Concursos de Informática

Concursos de Informática, veja dicas e oportunidades para 2022

Por passarem tanto tempo na internet e nos computadores, muitos candidatos acham que dominam as noções de informática básica. A verdade é que se precisa de muito mais para obter a aprovação nos concursos de informática.

Com a abertura pós-pandemia, os concursos de informática em 2022 começaram, com alguns já em andamento. O concurseiro deve estar preparado e ter estudado questões de informática com gabarito para quando surgir uma (das inúmeras) oportunidades dentro dessa área, saiba como lidar com questões complexas e os modelos de prova das bancadas organizadoras.

E quais são essas oportunidades de concurso público? Quais são as dicas de informática para o concurso? Prossiga com a leitura do artigo e veja o que lhe aguarda!

Quais são as principais oportunidades em concursos de informática?

Os concursos de informática em 2022 estão crescendo a todo vapor para quem tem formação de nível médio/técnico ou superior na Tecnologia da Informação. Os salários oferecidos são atraentes, assim como os cargos.

Sendo assim, esse é o momento para se preparar para o concurso público de informática. Veja agora quais são as principais oportunidades!

Concurso Igeprev PA

Com a banca organizadora do Igeprev PA cada vez mais próxima de se formar, se trata de uma oportunidade ótima para o concurseiro. Os cargos oferecidos são o de técnico em informática, assistente e analista, tendo 21 vagas + cadastro de reserva (CR).

Concurso DPE PR

A Defensoria Pública do Estado do Paraná já divulgou o regulamento para o novo concurso. Os cargos que serão disputados são técnico em informática, técnico em rede de computadores e analista de informática. São 3 vagas+ cadastro de reserva (CR).

Concurso João Pessoa (PB)

Um novo concurso será realizado pela Prefeitura de João Pessoa (Paraíba) para diversos cargos, incluindo os de tecnologia da informação. São estimadas 802 vagas para os candidatos, mas não há ainda outra informação.

Concurso TCM RJ

O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro também vai organizar um concurso público, tendo já comissão formada e o Cebraspe na organização. Há cerca de 5 vagas para o cargo de auditor de controle externo – T.I.

Concurso Senado Federal

O concurso público do Senado Federal está em fase de escolha da sua banca organizadora. Ele vai ofertar 40 vagaspara analistas, técnicos e advogados – 1 das vagas é para o cargo de analista legislativo – informática legislativa.

Concurso Câmara dos Deputados

Apesar de ainda não haver previsão para o concurso público, é esperado que haja 24 vagas para o cargo de analista de informática legislativa.

Concurso Prefeitura de João Pessoa (PB)

Estão previstas pela Prefeitura e pelo Ministério Público de João Pessoa 3.462 vagas em concursos entre 2022 e 2023. Desse total, é esperado que 9 vagas sejam destinadas para analistas de T.I.

Dicas de informática para concurso: como obter a aprovação?

Para obter a aprovação, é necessário estudar para informática, não se guiando apenas pelo que são consideradas noções de informática básica. Dessa forma, a primeira dica é conhecer mais sobre o conteúdo e saber quais são os assuntos que mais caem.

Contudo, apenas isso não é o suficiente. Se liga nessas dicas de informática para concurso!

Monte um sólido programa de estudos

Diferente de outras áreas, a informática básica não apresenta uma fonte absoluta de conhecimento pelo qual pode se guiar. Dessa forma, é necessário que organize os estudos de maneira sólida, dando uma direção para si mesmo.

Treine no seu computador

É importante que não apenas assimile os principais conteúdos de informática básica que caem na prova – treine bastante eles no computador. Faça e repita os testes que envolvem as questões mais comuns da prova de informática.

Comece a estudar para informática por flashcards

Flashcards são uma excelente técnica de memorização dos comandos e atalhos de um computador. Durante a teoria e a prática, carregue flashcards por perto para anotações curtas!

Mantenha-se atualizado nos conteúdos

Com as constantes atualizações, é importante que responda a prova de informática com conhecimentos sobre os programas e ferramentas atualizadas.

Busque por provas anteriores

Vá atrás das provas anteriores, pratique bastante as questões!

Qual é o grande desafio ao se preparar para os concursos de informática em 2022?

As noções de informática básica vão além do que é tradicionalmente feito num computador pessoal por uma pessoa comum.”

Muitas pessoas acham que o seu conhecimento tradicional de computadores é o suficiente para os concursos públicos de informática. Sendo assim, se tornam displicentes com os principais assuntos, o que as leva a cometer três erros comuns:

  • Usar conhecimentos atrasados (responder uma questão sobre o Excel 2013 com o conhecimento do Excel 2007, por exemplo);
  • Ter conhecimento profundo sobre o básico de um programa, mas ter total desconhecimento de outras ferramentas do mesmo programa;
  • Pular assuntos que já considera tão normais no cotidiano.

Esses três erros devem ser evitados por quem se prepara para os concursos de informática!