Guia completo para códigos de vestimenta

Guia completo para códigos de vestimenta

O código de vestimenta ajuda você a entender como escolher a roupa perfeita para o evento que você vai participar. Isso, é claro, deve ser escolhido de acordo com a hora do dia ou da noite, o local e o contexto da ocasião solene.

É importante e de bom gosto respeitar este código de vestimenta, pois oferece distinção, coerência e tem o papel de uniformidade para um evento, juntamente com o respeito oferecido ao anfitrião de quem recebeu o convite para participar. 

Descubra agora quais são os códigos de vestimenta mais importantes, irresistíveis e invejáveis ​​para cada evento especial da sua vida. Esteja sempre no centro das atenções e desfrute de uma roupa de festa muito especial! 

Código de vestimenta de gravata branca 

Os trajes femininos e masculinos “White Tie” raramente são solicitados, estando especialmente presentes em eventos únicos e muito especiais na vida de todos, como galas de premiação, cerimônias, jantares, casamentos de luxo ou bailes exclusivos. Para as mulheres, as roupas “White Tie” exigem vestidos de noite longos, cuja bainha não deve ultrapassar o tornozelo. 

As roupas podem ser completadas com um par de luvas compridas, jóias brilhantes e bolsas atraentes e irresistíveis ! Os trajes masculinos “White Tie” são caracterizados por um fraque, camisa e colete brancos, gravata borboleta branca e sapatos elegantes , de couro e irresistíveis, independentemente do evento que você participar! 

Código de vestimenta black-tie 

“Black Tie” é um código de vestimenta formal, mas um pouco mais descontraído do que “White Tie”. Senhoras e senhores usarão vestidos longos e elegantes ou vestidos de cocktail. No entanto, o material do vestido importa muito para a roupa feminina, sendo as texturas mais populares a seda, o tafetá, e brocado ou a organza. As joias também devem ter um visual brilhante, luxuoso e discreto para realçar a beleza! 

Por outro lado, os homens ainda podem usar fraque, e o colete não é mais obrigatório. Recomenda-se que a gravata borboleta seja preta ou na cor da roupa. Há também exceções em que os homens podem usar um elegante terno preto ou cinza escuro, feito de tecido fino, em detrimento do fraque, mas isso será mencionado no convite para participar. 

Junto com o código “Black Tie”, há também o guarda-roupa “Black Tie Optional”, que oferece uma liberdade extra na escolha da roupa. As mulheres podem usar vestidos com comprimentos decentes ou até mesmo optar por uma calça elegante.

Os homens usarão um terno, a gravata borboleta pode ser substituída por uma gravata. Recomenda-se que os calçados femininos e masculinos sejam elegantes, de couro. 

Código de vestimenta para coquetel 

O dress code “Cocktail” oferece um visual especial a todos os convidados, pois esbanja elegância, delicadeza e graça, além de uma sensação de distanciamento, liberdade e conforto, sendo, claro, um dress code permissivo.

Senhoras e senhores podem optar por vestidos, um fato com calças, ou mesmo macacões, e quando se trata de calçado, existe uma vasta gama de modelos: por mais que os tênis femininos sejam confortáveis, não adequados para esta ocasião, mas você pode escolher desde sapatos de salto alto ou de salto baixo a sandálias de primavera ou botas e botas elegantes para a estação fria. 

Os homens podem optar por um terno slim preto, cinza escuro, azul marinho ou mogno, juntamente com uma camisa branca, gravata e sapatos de couro. Os trajes relacionados ao dress code “Cocktail” são permissivos, então você pode brincar com as texturas, cortes, cores e estampas, mas também levar em conta o tema, horário e local do evento! 

Código de vestimenta “semi-formal” 

O código de vestimenta “Semi-formal” é frequentemente encontrado em festas de verão, festas no jardim, eventos especiais à beira-mar ou até tardes de noite passadas em um terraço no centro da cidade. A roupa deve denotar elegância, beleza, além de um toque casual e relaxante.  

Ou seja, as mulheres podem usar maxi, midi ou mini saias e vestidos, calças ou macacões. Como a maioria das festas de jardim são realizadas no gramado ou em superfícies cobertas de areia ou pedras, é aconselhável optar por sandálias, sapatos e sapatos modernos com plataforma ou sem salto.  

Para os looks masculinos, você não precisa mais pensar na gravata ou nas cores sólidas do terno, mas pode criar contrastes de cores que destacam sua personalidade, junto com novas peças de vestuário, como calças feitas de outros materiais que não o tecido, jeans pretos com uma jaqueta elegante, jaqueta, blazer, camisa ou até mesmo uma camiseta monocromática. 

Código de vestimenta “casual” 

O código de vestimenta “Casual” oferece um visual relaxante, leve e elegante ao mesmo tempo. Tudo depende do tema, local e horário do evento! Você pode usar jeans, saias ou vestidos elegantes, sejam eles acompanhados de acessórios discretos e discretos, sapatos casuais ou saltos altos.

O guarda-roupa masculino é muito parecido com o “Semi-casual”, então tudo que você precisa fazer é escolher uma roupa casual, com elementos elegantes e confortáveis ​​e você está pronto para se divertir! 

Então, se você quer estar sempre no centro das atenções, não importa qual evento, festa ou atividade você participe, leve em consideração as recomendações de códigos de vestimenta elegantes, semi-formais e casuais e escolha sempre o guarda-roupa que se adapte às suas necessidades, desejos e personalidade!

Seja um coquetel, um casamento ou até mesmo uma gala de premiação, esteja sempre preparado para lembranças inesquecíveis, bom ânimo e, claro, ótimas fotos para as redes sociais!