Pequenas reformas: Faça você mesmo

Onde moramos diz muito sobre nossa personalidade, cada cômodo reflete nossa essência e nosso estilo. Assim como mudamos o visual, cortamos o cabelo ou compramos uma roupa para expressar nossa identidade, reformar a casa também faz parte das mudanças.

As reformas são caracterizadas por qualquer alteração realizada para fins de aprimoramento ou melhorias em uma edificação.

Considerando que a qualidade da construção é um dos fatores determinantes para necessidade ou não de reformas.

No entanto, muitas pessoas acham que reformar a casa é sinônimo de trabalho e gastos, mas isso não é verdade. Às vezes pequenas mudanças podem ser realizadas de forma simples e o melhor, com economia.

Neste artigo você vai descobrir como colocar a mão na massa e fazer sua própria reforma gastando pouco, além de deixar sua casa mais agradável e com sua cara.

Como iniciar uma reforma?

Primeiramente, vamos falar sobre a importância da elaboração de um projeto de reforma.

Podemos dizer que o projeto é caminho pelo qual as atividades serão executadas, monitoradas e controladas, garantindo assim que os objetivos reformam sejam alcançados.

Tendo em vista que ao longo da sua execução o projeto pode sofrer adaptação e ser reformulado de acordo com a necessidade de cada um.

Sendo assim, antes de iniciar uma reforma, é preciso fazer uma análise de tudo que você tem ou precisa em sua casa. Inclua tudo que é importante para você, principalmente os móveis e objetivo de decoração.

De antemão, vai uma dica: os móveis podem ser reformados, então antes de desfazer deles avalie se existe a possibilidade de dar uma repaginada.

Mudar as paredes com tinta ou papel de parede é uma atividade simples que traz grandes resultados.  Além disso, tapar pequenos buracos passando massa corrida e lixa, para fazer acabamento, deixam o resultado ainda melhor.

Mas, lembre-se que se identificar algum ponto de infiltração durante a reforma é preciso investigar a fundo, pois pode ser algo mais grave. Por isso, é importante avaliar e identificar a situação real de sua residência antes de iniciar uma reforma.

Em seguida, quando já estiver com tudo preparado é hora de executar o projeto, iniciando pela compra dos materiais necessários para iniciar a obra.

Cozinha

Cozinha: a cozinha é o cômodo mais importante da casa, e geralmente, a beleza está na mobília, então se tiver dentro do seu orçamento dê preferência para armários planejados, pois são mais fáceis de adequar ao espaço.  Uma boa dica é pintar os azulejos e pisos ao invés de quebrá-los para trocar.

Se não puder trocar os móveis é possível reformá-los colocando adesivos nos armários e geladeiras.

Quartos

Quartos: Os quartos são sempre mais fáceis de reformar, a ideia é trocar a cama antiga por uma mais estilosa, mudar a cortina, incluir quadros e plantas na decoração. Além disso, pintar a parede ou aplicar papel de parede contribui para um ambiente mais aconchegante.

Sala

Sala: a reforma da sala pode iniciar com pinturas nas paredes. Uma dica é optar pelo efeito monocromático ou pintar uma parede de cor diferente. Você também pode trocar as cortinas e as capas das almofadas.

Acrescente também plantas e luminárias com lâmpadas dicroicas para destacar objetos ou quadros.

Banheiro

Banheiro: para iniciar a reforma do banheiro é preciso observar as condições em que o ele se encontra, se possui vazamentos ou infiltrações nas paredes e pisos, caso esteja tudo certo você pode começar a pensar no revestimento.

A escolha da tinta é muito importante, sempre dê preferência para tons neutros. A iluminação é muito importante para dar vida ao ambiente. Utilize materiais em metais coloridos nas torneiras, acabamento do registro, chuveiro, toalheiros, ralo para banheiro, dentre outros.

Área externa ou varanda

Área externa: a melhor opção para área externa é criar um ambiente cheio de vida e harmonia, por isso invista em plantas como trepadeiras e flores. Você também pode reformar móveis como cadeiras para acrescentar na decoração.

Conclusão

Fazer uma reforma nem sempre é um bicho de sete cabeças. Neste artigo, você pode aprender dicas simples de como reformar sua casa, sem gastar rios de dinheiro.

Por isso, sempre que pensar em mudar faço o planejamento do projeto antes de executá-lo. Além disso, quando for comprar os materiais, procure fornecedores confiáveis, e avalie sempre o custo benefício do produto.

Contudo, não podemos deixar de citar a loja virtual Ralo Linear que disponibiliza produtos com preços acessíveis, e melhor sem necessidade de obra para fazer a troca, como a  Grelhas Elleve e Grelhas Novii.

Pois nada melhor que complementar a decoração escolhendo o melhor ralo para área externa e  ralo para banheiro.

Pequenas reformas