Posso usar pomada anestésica para depilação a laser

Posso usar pomada anestésica para depilação a laser?

Se você está em busca de uma pomada anestésica para depilação a laser, é bastante provável que imagine que este tipo de depilação cause bastante dor durante as sessões. Nesse caso, ainda que alguns tipos de laser para depilação realmente possam causar um certo desconforto, a verdade é que a maioria deles não oferece este tipo de incômodo durante as sessões, sendo excelentes opções para as pessoas que sofrem com a sensibilidade muito alta da sua pele, em especial, nos locais onde será realizada a depilação.

Contudo, vale a pena falar um pouco mais sobre a pomada anestésica para depilação a laser e a relação que ela possui com a depilação e o laser utilizado no procedimento, pois você poderá entender sobre como este item será útil ao longo do processo, assim como também irá conhecer um pouco mais sobre o método de depilação a laser. Sendo assim, para saber mais sobre todas as informações que nós reunimos, bem como desmitificar o laser para depilação, recomendamos continuar lendo este texto e tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento. Abaixo, você conhecerá um pouco mais sobre a técnica.

O que é e como funciona a pomada anestésica para depilação a laser?

No mercado, é possível encontrar uma grande variedade de pomadas, inclusive as anestésicas, que, como o nome sugere, têm o efeito de anestesiar a área onde são aplicadas. É comum encontrar anestésicos locais em farmácias sem receita médica, pois as pomadas são usadas para outros fins além de serem destinadas a métodos de depilação (sim, não é só para lasers).

Entre eles, para quem tem alta sensibilidade na pele e deseja fazer uma tatuagem ou piercing, ou até mesmo o alívio tópico da dor sob a orientação de um médico. As pessoas que sofreram queimaduras usam as pomadas que aliviam o desconforto por até 4 horas.

Recomenda-se aplicar 30 minutos antes de cirurgias como tatuagens ou piercings. O ingrediente ativo deste anestésico local é a lidocaína, um de seus nomes comerciais pode ser conhecido como a “xilocaína”, mas também existem felipressina e vários outros.

Como ocorre em qualquer medicamento do mercado, existem contraindicações de uso da pomada anestésica para depilação a laser. Isso faz com que seja bastante comum entre as pessoas que acreditam que a depilação a laser é dolorosa se perguntarem se há necessidade de usar este medicamento. Além do mais, algumas pessoas também utilizam essas pomadas para realizarem os demais tipos de depilação, como a gilete ou cera.

Afinal, preciso usar a pomada anestésica para depilação a laser?

Pois bem, o efeito anestésico elimina o desconforto na superfície da pele e faz a diferença em vários casos. No entanto, na hora de escolher o laser certo, não é necessário usar esse método alternativo para se sentir indolor, pois o método em si é quase imperceptível. Como exceção, se você é um alergista, pode considerar fazer isso, mas podemos garantir que, com o laser adequado, você não precisará de truques para reduzir o desconforto.

Na clínica de estética, você será avaliado antes de iniciar o tratamento e verificado se há alguma condição que o impeça de realizar o método. Se não, não há motivo para se preocupar, principalmente porque utilizam as ferramentas mais modernas do mercado, aliando eficácia a resultados praticamente indolores. Sem falar que o procedimento começa em uma frequência definida para que você não sinta muito desconforto e seu corpo possa se acostumar com isso.

A depilação utilizando laser dói?

Uma dúvida muito comum entre as pessoas que irão passar por esse procedimento é se ele costuma doer. De forma simples, podemos dizer que as ferramentas mais novas do mercado permitem a realização de todo procedimento de forma indolor. Sendo assim, o máximo que pode acontecer é uma irritação e vermelhidão no local. Portanto, você não precisa se preocupar se a depilação a laser dói.

Depilação a laser: principais orientações para quem pretende realizar o procedimento

Se você vai passar pelo procedimento de depilação a laser, saiba que é importante tomar alguns cuidados e ficar por dentro das principais orientações que os profissionais oferecem. Abaixo, você pode conferir as orientações pré, no dia e pós depilação a laser:

Antes da depilação a laser

  • Se você tiver ido à praia ou passado por um procedimento de bronzeamento artificial, saiba que é indicado aguardar pelo menos 30 dias para fazer a depilação a laser;
  • Caso esteja fazendo uso de ácido glicólico ou retinóico no local da depilação, especialistas apontam que você deve suspender até 2 semanas antes de se submeter ao tratamento;
  • Se estiver passando por um tratamento para espinhas que utiliza o roacutan, é necessário informar ao médico quanto tempo faz que você parou, bem como aguardar pelo menos 6 meses até passar pela depilação a laser;
  • Também é necessário informar ao profissional se você está grávida, tendo em vista que o laser não é indicado para mulheres gestantes;
  • Você não deve se depilar com cera ou lâmina por pelo menos 1 mês antes do procedimento;
  • A depilação a laser deve ser agendada com pelo menos 1 mês de antecedência.

No dia do procedimento

  • Raspe o local a ser depilado, de modo a deixar apenas um pouco de pelo para que o médico faça uma avaliação da espessura e da cor;
  • Cheguei no local do atendimento com 15 minutos de antecedência, para que seja possível fazer o preparo da área que será depilada;
  • Assine o termo de consentimento que é fornecido no dia da avaliação.

Após o procedimento

  • Após o procedimento, você não vai precisar de curativos na região;
  • Caso sinta algum tipo de desconforto, é recomendado colocar gelo no local por no máximo uma hora;
  • Faça uma aplicação de cremes e pomadas hidratantes em toda a área depilada por cerca de duas vezes durante o dia ao longo de três dias;
  • Os pelos que forem expulsos pela pele devem ser removidos com uma pinça;
  • Evite a exposição prolongada ao sol sem a utilização de filtro solar, pois a área está sensível e o sol pode causar sérias queimaduras no local.