7 cidades brasileiras para conhecer cachoeiras

É fato que o Brasil é riquíssimo em belezas naturais e as cachoeiras são uma das que mais cativam e impressionam os visitantes. Afinal, as quedas d’água envoltas pela mata criam um cenário único e memorável, conquistando os amantes da natureza. Por todo o território brasileiro, o que não faltam são cachoeiras incríveis e de tirar o fôlego, variando no tamanho, acesso, além de serem próprias para banho ou apenas contemplação. Sendo assim, sabemos que pode ser difícil escolher seu próximo destino e justamente para te ajudar, no post de hoje vamos te mostrar 7 cidades brasileiras para conhecer cachoeiras.

1. Rio do Sul, Santa Catarina

Rio do Sul é uma importante cidade da região do Alto Vale do Itajaí, estando bem próxima do Vale Europeu catarinense. Com economia bastante aquecida e natureza preservada, o município é a união perfeita de desenvolvimento e meio ambiente, fazendo com que cada vez mais pessoas procurem uma imobiliária em Rio do Sul a fim de se instalar de vez na cidade. Para os amantes da natureza e que buscam por cachoeiras, a Cachoeira da Magia é uma das mais bonitas, com queda d’água de 35 metros de altura. No local é possível praticar esportes radicais, como rapel, tirolesa e pêndulo, além de poder usufruir de uma estrutura com camping, trilhas e piscinas naturais.

2. Pirenópolis, Goiás

Essa é uma das cidades mais antigas de Goiás, envolta pela Serra que originou seu nome e montanhas cobertas pela vegetação do cerrado rupestre. Com diversas cachoeiras, a cidade já ficou famosa internacionalmente devido às belezas das mais de 80 cachoeiras, quase todas abertas à visitação. Inclusive, justamente por sua localização geográfica, ela possui baixa salinidade e águas cristalinas, sendo ideais para um bom banho. A maior parte está em reservas ecológicas, possuindo boa estrutura para visitação, além de cobrar uma taxa de entrada.

3. Foz do Iguaçu, Paraná

Eleita Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, Foz do Iguaçu com certeza não poderia ficar de fora de nossa lista. Fazendo divisa com Argentina, as Cataratas do Iguaçu são um conjunto de 275 quedas d’água que formam um dos mais belos cenários de todo o mundo. Mas, além da grande atração, existem ainda algumas outras cachoeiras que podem ser conhecidas pelos roteiros exclusivos criados recentemente. O Iguassu Secret Falls é um passeio no qual você irá conhecer mais de 10 cachoeiras, além de hidromassagens naturais, rios e trilhas.

4. Brotas, São Paulo

A apenas 240 km da capital paulista, Brotas é uma pequena cidade, mas que oferece um dos melhores cenários para os amantes da natureza. Inclusive, conta com diversas atrações de turismo de aventura e ecoturismo, sendo o destino ideal para quem gosta de adrenalina. Para quem quer contemplar as paisagens e tomar um banho refrescante, são diversas opções de rios e cachoeiras. A maior parte está aberta para visitação, possuindo ótima estrutura, sendo 11 cachoeiras com quedas de tamanhos variados.

5. Chapada dos Veadeiros, Goiás

A Chapada dos Veadeiros é um dos lugares mais bonitos do Brasil, a 1600 metros de altitude e com mais de 300 cachoeiras para serem exploradas, principalmente nos municípios de Alto Paraíso, Cavalcante e Vila de São Jorge. Inclusive, ela é conhecida como Berço das Águas. A mais famosa queda é a Cachoeira Santa Bárbara, com 30 metros e que chama atenção pelas águas verdes-esmeraldas e piscinas naturais. Além dela, se destacam também os Saltos do Rio Preto, com 120 e 80 metros de altura, que juntas formam um poço de 300 metros de diâmetro. Nossa dica, portanto, é contar com o auxílio de um guia especializado a fim de garantir os melhores passeios.

6. Bonito, Mato Grosso do Sul

Esse é um dos destinos mais famosos do Brasil quando se fala em ecoturismo, com grutas e rios de tirar o fôlego, além de belas cachoeiras. A Boca da Onça é a maior queda do estado, possuindo 156 metros de altura. Além disso, a cidade ainda abriga o Parque das Cachoeiras, e para conhecer é necessário realizar uma trilha. Ao longo do percurso são 7 paradas para banho em cachoeiras e piscinas naturais do Rio Mimoso.

7. Visconde de Mauá, Rio de Janeiro

Entre Minas Gerais e Rio de Janeiro está a bela vila de Visconde de Mauá, considerada um verdadeiro reduto de paz e natureza. Com atrativos naturais incríveis e a 1300 metros de altitude, ela abriga mais de 100 cachoeiras catalogadas. A Cachoeira do Escorrega é a mais famosa, sendo um tobogã natural de 30 metros de pedra bem lisinha e ideal para se divertir e tomar banhos relaxantes.

Então, agora que você conhece algumas das cidades brasileiras com cachoeiras, já pode escolher seu próximo destino. Lembre-se de criar um bom planejamento para garantir os melhores preços de viagem, além de evitar correrias chatas de última hora. Afinal, uma viagem deve ser voltada para o descanso e relaxamento, certo?

cidades brasileiras para conhecer cachoeiras