Energia fotovoltaica

Energia fotovoltaica, quais os benefícios

Atualmente, estamos vivendo uma crise ambiental, afinal, o mundo explorou tanto os recursos naturais da nossa natureza que sobrecarregou o ecossistema. Dessa maneira, precisamos de opções menos prejudiciais para o ambiente.

Portanto, uma das alternativas é a energia fotovoltaica, o mercado possui uma disposição para oferecer energia solar, visto que o tema é tão comentado e procurado nos dias atuais.  

A dúvida que fica é se os benefícios compensam o uso da energia fotovoltaica, uma vez que a mesma possui um investimento alto.   

Na verdade, é possível ver no mundo inteiro que a todo momento as pessoas estão investindo mais nesse modelo de energia voltada para os recursos que são naturais, e qual o melhor exemplo disso se não a luz solar?

Para compreender melhor sobre o que estamos falando, vamos detalhar alguns pontos sobre esse tema para você.

Não sabe qual imóvel ideal para colocar energia fotovoltaica? Uma boa imobiliária, poderá te ajudar a entender mais sobre o assunto.

Então, depois de todo o entendimento, você poderá decidir o que é mais benéfico em sua situação, seja no dia a dia ou financeiramente.

Quais os benefícios desse sistema de energia solar?

Como foi mencionado acima, o sol é um recurso renovável interessante a ser investido, pois ele está disposto o tempo inteiro para nós.

A fim de aproveitar isso da melhor forma possível, é preciso buscar por opções que façam uso do sol como o recurso principal para produzir aquilo que foi decidido.

Entre todos os benefícios da energia solar, sem dúvidas é a sua renovação podendo ser utilizada todos os dias, desde que haja sol. A energia fotovoltaica pode reduzir drasticamente a conta de luz, dependendo do tamanho do sistema.

Com o sistema de energia solar, você usufrui alguns benefícios, como os seguintes.

Fornecimento de energia descentralizado

Com o sistema solar, (a maioria) a eletricidade é consumida onde é gerada. Isso alivia a carga nas redes de energia e tende a garantir que menos linhas de alta tensão tenham que ser construídas para o transporte de eletricidade.

Maior independência

A energia solar autogerida faz de você um gerador de energia, não apenas para seu próprio uso, mas também como fornecedor para a rede pública quando você está gerando mais eletricidade do que você consome. Assim, os futuros aumentos nos preços da eletricidade das empresas de energia perdem pelo menos parte de seu consumo.

Retorno financeiro

Ao vantagem financeira das energias fotovoltaicas vem de duas fontes: a economia na conta de luz por meio de menos energia comprada e a remuneração pela eletricidade que é alimentada na própria rede pública.

Baixo desgaste

Um sistema fotovoltaico praticamente não tem peças móveis, razão pela qual a manutenção são gerenciáveis durante a vida útil de 20 a 25 anos. No entanto, espera-se uma substituição antecipada do inversor.

Ajudando o meio ambiente

Sistemas fotovoltaicos retiram energia do sol e a convertem diretamente em eletricidade. Em contraste com as usinas convencionais, elas não emitem CO2 com efeito climático e, portanto, funcionam 100% neutras em termos climáticos.

Com o aquecimento global acima de 2 graus Celsius, as consequências são imprevisíveis e podem haver efeitos desastrosos, como a secagem das barragens.

Ao escolher um sistema fotovoltaico, você se torna um protetor climático ativo e ajuda a alcançar as metas de proteção climática, reduzindo suas emissões pessoais de CO2 e, assim, limitando o aquecimento global.

Não polui

Um dos benefícios da energia fotovoltaica em comparação com a energia tradicional é a sua limpeza.

A utilização do sistema fotovoltaica produz energia reduz o impacto ambiental que é causado com energia gerada através das hidrelétricas.

Energia fotovoltaica boa alternativa

Se a rentabilidade é um fator importante, mas você ainda não quer fazer sem que possua uma estética legal. O sistema embutido pode ser a solução.

Como resultado, o cenário é semelhante em termos de custos de aquisição e instalação. Em novos edifícios, é cerca de 10 a 20% mais caro do que um sistema fotovoltaico normal.

Em edifícios antigos, os custos aumentam significativamente, semelhantes às telhas solares, quando telhas velhas e ainda intactas devem ser removidas e descartadas.

Reutilizável

A energia fotovoltaica pode ser utilizada através de muitas maneiras e indefinidamente por meio de estruturas e também sistemas que produzem e transformam essa energia em outros que facilitam a vida cotidiana.

Podem ainda promover projetos industriais, como nos setores automotivo e satélite.

Além disso, proporciona mais rendimento e, portanto, é muito mais econômico. Não esqueça que os custos de instalação também são menores.