melhores cidades de santa Catarina para viver bem

15 melhores cidades de santa Catarina para viver bem

De acordo com o IDHM – índice de Desenvolvimento Humano Municipal, separamos para você as melhores cidades de Santa Catarina para viver bem. Para tanto foi considerado, a qualidade de vida, educação e o padrão de vida dos moradores.

1 Itapema

A capital dos ultraleves é uma das preferidas para o turismo, e também para se viver. Com ótima localização, uma cidade segura e encantadora. Chama atenção por sua infraestrutura e mercado imobiliário em constante crescimento.

Muitas pessoas estão buscando por apartamento em Itapema, pra usufruir melhor da qualidade vida, curtindo a natureza mais de perto.

2 Florianópolis

A capital catarinense também entrou na lista, e por sinal com a melhor colocação segundo o IDHM. A cidade que é apreciada pela praias, sempre com muitos turistas, de amplo comércio e economia sempre em alta.

3 Balneário Camboriú

O que a Dubai brasileira pode oferecer além dos arranha céus? Qualidade de vida, educação, e excelente padrão de vida. Com pouco mais de 125 mil habitantes Balneário Camboriú é uma das cidades preferidas pelos turistas.

4 Joaçaba

Apesar de não estar localizada no litoral, Joaçaba está na lista das melhores cidades de Santa Catarina para viver bem. Com cerca de 28 mil habitantes está no Oeste Catarinense. A cidade de destaca na agropecuária e indústrias no ramo agrícola.

5 Joinville

Joinville é o município mais populoso do Estado de Santa Catarina, carinhosamente também chamada de “cidade das flores” por consequência existe a tradicional festa das flores que ocorre na cidade há mais de 70 anos.

Outro festival de destaque no mundo inteiro é o da Escola do Teatro Bolshoi com alunos de vários países.

6 São José

A cidade de São José está localizada na região metropolitana próxima a capital, logo, é populosa com cerca de 225 mil habitantes ocupando o quinto lugar na economia do Estado. Sendo também uma ótima cidade para se viver.

7 Rio Fortuna

Uma típica cidadezinha do interior, com aproximadamente 4.500 habitantes, sendo que boa parte ainda vive em área rural. Cercada de montanhas e vales Rio Fortuna é um encanto tanto para visitar ou morar.

8 Blumenau

Sem dúvidas Blumenau é uma das cidades preferida pelos turistas. É aqui que acontece o tradicional Oktoberfest, com aproximadamente 310 mil habitantes, a “pequena Alemanha” possui forte influência na tradição e cultura.

9 Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul está entre os principais polos industriais de Santa Catarina, empresas renomadas no Brasil possui endereço na cidade. Festas populares, envolve os moradores atraindo visitantes, populosa com aproximadamente 160 mil habitantes, é uma das melhores cidades de Santa Catarina para morar.

10 Rio do Sul

O Vale do Itajaí é um encanto e está no roteiro turístico de muitas pessoas, na economia a indústria de metal mecânico, confecções e eletrônico ganham espaço.

Para manter a cultura germânica viva, acontece anualmente a Kegelfest, a Festa do balão. Rio do Sul é cercada de rios, para quem quer tranquilidade morando no Vale precisa vim para Rio do Sul.

11 São Miguel do Oeste

São Miguel está no extremo Oeste catarinense, com aproximadamente 40 mil habitantes, é uma ótima cidade do interior para viver bem.

Apesar de pequena a economia da cidade é movida pela agropecuária e indústrias do setor metal mecânico.

12 Concórdia

Concórdia está a 450 KM de Florianópolis sendo a terceira maior do Oeste de Santa Catarina, liderando a produção em nível nacional de aves e suínos. A qualidade de vida nesta cidade é alta, sendo uma das principais cidades para se viver em de Santa Catarina.

13 Tubarão

Curiosamente a cidade de Tubarão possui esse nome devido ao Rio Tubarão que corta o município. Estâncias termais na região atrai muitos turistas, além do passeio de trem.

14 Itajaí

Itajaí é uma cidade conhecida em todo território nacional, situada na foz do Rio Itajaí- Açu. Primeiro foi os portugueses que chegaram aqui, depois veio alemães.

Sendo o 2º maior Porto do Brasil no transporte de contêineres e cargas, e ainda é o maior exportador de carnes congeladas do Brasil. Itajaí apesar da grande movimentação voltada para as atividades marítimas, é ótima opção para viver.

15 Brusque

Assim como outras cidades já citadas aqui, Brusque possui boa parte da sua economia voltada para as indústrias de metalmecânico, porém, possui ainda outras fontes significativas como a indústria têxtil e comércio local. 

Brusque apesar de ter sido colonizada pelos germânicos, sofreu forte influência de povos como irlandeses, americanos, italianos, poloneses e britânicos.

A Fenarreco é a festa anual mais esperada, vindo gente de todos os lugares para participar, a Festa do Marreco acontece em outubro, comidas típicas não faltam, atrações para todos os gostos.

Então gostou de conhecer um pouco mais sobre as melhores cidades de Santa Catarina para viver bem? Confira nosso Blog para outras dicas legais como esta. Até a próxima!