8 cidades para quem gosta do frio para morar

8 cidades para quem gosta do frio para morar

Ainda que o Brasil seja um país tropical, com suas dimensões continentais, ele abriga diferentes tipos de cidades e climas. Inclusive, muitos brasileiros preferem o frio do que o calor, procurando lugares para morar que atendam a essa preferência e, dependendo do caso, necessidade. No entanto, é fato que existem muitos municípios espalhados por nosso país, fazendo com que a escolha seja ainda mais difícil. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com 8 cidades para quem gosta do frio morar.

1. Gramado, Rio Grande do Sul

Muitos procuram uma imobiliária em Gramado, seja para investir ou garantir maior qualidade de vida no dia a dia. Inclusive, com a pandemia do COVID-19, muitos trocaram seus imóveis nos grandes centros pelos disponíveis na cidade. Considerado o destino de inverno mais visitado do Brasil, Gramado reúne um charme único com suas flores, frio e romance, além de possuir heranças gastronômicas e arquitetônicas das culturas italiana, alemã e portuguesa. Com chocolates de alta qualidade, vinhos coloniais, culinária típica e moderna, Gramado conta com excelentes opções de lazer e economia aquecida, sendo uma cidade completa para quem quer morar.

2. Serra Negra, São Paulo

Localizada a apenas duas horas e meia da capital do estado, Serra Negra é uma pequena cidade turística, mas que conquista a todos os seus visitantes, principalmente aqueles que gostam de frio. Por estar em meio às montanhas, o município tem um clima muito aconchegante, além de contar com diversos bares e restaurantes de alta qualidade.

3. Curitiba, Paraná

Curitiba é uma cidade excelente para quem gosta do frio, com clima ameno durante a maior parte do ano, mas com temperaturas mais baixas no inverno. Aqui, os parques amanhecem branquinhos nessa época, com grama coberta de geada junto com o nevoeiro e os primeiros raios do sol surgindo no horizonte. Mas, além de todo esse charme, a capital paranaense conta com excelente IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), promovendo para sua população alta qualidade de vida, incentivo ao lazer, cultura, sustentabilidade, etc.

4. Poços de Caldas, Minas Gerais

A mais de 1200 metros de altitude, Poços de Caldas está localizada no sul de Minas Gerais em meio a montanhas. Com uma vegetação vasta e abundante, seu clima de montanha faz com que ela seja um dos melhores destinos de inverno do país. Mas, além disso, durante todo o ano as temperaturas são amenas e agradáveis. Poços de Caldas ainda conta com excelentes opções de lazer e economia aquecida, sendo ideal para quem quer morar em um lugar com clima de interior, mas com confortos de cidade grande.

5. Campos do Jordão, São Paulo

No interior de São Paulo, Campos do Jordão é uma cidade muito famosa, conhecida, inclusive, como Suíça Brasileira devido à arquitetura de suas construções. Mas, além disso, o clima também faz jus ao apelido, considerado um dos mais frios do estado e do Brasil. No inverno, a temperatura média é de 4˚C e você pode aproveitar ao máximo os diversos bares e restaurantes espalhados pela cidade. Vale lembrar ainda que geadas são comuns nessa época do ano, tornando tudo ainda mais aconchegante.

6. Monte Verde, Minas Gerais

Monte Verde possui um clima ainda mais interiorano do que as outras cidades de nossa lista, com muitas montanhas e paisagens incríveis para admirar. Se você deseja morar na região, saiba que opções de lazer não irão faltar, assim como bons restaurantes e contato com a natureza. O turismo é a principal fonte de economia, mas para quem trabalha de home office, Monte Verde é um ótimo lugar para morar com qualidade de vida.

7. Urubici, Santa Catarina

Localizada na Serra Catarinense, Urubici atrai muitos turistas, principalmente nos meses mais frios do ano, como junho, julho e agosto. Extremamente gelada, a cidade passa por temperaturas negativas, geadas e neves esporádicas nessa época, criando paisagens incríveis. Para quem quer morar na cidade, vale destacar que ela é bem pequena, mas oferece diversas opções de lazer, principalmente ligadas à natureza, como a Cascata do Avencal, Morro da Igreja e Pedra Furada, Cascata Véu da Noiva, Cânion do Espraiado, Morro do Campestre, Rio Sete Quedas, etc.

8. Foz do Iguaçu, Paraná

Por fim, Foz do Iguaçu é famosa por abrigar as Cataratas do Iguaçu e os centros comerciais na fronteira com o Paraguai. No entanto, a cidade é mais do que isso, com diversas opções de passeio e atrações incríveis para todos. Além disso, oferece excelente qualidade de vida para seus moradores, economia aquecida e boa qualidade de serviços públicos, como saúde, segurança e educação. Para os amantes do frio, os termômetros costumam registrar 5˚C no inverno.

Então, agora que você conhece algumas das melhores cidades para quem gosta do frio morar, já pode escolher qual será seu novo lar. Lembre-se de avaliar não apenas o clima da região, mas também a qualidade de vida promovida aos moradores, assim como a economia e oportunidades.