Posso derrubar uma parede do seu apartamento sem danos

Posso derrubar uma parede do seu apartamento sem danos?

É fato que os espaços dos apartamentos estão cada vez menores e cada vez mais as pessoas procuram alternativas para ampliar o ambiente e garantir o melhor aproveitamento do imóvel. Nesse sentido, derrubar uma parede pode ser uma solução para ampliar o cômodo, sendo algo muito utilizado por arquitetos e designers de interiores. No entanto, isso não é tão simples quanto parece, visto que é necessário contar com um profissional especializado para analisar o projeto estrutural de todo o prédio. Sendo assim, continue acompanhando o post de hoje e entenda quando é possível derrubar a parede de seu apartamento.

Quais paredes posso demolir no apartamento?

Obviamente, é necessário ter o acompanhamento dos profissionais especializados no assunto para analisar o seu caso em específico. Isso porque, é extremamente perigoso para a estrutura do prédio, que foi construída com o cálculo estrutural, se alguma parede for removida sem o devido estudo. Sendo assim, confira abaixo os diferentes tipos de paredes e quando você pode fazer a demolição:

Alvenaria estrutural

Esse é um sistema construtivo em que as paredes são responsáveis por manter o edifício de pé. Ou seja, são elas que sustentam o prédio e por isso, alterar a planta para um conceito aberto irá causar problemas estruturais em toda a construção. Além disso, derrubar uma parede que tenha essa função também acarreta em problemas como a dificuldade de alocar pontos elétricos e hidráulicos. Portanto, nesse caso, não há a possibilidade de derrubar esse tipo de parede.

Sistema construtivo convencional

Nesse modelo, o sistema construtivo envolve pilar, vigas e lajes, sendo possível ter maior liberdade em relação às alterações. Esse tipo de estrutura é composto por pilares que são colunas, travessas ou vigas que se apoiam sobre os pilares, e as lajes que são os pisos apoiados sobre as vigas.

Aqui, as paredes possuem função apenas de vedação, fechamento e compartimentação e por isso, elas podem ser derrubadas sem causar problemas. Obviamente, vamos ressaltar novamente a importância desse trabalho ser feito por um engenheiro ou arquiteto.

No entanto, esse tipo de construção ainda precisa de atenção. Isso porque, ainda que as vigas e pilares sejam o apoio do edifício, as paredes de vedação causam uma sobrecarga na estrutura e, como consequência, a estrutura acaba se “apoiando” nelas. Portanto, caso sejam demolidas, podem surgir trincas nas paredes que perderam o apoio. Ainda que não sejam motivo de grandes preocupações, devem ser tratadas imediatamente para evitar que evoluam para fissuras ou rachaduras.

Cuidados antes de derrubas uma parede do apartamento

A primeira recomendação antes de decidir derrubar a parede é entender o seu tipo, como já explicamos acima. As paredes comuns são mais fáceis de serem demolidas, pois possuem vigas e pilares de sustentação. Contudo, devemos lembrar que esses elementos não serão retirados, somente a parte composta por tijolos e cimento.

Já as paredes estruturais são mais complicadas, pois são feitas com blocos de concreto e responsáveis por suportar toda a estrutura. Contudo, elas são mais comuns em casas. Mas, ainda assim, é essencial ter em mãos a planta do imóvel em mãos antes de realizar qualquer tipo de reforma a fim de evitar o desmoronamento ou qualquer outro acidente na propriedade.

Por fim, não se esqueça de considerar os materiais adequados para realizar a demolição das paredes e garantir a melhor experiência.

Então, agora que você sabe a diferença entre os tipos de parede, já pode verificar com o condomínio qual é a de seu apartamento. Mas, além disso, é essencial contar com a ajuda de profissionais especializados, como arquiteto ou engenheiro. Dessa forma, você garante total segurança para você e os outros moradores do prédio, assim como um projeto totalmente personalizado para o que deseja.