arteterapia

Como funciona o processo de arteterapia?

Há várias formas de buscar bem-estar mental – algumas, inclusive, podem funcionar com recurso terapêutico de fato. Portanto, se realizadas com profissionais qualificados e responsáveis, essas práticas favorecem a saúde mental. A Arteterapia é um dos recursos que podem ser integrados aos tratamentos psicológicos com diversos propósitos, como aliviar o estresse ou somente entender as formas de expressão de cada um.

O que é arteterapia?

Assim como sugere o nome, a arteterapia é uma atividade terapêutica que procura o autoconhecimento e o tratamento de estados emocionais e mentais através da arte. Embora tenha relação, não é vista como uma abordagem da psicologia e pode ser executada por pessoas que não são do ramo.

São utilizadas vários meios de expressão artística na arteterapia, com destaque para artes plásticas como desenhos, modelagem, esculturas, pinturas, tecelagem, etc. Mas também são usados outros modelos de arte, como a contação de histórias, criação de personagens, música, entre outros.

É relevante salientar que não é necessário ter talento ou domínio das técnicas para realizar a arteterapia, considerando que seu foco é a expressão simbólica ocasionada pelas artes, não tendo preocupação com a questão estética.

A arteterapia atende todas as idades, mas é constantemente utilizada com crianças por ser uma maneira de estimular e buscar compreender seus sentimentos e conflitos para além da verbalização.

Ao levar em consideração as expressões artísticas, é possível entender que essas reproduzem as experiências vividas, da mesma forma como criam acontecimentos passíveis de serem entendidas pela própria representação, considerando que as percepções manifestadas pelas crianças podem indicar a representação simbólica das experiências nos contextos que vivencia.

Como funciona o processo de arteterapia?

As sessões de arteterapia tem duração de em média 1 hora e pode acontecer de 1 a 2 vezes por semana, segundo as orientações do arteterapeuta para cada paciente. Ademais, elas podem ser em grupo ou individuais.

Conforme a idade da pessoa, as sessões tem duração mais ou menos.

Bebês ou crianças pequenas, por exemplo, têm a consulta voltada a ensinar os pais a estimular a expressão artística da criança.

Em contrapartida, sessões em grupo costumam ter duração de mais de 1 hora, dependendo do número de pessoas.

Quais os tipos de arteterapia?

A arteterapia pode ser classificada conforme o tipo de arte sendo utilizada, como:

Pintura

A arterapia pode ser realizada através da pintura e desenho.

A pintura é uma modalidade muito interessante para a representação dos sentimentos em razão da fluidez dos materiais. O modo que são realizadas as pinceladas e as cores usadas, bem como sua disposição na tela, dizem bastante sobre o que a pessoa está sentindo. Mesmo que seja pinturas abstratas podem transmitir muita informação a um profissional.

Desenho

O desenho não retrata a realidade em si, mas sim a forma como a pessoa enxerga as coisas e como essas percepções afetam o seu dia a dia. Exercitando elementos como coordenação espacial e visual, espaçamento, bem como os assuntos presentes nas imagens, é possível entender alguns conflitos internos que o indivíduo pode ter dificuldade para expressar em palavras.

Assim, os desenhos para desenhar e colorir são ótimos para iniciantes. Mas, existem outras formas de desenho para pessoas com mais habilidade em traços e percepções de espaço.

Contação de histórias

A contação de histórias promove o estabelecimento de vínculos, de empatia e identificação com os personagens apresentados nas histórias. Dessa forma, é uma prática que lida as relações interpessoais, além de promover momentos de relaxamento, descontração, bem-estar emocional e diversão.

Dança

O corpo também é um excelente instrumento para expressar e lidar com as emoções. Uma dança energética pode manifestar sentimentos negativos como a raiva sem que isso afete alguém. Outros sentimentos tanto positivos quanto negativos podem ser manifestados através da dança, ajudando também no autoconhecimento, autoconsciência e na regulação emocional.

Música

A arteterapia pode usar a música para desenvolver a expressão individual.

Da mesma forma que a dança, a música também causa a expressão plena de sentimentos sem afetar ninguém. Pode ser um pouco complicado fazer uma música caso o paciente não possua experiência com isso anteriormente, mas é possível trabalhar elementos musicais, como melodias e ritmos, bem como a percussão do próprio corpo, mesmo com indivíduos que não sabem compor.