Pensando em se mudar de cidade

Pensando em se mudar de cidade: confira 6 excelentes escolhas de cidades

Você está procurando um local para mais qualidade de vida? Conheça as mais atraentes cidades do Brasil para residir e inicie seu programa de mudança! Veja excelentes escolhas de cidades

Quando se imagina em um município onde a vida é boa, o que se pensa? Ter praias e montanhas ou o que pesa mais é a boa estrutura da região com segurança, uma boa rede de educação e bem-estar? E o que mais faz desse lugar uma das melhores cidades para se viver no país?

Mudar para um novo município pode ser muito decisivo para várias pessoas, uma vez que as mudanças estão sempre associadas a novos dilemas, novas perspectivas, novas pessoas, locais distintos. E para te auxiliar a achar um “lugar ao sol” que combina com o que você procura, neste artigo revelamos os melhores municípios do país para viver e viver feliz para sempre!

Excelentes escolhas de cidades: Como escolher o município perfeito?

Anteriormente ao fazer das malas e entrar em uma nova rotina em outro município, é significativo saber um pouco acerca do que esse local reserva para você e o que ele tem a entregar em suas mais diversas áreas. Em caso de filhos pequenos você deve priorizar coisas como saúde e educação, esse ponto deve ser considerado com tranquilidade antes de escolher.

Agora, se o melhor lugar para você residir é um município que entrega um grande mercado de trabalho, então você precisa considerar isso ao fincar o martelo e fazer uma ótima seleção.


Justamente por isso, agora você deve entender o ranking IDGM (Índice dos Desafios da Gestão Municipal) com as mais interessantes cidades do país, efetuado pela empresa Macroplan. Este inquérito baseou-se em 4 elementos educação, saúde, segurança e saneamento/sustentabilidade. Veja abaixo

1- Maringá

Famosa por suas características e pela qualidade de vida que oferece, Maringá (no Paraná) se destacou no 1º lugar em meio aos melhores municípios do país em 2021.

Mesmo durante os momentos mais difíceis da história da cidade com os dilemas da pandemia de Covid-19 a cidade continua a se desenvolver, assumindo uma posição de liderança em vários indicadores. 

Você conhecia que por estar entre um dos poucos municípios planejados do país e ter uma parcela de Mata Atlântica no perímetro urbano, essa cidade que em breve poderá ser sua nova casa tem um dos mais elevados índices de metros quadrados de área verde por cada morador?? São vinte e seis metros cada. É incrível, não é?

2- Jundiaí 

Jundiaí está no segundo lugar como melhor cidade do país em qualidade de vida, segundo informações do IDGM. Localizada em São Paulo, acaba atraindo sempre mais habitantes. Alguns vão para municípios próximos como Campinas, mas buscam lugares mais tranquilos sem descuidar da praticidade e acessibilidade a outras áreas.

Jundiaí é conhecida por seu saneamento, educação e baixas taxas de mortalidade infantil. Além disso, a pesquisa também contempla vários diferenciais da cidade como o salário médio superior a outros municípios do país, a atratividade de negócios – empresas e profissionais, e o fechamento do ano de 2020 com número positivo de ofertas de vagas de trabalho.

Grandes empresas como a Foxconn igualmente estão localizadas em Jundiaí. Assim, a área tecnológica tem bom desempenho na cidade e entrega ótimas oportunidades para quem anseia trabalhar na região.

3- São José do Rio Preto

Você já escutou falar de São José do Rio Preto? Esse município, que se ressalta pela educação, qualidade de vida, oportunidades de trabalho e rendimento, está localizada no interior de São Paulo e ocupa o terceiro lugar no ranking das mais atraentes cidades do país!

Vários recursos fazem de São José do Rio Preto uma boa referência. Um dos mais significativos é o trabalho no segmento de educação, pois a cidade é bem servida por colégios públicos e privados.

4 – Piçarras

A cidade de aproximadamente 20 mil habitantes do litoral catarinense igualmente está na listagem das pessoas que querem se manter seguras e ter boa qualidade de vida.

Além da segurança ser o ponto forte do município ele ainda apresenta uma visão impressionante diante da urbanização do balneário, que se desenvolveu bastante ao longo dos últimos anos. Tudo isso tornou a cidade mais especial. É possível encontrar excelentes opções de imobiliárias em Piçarras, focadas em vendas e locação de casas e apartamentos para você e sua família.

Se você procura uma cidade que equilibra qualidade de vida, clima gostoso e bonitas vistas, Piçarras é a escolha perfeita.

5- São José dos Campos

Agora é a quinta cidade no ranking entre as mais atraentes do país, que é São José dos Campos. Nos últimos dez anos a cidade, que está localizada no estado de São Paulo e na região do Vale do Paraíba, ocupa a 13ª posição no índice de sustentabilidade/saneamento e a 3ª em educação.

Nessa área, o município está entre os três melhores do país baseado nos índices de excelência, que mensuram o desenvolvimento do ensino fundamental e das crianças matriculadas na educação infantil da rede municipal, além da assistência às crianças de 0 a 3 anos.

6- Franca

Franca está localizada em uma região muito estratégica do Sudeste. No nordeste de SP estão 3 grandes centros econômicos: São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, o que facilitou muito as trocas comerciais entre as capitais.

Franca igualmente se beneficiava por estar perto de Ribeirão Preto, um dos municípios mais opulentos do interior paulista. No entanto, a cidade de Franca se destaca pela produção de calçados e por ter a mais importante escola de basquetebol do país.