Quais os diferentes tipos de deck para usar em casa

Quais os diferentes tipos de deck para usar em casa?

O deck é um elemento presente nas áreas externas das residências, sendo responsável por promover sofisticação e aconchego aos ambientes. Nesse sentido, ao procurar imóveis junto à imobiliária, é comum que as pessoas valorizem aqueles com decks, presentes em áreas como piscina, jardim ou varanda, sendo excelentes para relaxar, tomar sol e apreciar os momentos em meio à natureza. No entanto, também é comum adquirir uma propriedade e realizar a instalação do deck posteriormente. Mas, para isso, é necessário considerar diversos fatores, assim como entender sobre os tipos disponíveis no mercado. 

Portanto, se você pretende realizar a instalação de deck em casa, continue acompanhando o post de hoje para conhecer os diferentes tipos e escolher aquele que mais se adequa às suas necessidades, preferências e perfil.

1. Deck de madeira modular

O deck de madeira modular é um dos queridinhos do momento, sendo feito com peças quadradas com encaixe padrão macho e fêmea. Ele ainda possui uma base de plástico, a fim de evitar o contato direto entre a madeira e o solo, o que garante maior durabilidade e qualidade. Sua instalação é muito prática e, por isso, é bastante procurado, não exigindo mão de obra especializada e, inclusive, pode ser feita pelos próprios moradores. Além disso, devemos lembrar ainda que esse deck é removível, ou seja, pode ser utilizado em diferentes ambientes da casa ou até mesmo ser levado para um novo imóvel. 

2. Deck de cimento ou cerâmica

Para quem quer maior praticidade no dia a dia, o deck de cimento ou cerâmica é excelente. A principal vantagem desses modelos é sua durabilidade, possuindo longa vida útil, além de promover um efeito sofisticado ao ambiente. No entanto, devemos deixar claro que a instalação exige mão de obra especializada e pode ser mais cara. Isso porque, ela também demanda a construção de uma base para receber o deck. Mas, ainda assim, o investimento é interessante, visto que esse tipo não exige nenhum tipo de manutenção. Portanto, você deve colocar na balança os prós e contras para escolher a melhor opção. 

3. Eco deck

O eco deck é um termo utilizado para peças que são fabricadas em PVC ou outros materiais renováveis, em vez da madeira. Sua principal vantagem é que é extremamente resistente à umidade, ao contrário da opção tradicional. Como consequência, a manutenção é mais simples, pois não precisa ser envernizado de tempos em tempos, como acontece com a madeira. Seu acabamento imita muito bem o material original, mas é uma alternativa mais sustentável e acessível. 

4. Deck interno

Por mais que o uso mais tradicional do deck seja nas áreas externas, como falamos, é totalmente possível inovar com o projeto e realizar sua instalação em ambientes internos. No escritório em casa, por exemplo, pode ser mais confortável instalar o deck, visto que a madeira possui a vantagem de ser isolante térmico, ou seja, os ambientes não ficam quentes e nem frios. Além disso, o deck também combina com churrasqueiras e até mesmo banheiros, desde que receba o tratamento adequado, para evitar o contato com a umidade. Obviamente, é importante considerar o estilo da decoração do imóvel, pois caso contrário pode deixar os espaços pesados. Contudo, quando bem planejada, a decoração se torna elegante e promove total conforto aos moradores. 

5. Deck de madeira tradicional

O deck tradicional também é feito de madeira, sendo feito com réguas compridas e individualizadas. Aqui, elas podem ser acompanhadas de uma estrutura previamente pronta, o que promove um efeito clássico e aconchegante para a área externa. No entanto, sua instalação exige uma equipe especializada, a fim de obter o melhor resultado. Além disso, esse deck é indicado para promover sensação de amplitude, pois há menos emendas. 

Onde utilizar os diferentes tipos de decks?

Independente do tipo de deck que escolher, é possível aproveitá-lo de diferentes formas. Como já falamos, até mesmo em ambientes internos ele pode ser bem utilizado, desde que o projeto seja elaborado com atenção. Sendo assim, confira abaixo algumas das principais maneiras de utilizar o deck em casa, seja ele de madeira, PVC, cerâmica ou cimento:

  • Ideal para quartos e home office, promovendo conforto térmico e acústico;
  • Na cozinha e principalmente na área gourmet;
  • Salas e home theaters; 
  • Banheiro, promovendo conforto tátil para os pés e segurança, por ser antiderrapante;
  • Terraços e pergolados.

Então, agora que você conhece os principais tipos de decks para usar em casa, já pode avaliar as características de cada um para escolher qual é a melhor opção para você. É importante considerar não apenas o investimento inicial, como também a qualidade do material, durabilidade, necessidade de manutenções, assim como o estilo que pretende para determinado ambiente. Sendo assim, nossa dica é contar com a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores, a fim de garantir um projeto totalmente personalizado e adequado para suas necessidades, preferências e orçamento.