Casa ou apartamento

Casa ou apartamento? Qual a melhor opção

Muitas vezes você que está em busca de um imóvel, se pegou na dúvida sobre decidir entre casa ou apartamento e continuou sem saber qual seria o ideal baseado em seu perfil, né?

De fato, essa é uma escolha difícil e se baseia exclusivamente nas suas preferências e estilo de vida, pois a estrutura de ambos é intrínseca. 

Este perfil deve levar em consideração os futuros moradores, gênero, idade, relação entre as pessoas, desejos, atividades / afazeres, cotidiano e prioridades. Traçado este perfil, deve-se atentar aos prós e contras de cada um dos tipos de moradias abaixo, vamos aos principais pontos de cada uma.

Casa ou apartamento: vantagens e desvantagens

Geralmente esta é a escolha por grandes famílias que priorizam espaço acima de tudo, buscam muitos quartos, salas grandes para acomodar a todos, também é a escolha por pessoas que buscam ter uma área para realizar eventos sociais ou até pelos que têm animais de grande porte devido à área de quintal.

Vantagens de morar em casa

Minha casa, minhas regras: Você quem deverá tomar as rédeas das escolhas que deseja fazer e isso inclui decidir o que fazer sem precisar consultar e agradar gregos e troianos.

Sem taxa condominial: Este é um custo que você não terá, pois pagará apenas aquilo que utilizar. Geralmente esta taxa nos edifícios se refere à administradora condominial, que fica responsável pela segurança, limpeza, manutenção, jardinagem e às vezes gás.

Privacidade: Casas geralmente possuem paredes independentes do imóvel vizinho, logo você não terá pessoas questionando o seu barulho ou ouvindo com nitidez os seus ruídos comuns do dia a dia.

Liberdade de mudança: Você pode realizar reformas e ampliações sempre que desejar já que não deve satisfação e nem precisa de opiniões.

Sem burocracia: O que você deseja fazer, é só ir lá e fazer. Não são necessárias reuniões para decidir por nada.

Menos problemas com vizinhos: Já que o morador do lado não está tão próximo, os entraves são menos prováveis.

itensdecasa.com

Desvantagens de morar em casa

Mais espaço, mais cuidados: Por geralmente terem uma metragem maior, demandam mais cuidados e mais tempo para dar conta de tudo.

Manutenção: São feitas pelo proprietário do imóvel, então ele tem toda a responsabilidade pela iniciativa em fazer, logo se tiver algo de errado, ele quem deverá custear por completo.

Segurança: Caso seja do interesse do morador ele deve contratar por conta própria, o que gera um custo a ele.

Área de lazer: Diferentemente dos condomínios, as casas não possuem áreas de convivência para todas as faixas etárias e caso o morador tenha interesse, este deve implantar.

Apartamento

Já esta escolha geralmente é feita por pessoas que buscam as facilidades e praticidade de ter acesso a equipamentos e desfrutar de estrutura que só seriam possíveis e a baixo custo nesta escolha.

Uma vantagem do apartamento é que você pode contar com uma imobiliária em Jaraguá do Sul para te ajudar na escolha. 

Vantagens de se morar em apartamento

Praticidade: se mostra bastante atrativa para os que buscam ter acesso aos espaços que facilitam no dia a dia, como pista de Cooper, playground, entre outros. 

Além de ter acesso à equipe de manutenção, tais como jardineiro, faxineiro que estarão fazendo a manutenção do condomínio mês a mês.

Preço mais atrativo: são mais baratos que casas, visto que toda estrutura disponibilizada, é compartilhada com os demais moradores, assim como quaisquer manutenções também serão rateadas pelos condôminos. A forma de pagamento, principalmente quando se adquire na planta, é bastante facilitada.

Socialização: é uma das comodidades de se morar em apartamentos, ter mais pessoas próximas e provavelmente com interesses semelhantes ao seu. As áreas de convivência são criadas com este propósito, estimular que todos vivam em comunidade.

Segurança: ter equipamentos e vigilância 24h, nestes tempos, nos trazem bastante alívio, como rondas no condomínio, porteiros controlando os acessos para evitar que pessoas desconhecidas adentrem o condomínio.

Facilidade: a população de um edifício é relativamente significativa num bairro, logo para oferecer suporte a essas pessoas, o número de comércios e serviços nas proximidades crescem.

Melhor qualidade de vida: nota-se que à medida que as pessoas têm acesso a uma gama de facilidades e praticidade, socialização e segurança elas vivem melhor e mais tranquilas. 

Desvantagens de se morar em apartamento

Regras: para quase tudo há regras e assembleias para tomadas de decisão. Os que não respeitam, podem sofrer punições e até penalidades financeiras.

Pouco espaço privativo: o seu espaço pessoal se resume ao apartamento, caso queira desfrutar de mais espaço terá que dividir com os demais condôminos.

Taxa condominial: ela é um compromisso de todo morador e mesmo sendo para facilitar a vida de todos, tem-se que saber que para sempre ela deverá ser paga.

Ruídos: o som íntimo que o seu vizinho faz, pode ser um estrondo para você, então esteja preparado para relevar alguns incômodos.

Conclusão

Por fim, esses são os principais fatores que podem te ajudar nesta escolha, então pesar na balança é fundamental para não errar na definição do espaço que melhor vai se encaixar baseado em seu perfil.