Ferramentas gratuitas para analisar seu site

Ferramentas gratuitas para analisar seu site – Confira as 3 principais!

As ferramentas gratuitas para analisar seu site podem mudar e muito a sua visão sobre os seus resultados. Mas, e quais são essas ferramentas? Elas são realmente gratuitas ou somente parte delas funciona dessa forma? Como podemos utilizá-las a nosso favor para construir cases mais sofisticadas e detalhadas para nossos clientes?

O SEO chegou há pouco tempo com bastante força no Brasil. Para falar a verdade, cerca de 5 anos atrás ainda pouco se falava sobre o assunto. Ainda hoje, por mais que seja um assunto muito difundido, a comunidade de profissionais que trabalham com SEO Curitiba continua pequena quando comparada com outras técnicas e serviços.

É muito comum, por exemplo, que grandes profissionais se conheçam nesse meio e indiquem outros profissionais uns aos outros. Porém, para que o SEO dê certo, é necessário utilizar boas ferramentas para analisar sites em geral, não somente de seus clientes, mas também os seus pessoais.

SEO é a abreviação para Search Engine Optimization, que em tradução literal quer dizer Otimização para os Motores de Busca. As ferramentas mostram a você quais são as melhores keywords, quais links você deve tirar de seu site e outros detalhes que ajudam justamente a otimizar seu conteúdo e site para os principais motores de busca.

Portanto, caso queira saber quais são as ferramentas gratuitas para analisar seu site, recomendamos que nos acompanhe até o final dessa leitura. Vamos explicar tudo o que você precisa saber, para assim possa usar a ferramenta ao seu favor. Leia com a gente, vamos lá!

3 principais ferramentas gratuitas para analisar seu site

Em primeiro lugar, tenha em mente que nada realmente gratuito possui alta qualidade, principalmente quando comparado com ferramentas pagas. Além disso, a grande maioria das ferramentas não são gratuitas, mas sim fornecem algumas funcionalidades de forma gratuita, com limite diário de uso. Deu de entender? Não? Explicamos abaixo contando quais são essas ferramentas. Leia:

SemRush

O plataforma SemRush é uma das mais completas para quem deseja analisar o seu site próprio ou então de seus clientes. Trata-se de uma ferramenta paga em dólar, mas que possui algumas pesquisas e serviços que podem ser feito com um limite diário em seu cadastro pessoal.

Por lá, é possível encontrar palavras-chave que podem ser relevantes para o seu site, conferir as primeiras posições que seu site está ranqueando, saber quais são os seus principais concorrentes e, acima de tudo, conferir quanto de tráfego você já possui em seu site.

Como mencionado, a plataforma limita o uso gratuito, mas ainda sim é possível realizar 10 pesquisas diárias, independentemente do tipo. A nossa recomendação é que você faça mais de uma conta com e-mails diferentes, assim, a cada e-mail de cadastro novo, mais 10 pesquisas diárias são somadas.

Ahrefs

O Ahrefs é outra das ferramentas gratuitas para analisar o seu site. É muito semelhante ao SemRush, mas, enquanto esse último está focado mais na questão orgânica, dando-lhe informações precisas sobre seu tráfego, buscas e CPC de determinada palavra-chave, o Ahrefs possui maior foco no SEO offpage.

Na plataforma, você consegue relatórios incríveis de links não somente seus, mas também de seus concorrentes. Dessa forma, pode usar essas informações para fortalecer a esfera de link building dos sites de seus clientes ou do seu próprio.

Novamente, possui apenas algumas pesquisas gratuitas diárias, mas que podem ser aumentadas conforme o número de perfis cadastrados por e-mail que você possuir, ou seja, quanto maior for o número de cadastros, maior é o número de pesquisas disponíveis.

Moz

A última das ferramentas gratuitas para analisar o seu site das 3 principais de hoje, é o Moz. O Moz é uma ferramenta que poucas pessoas usam no âmbito de SEO. Na realidade, bastante gente usa, mas esse número é ínfimo em relação a quantidade de pessoas que trabalham com SEO, deixando de aproveitar todo o potencial da ferramenta.

Um dos benefícios que o Moz nos fornece é a possibilidade de conferir a porcentagem de spam de determinado site ou domínio. Dessa forma, se você vai trocar links com um site e esse percentual estiver muito alto, pode acabar trazendo problemas para seu domínio em longo prazo. Uma boa ideia é usar essa funcionalidade para analisar domínios expirados antes de comprá-los.

Outra função que o Moz possui e chama muita atenção, são seus dados sobre a autoridade de um domínio. Em geral, são dois: PA e DA. A primeira se refere a autoridade da página (Page Autority) e a segunda a autoridade do domínio (Domain Autority). Novamente, são dados válidos para análises de sites antes de comprar domínios ou trocar links.

Assim como as outras plataformas anteriormente mencionadas, o Moz disponibiliza 10 pesquisas gratuitas antes de ser necessário pagar, porém não são pesquisas diárias, mas sim mensais. Dessa forma, o número de contas tem que ser ainda maior se você precisa usar o Moz frequentemente. Até a próxima!