Capuccino cremoso

Capuccino cremoso: saiba porque essa bebida é sinônimo de perfeição

Uma xícara de capuccino cremoso, de acordo com o famoso barista italiano Giacomo Vanelli, é “uma macia perfeição”.Essa maciez descrita por Giacomo é alcançada por meio do leite cremoso que faz um casamento perfeito com o café espresso.

Embora existam inúmeras teorias para sua origem, a mais conhecida é sobre uma homenagem feita aos frades capuchinhos, ou capuccino em italiano. O corte de cabelo destes religiosos lembrava a “coroa” da bebida, que é formada pelo café espresso que envolve perfeitamente o leite na xícara.

Outra história muito difundida faz referência ao frade Marco D’Aviano, que atuou no combate das batalhas de Viena. Depois da vitória contra os otomanos, o frade recebeu como recompensa grãos aromáticos e escuros, que produziam um café amargo para o seu paladar.

Para suavizar o sabor marcante, foi acrescentado leite, resultando em uma nova bebida, que em sua homenagem recebeu o nome de capuccino. Confira!

Qual a combinação ideal de ingredientes para o capuccino cremoso?

Diferentemente das possíveis origens do capuccino, que são pouco comentadas e imprecisas, o seu preparo é muito discutido. Na Itália, o Instituto Nazionale Espresso Italiano procura, de forma legal, certificar que a combinação ideal para o capuccino cremoso para uma xícara de 150 ml seja de:

  • 25 ml de espresso;
  • 125 ml de leite.

Outro fator importante é a temperatura, que deve variar de 4ºC a 55ºC durante o caminho do bico de vapor, que é a condição para que a bebida adquira uma textura aveludada e cremosa.

No entanto, há outros profissionais, como o barista que ficou em 2º lugar no Campeonato Brasileiro de Baristas, Bruno Ferreira Silva, que acredita que sejam necessários de 30 a 35 ml de espresso para um bom capuccino.

Além dessa medida, Bruno faz algumas ressalvas quanto ao modo de preparo, como:

  • Para que o líquido fique homogêneo é preciso que seja acrescentada uma boa camada de leite vaporizado sobre o café;
  • O café deve ser incorporado ao leite à medida que a bebida é apreciada.

Embora existam algumas variações na fórmula para a preparação desta bebida, a importância de manter uma proporção entre o café e o leite, é reconhecida de forma unânime pelos especialistas.

É exatamente essa proporção que diferencia o capuccino cremoso das demais bebidas feitas a base de espresso, como o mocha e o latte macchiato, por exemplo.

Lembrando que o sabor do capuccino cremoso pode variar, já que a gama de cafés disponíveis no mercado, possibilita uma variedade de aromas e sabores.

A qualidade do leite utilizado é fundamental, uma vez que esse ingrediente é o principal responsável por dar a aparência cremosa da bebida.

Logo, o leite fresco e com maior quantidade de gordura, irá proporcionar uma textura mais espessa, como também contribuir para uma aparência mais homogênea e brilhante.

Além disso, o aspecto visual é de suma importância, principalmente nos concursos de baristas, ou seja, uma falha na “coroa” do capuccino pode prejudicar a nota final do profissional.

Quais alimentos harmonizam bem com o capuccino cremoso

Sem dúvidas o capuccino cremoso pode e deve ser consumido sozinho, despertando as melhores sensações não apenas ao paladar, como às memórias das pessoas.

No entanto, quando servido com algumas guloseimas, pode contribuir para um maravilhoso coffee break com sua família ou amigos.

Algumas das melhores combinações são:

  • Bolo de fubá;
  • Pão de queijo;
  • Cookies;
  • Água com gás;
  • Pão com manteiga;
  • Sequilhos.

Receita de capuccino cremoso caseiro

Para fazer um delicioso capuccino cremoso em casa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de café solúvel;
  • 1 xícara de chá de açúcar;
  • ½ xícara de chá de água morna;
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 1 colher de chá de canela em pó.

Depois de separar todos os itens listados acima, dar prosseguimento ao preparo da seguinte maneira:

  • Colocar o café, o açúcar e a água na batedeira e misturar em velocidade alta por cerca de 15 minutos;
  •  Acrescentar a canela e o chocolate e misturar com uma colher, depois ligar a batedeira por mais 5 minutos;
  • Despejar a massa obtida em uma vasilha com tampa e levar ao freezer.

Essa receita rende bastante e pode ser armazenada no freezer e consumida aos poucos.

Para servir o capuccino cremoso são necessárias duas colheres dessa mistura em meia xícara de leite frio ou quente.

Conclusão

Definitivamente, o capuccino cremoso caiu de vez no gosto popular! Afinal quem não gosta de deixar a vida mais doce? Não há dúvidas que essa bebida, além de extremamente saborosa, tem o poder de transmitir maior bem estar e sensação de aconchego às pessoas, quem não gosta de um capuccino cremoso para combinar com um pão gostoso da receita de pao caseiro fofinho da vovo que além de sabor traz boas lembranças.

Por esse motivo, tem sido cada vez maior a busca por marcas de renome no mercado cafeeiro, que produzam além do tradicional café moído, opções gourmet, orgânicos e claro as variedades de cappuccinos.

É natural que você, se chegou até aqui, esteja nesse momento com vontade de apreciar essa bebida. Por isso, não deixe de acessar a página do Café América e encontrar a melhor opção para o seu paladar.