As principais tendências do mundo digital

As 5 principais tendências do mundo digital em 2022

Ninguém tem dúvidas de que o mundo digital é o futuro. Mas o que precisamos entender é que ele já é real e afeta nossas vidas de diferentes maneiras. Afinal, a internet e as constantes inovações tecnológicas estão transformando o cotidiano humano.

Você está pronto para aproveitar todos os benefícios e comodidades dessa nova era? Este post traz 5 tendências do mundo digital para 2022 que mudarão sua forma de pensar e agir. Já pensou em não precisar mais assinar documentos físicos ou até apostar em um bolão online?

Existem avanços em todos os campos e você poderá conhecê-las melhor agora. Confira!

Bem-vindo ao mundo da transformação digital!

Bem-vindo ao mundo da transformação digital!

Talvez você ainda não saiba, mas há uma projeção de que, até 2025, o mercado de transformação digital cresça muito e seus investimentos ultrapassem a faixa dos R$17 trilhões em todo o mundo. Sabe por quê? Porque isso é uma tendência e uma exigência do consumidor moderno.

Na prática, a conquista de um mundo mais digital é um caminho sem volta. Afinal, tem tudo a ver com a própria evolução da sociedade e de suas demandas.

Quem não se adapta a essa nova realidade perde diversas oportunidades. Isso porque, o grande objetivo por trás de tudo isso é simplificar nosso dia a dia, otimizando nosso tempo e nos proporcionando mais conforto e comodidade.

As 5 maiores tendências do mundo digital para 2022

Quando o assunto é tendências do mundo digital, o que esperar para 2022? Este ano tem algumas características importantes, pois deve ser marcado por uma retomada da economia e a consolidação de alguns hábitos e práticas que foram impulsionados pela pandemia.

Exatamente por isso, podemos esperar recursos e tecnologias que nos dão mais liberdade e reduzem a necessidade do contato físico. Quer saber o que o futuro tem reservado para nós? Acompanhe!

1. Assinaturas digitais

As assinaturas digitais não são um recurso novo, mas a verdade é que seu uso ainda era limitado. Algumas empresas já adotam a ideia, mas o consumidor precisa entender todo o seu potencial.

Em 2022, isso deve se tornar realidade. Com a digitalização de documentos e a necessidade de firmar contratos pela internet, é fato que mais pessoas vão recorrer aos certificados digitais e aos sites de assinaturas.

Assim, contratos de locação, prestação de serviços educacionais e contratos de trabalho serão assinados digitalmente, sem sair de casa. Trata-se de uma evolução importante, capaz de iniciar uma nova era.

2. Bolão online

Caminhando na mesma direção, veremos a popularização do bolão online. Afinal, o brasileiro adora apostar na loteria, mas pegar filas, perder tempo e ainda se expor a aglomerações são questões difíceis de serem evitadas em casas lotéricas.

Com isso, a ideia de fazer uma aposta pela internet, sem precisar sair de casa, é realmente inovadora. Já temos sites que oferecem essa comodidade aos seus clientes e ainda dão benefícios extras, como diversas formas de pagamento.

Portanto, o sonho de ganhar na loteria pode ficar mais simples de ser alcançado em 2022. Essa é uma tendência que vale a pena ser acompanhada de perto e, claro, integrada ao nosso cotidiano.

3. 5G

O mundo digital depende da internet, então é compreensível que exista uma real necessidade de ela se tornar mais rápida e estável. Com mais pessoas acessando a rede e executando tarefas do dia a dia, não há como fugir dessa evolução.

O 5G já está em operação em diversos países do mundo. O ano de 2022 deve ser o marco para sua entrada definitiva no Brasil. Em breve teremos uma internet móvel de ponta, que nos garantirá uma conexão de qualidade onde estivermos

4. Hiper Automação

Automação e transformação digital caminham lado a lado. É difícil viver em um mundo digital sem recursos automatizados, pois quando falamos de um, o outro logo surge.

Nesse cenário, a hiper automação é uma forte tendência. Empresas de diversos segmentos devem investir ainda mais na ideia — da indústria aos pequenos negócios. Como consequência, todos nós desfrutaremos de processos mais rápidos, eficientes e automatizados.

Pesquisas já demonstram que 80% dos CEOs estão pensando sobre o assunto e pretendem acelerar seus investimentos em inovação. Aliás, para a Gartner, essa é a grande tendência tecnológica de 2022 e se baseia no aprendizado de máquina, AI (Inteligência Artificial) e IoT (Internet das Coisas).

5. Soluções sem contato e pagamentos digitais

As tendências do mundo digital para este ano incluem o surgimento e a popularização de soluções sem toque, como as refeições sem contato e pagamentos digitais.

Restaurantes, cafeterias e padarias deverão estudar maneiras de garantir o distanciamento social na hora do pedido. Isso inclui não só a compra online e o delivery, como pedidos feitos da mesa, sem a necessidade de conversar com o atendente

A ideia é que o cliente tenha acesso ao cardápio online e faça o seu pedido por meio do seu próprio smartphone. O QR Code é a ferramenta que viabiliza tudo isso e ajudará a reduzir o tempo de espera e filas, já que o próprio pagamento pode ser feito de forma autônoma.

Sobre isso, vale dizer que o setor bancário vem investindo bastante no desenvolvimento de sistemas para pagamento digital. Com isso, espera-se que o volume desse tipo de transação atinja mais de R$40 milhões em 2022. Obviamente, isso exigirá ainda mais da internet.

Esteja pronto e aproveite o mundo digital!

Como vimos, o mundo digital não é mais uma mera suposição. A cada dia, novos recursos e tecnologias surgem para nos mostrar como nossa vida pode ser impactada e transformada por meio da inovação.

O interessante é que todos podemos ser beneficiados. Empresas, indústrias e consumidores finais terão à sua disposição aquilo que precisam para crescer, se relacionar e aproveitar melhor seu tempo. Esteja pronto para isso, pois 2022 está apenas começando!