como fazer decoração em gesso

Como fazer decoração em gesso: 9 dicas

Você sabia que o gesso é um dos materiais mais versáteis para utilizar em projetos atuais? Esse material incrementa texturas à parede, divide espaços e produz móveis sob medida muito práticos para seu dia a dia. A decoração de gesso é fantástica!

Escolher esse tipo de decoração pode passar diversas mensagens no espaço. Pode deixá-lo mais moderno, sofisticado, aconchegante ou tudo isso ao mesmo tempo. O importante é que o resultado final enobreça com o todo e, especialmente, com a personalidade de quem vive ou atua nesse espaço.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como decorar o seu espaço com gesso. Veja e inspire-se com nossas ideias.

1. Parede 3D 

Há diversas formas de fazer uma parede 3D, a mais fácil é através da decoração com placas de gesso.

A grande vantagem de investir nesse tipo de decoração é que será possível economizar no projeto e obter um resultado maravilhoso para os ambientes que você desejar. 

A diversidade de modelos de decoração com placas de gesso também é vasta. Há modelos abstratos, geométricos e até mesmo os que se assemelham a tijolinhos. 

Sugestão: evite utilizar a parede de gesso para decorar a área externa ou o banheiro. O gesso não é um material muito resistente, pode estragar com facilidade devido à umidade.

2. Divisória de espaços

Grandes casas e no conceito aberto necessitam de divisória de espaço. Para solucionar, invista na parede de gesso decorada, o popular drywall.

Recomendamos a utilização da parede de gesso decorada para separar ambientes pois, além de ter baixo custo, se você desejar trocar a divisória de lugar, basta quebrar o gesso e transformar seu ambiente. Fica bem mais prático na hora de reformar a casa.

A parede pode ser lisa ou para incrementar uma decoração de gesso 3d. Além da decoração em gesso 3D é possível montar um móvel prático para sua rotina, como uma estante. Dessa forma, além de separar os ambientes, a divisória auxilia na organização dos livros, coleções e enfeites maravilhosos no local.

3. Decoração de gesso no teto

Além da decoração de gesso na parede, também é possível montar uma maravilhosa decoração de gesso no teto. 

Há diversas maneiras de montar uma decoração de gesso no teto. A mais fácil é a moldura de gesso, e o que gasta mais é o teto rebaixado com iluminação embutida. Iremos falar sobre elas abaixo:

4. Forro de gesso decorado 

O forro de gesso decorado é bastante usado para esconder imperfeições, rebaixar o teto e colocar mais pontos de iluminação no espaço.

Fazer um investimento no forro de gesso decorado é a opção adequada para esconder a fiação de luminárias, do duto do ar condicionado e até para um cortineiro de gesso na sala ou no quarto.

O grande benefício do forro de gesso é que você consegue organizar projetos criativos e diferentes, em formatos curvos, com iluminações que vão do teto até a decoração de gesso na parede. Use sua criatividade e contrate bons profissionais.

5. Moldura de gesso 

Se você escolheu uma decoração mais modesta, pois o intuito é somente fazer um acabamento no espaço, então utilize a moldura de gesso.

Da mesma forma como outros tipos de decoração com gesso que falamos anteriormente, a moldura também pode ser realizada de diversificadas formas e tamanhos.

A decoração de gesso para sala, por exemplo, pode ter uma moldura mais simples e um maravilhoso lustre no centro do cômodo.

6. Móveis 

Outra maneira de ter uma linda decoração de gesso na parede e além disso, uma decoração funcional, é aproveitando o material para montar móveis sob medida fantásticos, como um closet, uma estante ou móveis da sala.

7. Estante 

Já citamos a estante de gesso anteriormente. É o móvel mais versátil para colocar como decoração. Você pode utilizar a estante no quarto, na sala e até mesmo na varanda coberta, para ter um ambiente de leitura aconchegante. 

8. Closet 

A maioria das pessoas tem vontade de ter um closet, mas como nem todo mundo consegue investir nesse tipo de espaço, a solução é montar um closet de gesso dentro do quarto. 

Utilize a decoração de gesso para quarto com prateleiras grandes e nichos, com bastante espaço para guardar suas roupas. Você também pode colocar um cabideiro ou adquirir uma cômoda com cabideiro para posicionar perto dos nichos e obter ainda mais espaço para seu closet.

9. Painel para TV 

O painel para TV é um ótimo móvel para você montar na decoração de gesso para sala. É possível fazer um painel sob medida, para conseguir aproveitar melhor o espaço para sua TV, e ainda implementar prateleiras ao lado onde ficará lindos enfeites para o espaço.

Além do painel, pense na possibilidade de colocar mesas e aparadores pequenos na decoração de gesso. São muito funcionais, práticos e auxiliam na decoração do ambiente de maneira impecável.