Implante dentário

Implante dentário: a diferença entre a porcelana e a resina

Foi-se a época que perder um dente significava ter uma “janelinha” para o resto da sua vida. Hoje, as técnicas de implante dentário estão tão evoluídas que você pode fazer este procedimento em todos os dentes da sua boca, e não apenas em uma ou outra unidade. 

Nos dias atuais, algumas técnicas foram desenvolvidas para tornar o procedimento menos invasivo, tornando-o praticamente indolor. Por isso, se você tem fobia de dentista e está com medo de sofrer durante o procedimento, pode relaxar. 

Além disso, a tecnologia também proporcionou algumas possibilidades para quem vai passar pelo implante, como o material utilizado para substituir o dente. Dentre os principais, estão a porcelana e a resina. 

Mas quais são os benefícios de cada material? Existe algum ponto negativo quando comparamos estes dois modelos? 

Criamos este texto para explicar melhor sobre cada um desses procedimentos, deixando você mais preparado para escolher o material que mais lhe convém. Por isso, faça uma boa leitura!

O que é implante dentário?

Como explicado brevemente no começo deste texto, o implante dentário é um procedimento feito quando ocorre a perda de um ou mais dentes. Neste caso, as raízes são substituídas por um pino de metal e a coroa tem seu efeito sumulado por próteses de porcelana ou resina. 

Este procedimento é feito por meio de uma cirurgia, já que é necessário um pequeno corte na região da gengiva. Entretanto, ele é indolor, pois são utilizadas anestesias locais que impossibilitam qualquer dor. 

Qual a importância do implante dentário?

Bem, pode-se dizer que o implante de dente possui duas finalidades principais: a funcional e a estética. 

Como o implante substituirá o dente caído, ele terá a mesma função do seu antecessor. Por isso, ele também será responsável por ajudar na mastigação dos alimentos e evitará que algo machuque a gengiva exposta pela falta do dente. 

Por outro lado, não se pode esquecer da estética facial, que é muito importante para renovar a autoestima de quem perdeu um dente. Afinal de contas, não é todo mundo que se sente bem em ficar com uma “janelinha” na fase adulta. 

Porcelana ou resina: qual escolher?

Agora que nós já conversamos mais sobre o que é implante dentário e quais são as funções deste procedimento, precisamos falar sobre o tema deste texto. Ou seja, vamos entrar no assunto sobre qual material escolher. 

Então, vamos falar sobre cada uma delas:

  • A porcelana é um tipo de cerâmica, muito resistente e de fácil camuflagem com os outros dentes, já que imita a cor do esmalte depois de uma boa limpeza. Esse material é difícil de desgastar, mas a sua restauração é mais complexa. Além disso, os implantes de porcelana são mais caros;
  • Em contrapartida, a resina imita muito mais os dentes, já que podem ser feitos com diversas cores. Entretanto, esta característica pode ser negativa, pois são fáceis de serem manchados e perderem o brilho. Os implantes de resina, embora sejam mais acessíveis, estão mais sugestivos a desgastes com o passar do tempo. 

Entendeu as diferenças básicas entre os materiais? Mas saiba que, independentemente de ser de porcelana ou resina, o implante dentário é um procedimento que renova a sua autoestima e deve ser procurado sem medo e receios. Compartilhe este texto com seus amigos e familiares e confira mais conteúdos do nosso blog!