Descubra quais são os benefícios e as melhores empresas para quem deseja ser jovem aprendiz

O chamado programa Jovem Aprendiz surgiu como uma iniciativa que visa inserir jovens no mercado de trabalho de forma legalizada.

O programa ganhou rapidamente uma grande aderência de empresas, órgãos governamentais e dos próprios jovens, que consideram essa opção como uma boa forma de ingressar no mercado de trabalho.

Mas, você conhece de fato o programa Jovem Aprendiz?

Neste artigo vamos falar o que é e como funciona a iniciativa, além de informar quais são as 5 melhores empresas para se trabalhar como jovem aprendiz no Brasil hoje em dia.

Vale a pena conferir!

O que é e como funciona o programa Jovem Aprendiz

Em 2005 a lei que institucionaliza o programa Jovem Aprendiz, também chamado de Aprendiz Legal, foi regulamentada e entrou em vigor.

Com ela, empresas de grande e médio porte têm obrigação de contratar até 15% do seu percentual total de funcionários através dessa modalidade.

Para ingressar no programa, o jovem precisa ter entre 18 e 24 anos de idade, e estar matriculado em um curso técnico ou de graduação.

A vaga de emprego acessada deverá ter atividades correlatas ao curso que o indivíduo está fazendo, por se tratar de um contrato de aprendizagem.

O jovem aprendiz geralmente só precisa trabalhar meio período e tem o restante do tempo regulamentar, que pode ser de até 8h por dia, para se dedicar aos estudos. 

Já o salário recebido é uma bolsa com valor que geralmente gira em torno da metade do salário mínimo vigente.

O contrato firmado prevê a regularização do jovem, com assinatura de carteira de trabalho, e pode ter até dois anos de duração total.

Esse programa é uma ótima forma de inserir jovens no mercado de trabalho, já oferecendo experiência na área de estudo, além de garantir direitos trabalhistas como férias, 13º e recolhimento da contribuição para INSS.

Por outro lado, os empresários que contratam os jovens aprendizes, têm o seu fardo aliviado porque não precisam pagar tantos impostos para a contratação da mão de obra dos jovens, uma vez que a lei que implementa o programa prevê isenções nesse sentido.

Melhores empresas para ingressar como Jovem Aprendiz

As grandes empresas brasileiras são as que mais oferecem vagas de Aprendiz Legal, uma vez que possuem uma maior quantidade de funcionários.

Elas são também os melhores ambientes para se trabalhar, por terem estrutura suficiente para acomodar os seus colaboradores.

Veja abaixo 5 dessas gigantes, algumas delas com presença em praticamente todos os municípios do país, e entenda porque elas são as melhores para quem deseja ingressar no Jovem Aprendiz!

Correios

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou apenas Correios, é uma das melhores instituições para se ingressar como jovem aprendiz.

Nos Correios geralmente são aceitos estudantes dos cursos de Administração e Logística, que têm todos os direitos assegurados, além de receberem extras como auxílio-transporte e auxílio-alimentação, quando necessário.

Para saber mais sobre os processos seletivos para jovem aprendiz dos Correios, acesse o site oficial da instituição.

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal é o maior banco público em atividade no país e, portanto, oferece muitas vagas para jovens aprendizes todos os anos.

Os processos seletivos para o programa são feitos por instituições parceiras da caixa e para saber mais sobre eles é necessário acessar o site do banco.

Jovens que estejam cursando Administração, Economia e outros cursos correlatos aos serviços bancários, são os elegíveis para ser Jovem Aprendiz na Caixa.

Bradesco

Reconhecido como um dos maiores bancos privados da América Latina, o Bradesco hoje possui um grupo que comporta várias empresas, se tornando assim uma ótima opção para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho de forma segura.

Para ser Jovem Aprendiz do Bradesco o indivíduo precisa estar cursando Administração, Economia ou qualquer outro curso na área de finanças, secretariado e atendimento ao cliente, principalmente.

No site oficial do banco constam as informações sobre os processos seletivos para novos jovens aprendizes.

Riachuelo

A Riachuelo é uma das maiores lojas de departamento do Brasil, atuando no ramo varejista. A instituição é conhecida por proporcionar uma ótima experiência a quem ingressa no seu programa de jovens aprendizes.

Para se inscrever em processos seletivos do tipo, o estudante precisa acessar o site da Riachuelo, ou procurar por alertas de abertura de novos processos em sites especializados.

Os cursos aceitos são Administração, Secretariado, Finanças, Moda e outros, principalmente os relacionados a atendimento ao cliente.

C&A

A C&A é uma empresa que revolucionou o mercado de vestuário do Brasil, tornando-se a maior loja de departamentos com atuação no país e com uma capilaridade incrível no território nacional.

Para trabalhar como Jovem Aprendiz na C&A o estudante precisa estar cursando Bacharelado em Administração de Empresas ou algum curso técnico voltado ao dia-a-dia da instituição.

Para saber mais detalhes sobre os processos seletivos, acesse o site da C&A.

Conclusão

O programa Jovem Aprendiz dinamizou o mercado de trabalho brasileiro, dando dignidade a muitos jovens que antes não viam perspectiva de futuro.

Ao longo desse artigo você pôde entender a dinâmica dessa iniciativa e a sua importância. Bem como, conheceu os melhores lugares para se ingressar na jornada de Aprendiz Legal.

jovem aprendiz