O que é um consultor de Marketing digital e qual a sua importância

O que é um consultor de Marketing digital e qual a sua importância?

Um consultor de marketing é a pessoa responsável pela execução das diferentes estratégias incluídas no plano de marketing.

Ele é um profissional especializado na implementação de estratégias on-line, tanto de captação como de divulgação.

O consultor de marketing digital aplica o plano de marketing para atingir objetivos alinhados com o modelo de negócios, os recursos disponíveis, a situação atual e as perspectivas futuras. Portanto, é uma tarefa de longo prazo.

A definição de um consultor de marketing às vezes é confundida com a de um auditor ou assessor. As três funções são complementares e são frequentemente oferecidas como parte do pacote de consultoria de marketing.

Essa auditoria define o estado atual do negócio, é um quadro estático da situação atual. A consultoria tira conclusões sobre a razão da situação atual e propõe diferentes estratégias de marketing digital para melhorá-la. A consultoria é a parte de execução destas estratégias.

Uma consultoria de marketing deve fornecer diferentes mecanismos para controlar e analisar a razão dos desvios do plano. Um erro na auditoria ou na consultoria pode arruinar a consultoria.

Por este motivo, todas as três funções são geralmente desempenhadas pela mesma empresa.

Consultor de marketing digital: O que ele fará na empresa?

A principal função de um consultor de marketing digital é implementar as estratégias do plano de marketing, alcançando os objetivos propostos.

Para fazer isso, a auditoria deve ser precisa e a consultoria deve ser muito elaborada. Uma má auditoria e uma consultoria leve são a garantia de uma consultoria improvisada e descontrolada.

O consultor de marketing deve analisar o documento final de auditoria, conhecendo em detalhes a situação atual. Por outro lado, ele tem que conhecer as soluções propostas, de acordo com os recursos e objetivos da empresa. O plano de marketing deve ser o seu guia para obter resultados.

Se a consultoria de marketing for realizada por várias empresas, o bom consultor nunca deve começar a implementar estratégias de marketing digital sem uma revisão mínima da auditoria e da consultoria.

Por esta razão, uma é a mesma consultoria que faz frequentemente as três tarefas.

As funções de um consultor de marketing são de médio a longo prazo. Como mínimo, eles devem ser contratados por pelo menos seis meses e medir os desvios dos objetivos mensalmente.

O consultor de marketing deve ter competências em estratégias de entrada e saída, pois ele será o principal responsável por sua implementação.

Mesmo que a parte operacional seja tratada por sua equipe, ele será responsável perante a empresa contratante.

O que faz uma consultoria de marketing digital?

Uma consultoria de marketing geralmente realiza as três tarefas de auditoria, assessoria e consultoria, para que todo o trabalho seja muito mais compacto, fluido e coordenado.

As 7 fases de um processo de consultoria de marketing digital são:

  • Auditoria do projeto: definição da situação atual do projeto em um documento, resumido em diferentes KPIs.
  • Análise interna e externa: análise SWOT para determinar fraquezas, ameaças, forças e oportunidades. Os recursos atuais e futuros devem ser claros.
  • Análise dos concorrentes: devemos estudar os líderes de mercado e nossos concorrentes diretos, acima e abaixo.
  • Objetivos de marketing: nós já sabemos onde estamos, nossos recursos, onde está a concorrência e seus recursos… Agora devemos estabelecer objetivos realistas de acordo com o acima exposto.
  • Plano de marketing: coletamos os objetivos e começamos a elaborar estratégias (inbound e outbound) e cursos de ação para atingi-los, respeitando os recursos disponíveis.
  • Execução do plano: este é estritamente o trabalho do consultor de marketing. Seu trabalho brilhará se tudo isso estiver correto e estará condenado ao fracasso se for baseado em dados errôneos.
  • Medição e controle: esta é a maneira de detectar se tudo estava correto ou se situações inesperadas estão ocorrendo. Se desvios profundos começam a surgir no início da implementação, isso é um mau sinal.

Como podemos ver, a auditoria é geralmente o processo mais curto e a consultoria que necessita de mais informações, mais conhecimento da empresa e do setor.

A consultoria é um processo a mais longo prazo e requer muitas habilidades do profissional. Em qualquer caso, precisamos de informações da própria empresa.

Sem a colaboração da empresa, todo o processo irá desacelerar ou não irá a lugar algum.

Tipos de consultoria de marketing digital

Existem três tipos de consultoria: terceirização do departamento de marketing, a necessidade de um especialista em estratégia e uma segunda opinião sobre um negócio digital.

Os tipos de trabalho realizado por um consultor de marketing digital dependem da maneira como o consultor e a empresa trabalham.

Em qualquer caso, seu trabalho é geralmente valorizado em termos de horas trabalhadas e às vezes em indicadores como as vendas.

Terceirização do departamento de marketing

A empresa está focada no lado da produção e das operações, de modo que eles não possuem um departamento de marketing. Os gerentes contratam uma consultoria de marketing digital para desempenhar estas funções.

Este tipo de trabalho geralmente é cobrado a longo prazo, com base em projetos e geralmente envolve uma equipe de consultoria com uma ampla gama de pessoas e conhecimentos.

Contratação de um especialista

A empresa tem um departamento de marketing, mas precisa de uma pessoa ou grupo de pessoas para executar uma estratégia específica: SEO, Análise, Anúncios Sociais, Redes Sociais, Email Marketing, Fazer um Website, Vendas… Os gerentes contratam uma empresa de consultoria ou diretamente um consultor individual para uma competência específica, com conhecimentos específicos.

É preciso ter cuidado, pois é possível que o sucesso ou fracasso do trabalho contratado não seja exclusivo do consultor especializado.

Muito mais cuidado deve ser tomado quando o resto do departamento também é terceirizado.

Este tipo de trabalho é normalmente cobrado diretamente por hora e não é normalmente por longos períodos de tempo. Este tipo de consultoria é, na maioria das vezes, pontual.

Segunda opinião sobre um negócio digital

A empresa já possui um departamento de marketing ou tem um departamento terceirizado. Entretanto, não alcança os resultados requeridos, não consegue vendas… Então, decide contratar outra empresa de consultoria para auditar, aconselhar e executar, se necessário, um novo plano.

Este é o caso mais complicado. Quer o novo plano de marketing digital seja ou não implementado, as horas de auditoria e consultoria devem ser cobradas.

Infelizmente, nesta era do amadorismo digital, esta é a situação mais comum hoje em dia. Um bom consultor deve decidir se deve ou não entrar nesta situação, onde um consultor sem habilidades ou conhecimentos já tenha trabalhado.

Quando contratar um consultor digital?

Um consultor digital deve ser contratado quando os resultados não forem os necessários para o negócio. Seja por falta de profissionais, por falta de especialistas ou simplesmente por falta de desempenho da equipe atual.

Entretanto, para Pedro Amorim, sócio-diretor da Estação Indoor Agência de Marketing Digital, ter um consultor é muitas vezes complicado para as empresas.

Se não houver essa sinergia entre as partes,  eles podem não compreender o processo de auditoria, a necessidade de compreender o negócio e seus recursos, e o tempo para executar um plano de marketing.

Nesse caso, eles decidem optar pelo amadorismo digital, e a primeira coisa que fazem é criar um site que não vai funcionar para eles.

O trabalho de um consultor de marketing digital é de médio e longo prazo, e se a empresa não fornecer os dados necessários na fase de auditoria e consultoria, os recursos na fase de consultoria… os resultados levarão mais tempo para chegar.

Então vale a pena contratar um consultor de marketing?

Sim, ele é muito importante para que você possa rever os seus processos (tanto online como offline) para que sua empresa possa dar um salto para frente no mercado.

Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas. Caso tenha ficado alguma, deixa ela aqui nos comentários que em breve estaremos respondendo.