Famoso Caminho de Moises está localizado no nordeste do Brasil

Famoso Caminho de Moises está localizado no nordeste do Brasil

Esse é um espetáculo da natureza que acontece poucas vezes por ano, e está localizado em Maragogi, nordeste do Brasil.

Esse espetáculo da natureza, conhecido como Caminho de Moisés é uma bancada de areia que só se forma quando a maré está no nível mais baixo possível, mas precisamente entre 0.0 ou 0.1, formando um corredor de areia, dividindo o mar. O fenômeno acontece na praia de Barra Grande em Maragogi, uma das mais bonitas da região.

Como a maioria das pessoas já sabem, esse nome “Caminho de Moises”, vem de uma passagem bíblica do livro de Êxodo, onde Moises toca o mar com seu cajado e o dividi em dois, fazendo que o seu povo passe pelo meio do mar aberto, escapando do povo egípcio. Essa bancada de areia tem uma extensão de mais de 2000m mar adentro.

A bancada de areia formada pelo Caminho de Moises é cheia de pedrinhas e conchinhas do mar, que deixa a caminhada ainda mais gostosa e bonita, as pedrinhas não atrapalham em nada a caminha, muito pelo contrário, fica tudo mais lindo, e o melhor, o Caminho de Moisés pode ser feito por todas as idades, durante a maré mais baixa do dia. Imagine um mar com águas calmas, azul e cristalina, sem dúvidas é um passeio delicioso e vai encantar a todos que por lá passarem.

Durante a caminhada, você irá encontrar diversos vendedores ambulantes, em jangadas ou a pé, vendendo vários tipos de drinks, água, água de coco, espetinhos e frutos do mar. Você pode ir só com trajes de banho e um smartphone já que 99% aceitam pagamento via pix, você consegue ir até o limite do Caminho de Moises sem se preocupar com alimentação e hidratação. Vale ressaltar que todos lá são muito rígidos com o descarte correto do lixo, então por favor não esqueçam de descartar o lixo nos lixeiros flutuantes espalhados por todo caminho.

Vamos ressaltar que o Caminho de Moises é o único dos passeios em Maragogi que só pode ser conhecido de acordo com a tabua da maré, e são poucas vezes no ano que isso acontece, então se você está planejando uma viagem para Maragogi, não esqueça de dá uma olhada na tábua da Maré, procure visitar o caminho de Moises e as piscinas naturais com a tábua da maré entre 0.0 e 0.1 no máximo 0.2.

Se você não entende a tabua da maré, peça ajuda algum guia ou agente de viagem, peça para ele verificar o dia e o horário em que a maré estará 0.1 ou 0.2, e se planeje para ir pelo menos uma hora antes para que você possa fazer todo o percurso do caminho de Moises sem se preocupar se a maré vai encher quando você estiver bem mar adentro e poder retorna com segurança.

Dicas de Segurança

Seguindo o que falamos nesse artigo, sobre ir uma hora antes, não tem risco, mas saber nadar é uma excelente dica de segurança, e também não vá só, é sempre recomendado ir acompanhado. Quando a água estiver acima do tornozelo é um sinal que está na hora de voltar. Passe no máximo uma hora pelo Caminho de Moises. É tempo suficiente para você e sua família aproveitar e retornar com segurança para a costa.

Como chegar no Caminho de Moisés Maragogi?

Ao chegar em Maragogi você tem que se locomover para a Praia de Barra Grande, podendo ir de carro, taxi ou buggy. Para facilitar a chegada até a Barra Grande, você pode contar com a ajuda de GPS/Waze. Para quem vai de carro, é possível estacionar nas redondezas sem custo algum.