imóvel e para as taxas de cartório. Da mesma forma, pense nos gastos futuros, como condomínio, contas de luz, água, manutenções, etc. Dessa forma, você garante uma compra que irá melhorar sua qualidade de vida e bem-estar.

6. Solicite as certidões negativas do imóvel

Aqui você pode contar com o setor jurídico da imobiliária para entender qual é a real situação do imóvel, sendo que infelizmente muitas pessoas deixam de cuidar dessa etapa. Portanto, é primordial solicitar ao proprietário certidões, como:

  • Cartório de Protesto;
  • Ações Cíveis;
  • Falência e concordata;
  • Justiça do Trabalho;
  • CND/INSS (débitos);
  • Executivos fiscais, municipais e estaduais;
  • Certidão de matrícula de inteiro teor;
  • Certidão de ônus e ações reipersecutórias.

As certidões são documentos que irão atestar se a propriedade está ligada a algum financiamento, hipoteca, se está como garantia em alguma dívida, se existem parcelas de IPTU em aberto, etc.

7. Condições de pagamento

É fato que os imóveis têm uma boa tendência de valorização ao longo do tempo, sendo comum encontras as melhores residências com um preço mais elevado. Sendo assim, é fato que nem todo mundo tem a possibilidade de fazer o pagamento à vista. Portanto, o financiamento de imóveis é uma alternativa comum para facilitar a negociação. Para isso, basta entrar em contato com uma instituição financeira, seja ela pública ou privada. Em seguida, apresente os documentos solicitados e aguarde a análise para que o financiamento seja aprovado. Com isso, você consegue comprar o imóvel, mas sem ficar descapitalizado.

Então, agora que sabe quais são os principais pontos para tomar cuidado na hora de comprar seu imóvel, já pode conversar com sua imobiliária. Dessa forma, você terá um suporte completo para sua tomada de decisão, garantindo maior facilidade para fechar o negócio que seja mais vantajoso para seu perfil e necessidades.