Curiosidades Lusitanas

Curiosidades Lusitanas

Antes de viajar para qualquer local, é de grande importância saber como são as coisas. Afinal de contas, por se tratar de uma cultura diferente, pode acontecer de alguns dos nossos hábitos não serem bem vistos, por exemplo. 

Fora isso, para poder aproveitar melhor a sua viagem, é importante saber um pouco da sua cultura. Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre algumas curiosidades lusitanas. Confira.

Curiosidades lusitanas

Portugal é um país muito rico em cultura. No entanto, pelo fato de compartilharmos a mesma língua, muitas pessoas acham que não há muita discrepância em relação a hábitos, costumes ou mesmo de história. Mas isso não é verdade.

Inclusive, apesar de ambos os países falarem português, há grande diferenças entre eles, haja vista que há algumas expressões e jargões próprios. Então, se você quer saber mais curiosidades lusitanas, é só continuar nesse artigo.

Mirandês

Tanto o Brasil quanto Portugal falam a mesma língua e, inclusive, esse fato faz com que nos referimos a eles como nossos “irmãos portugueses”.

No entanto, você sabia que, apesar do português ser a língua oficial, eles também falam a língua mirandesa?

Essa é umas curiosidades lusitanas que poucas pessoas sabem, mas a verdade é que há algumas regiões, em especial no norte do país, que falam essa língua.

Mais especificamente, em Miranda do Douro, onde inclusive há uma catedral muito famosa.

O mirandês também se assemelha bastante à língua portuguesa, mas possui alguns traços bem únicos. Inclusive, em épocas passadas, havia mais de 15 mil falantes.

Mas, com o passar do tempo, esse número diminuiu. No entanto, há grandes incentivos por parte do governo com incentivo a dar continuidade à língua, que é considerado um patrimônio.

Impérios globais

A história de Portugal remete a um dos primeiros impérios globais em quase todos os continentes. Inclusive, lá no ano de 1415, logo quando se criou o Império português, o país já detinha colônias nos três continentes conhecidos: Ásia, África e Europa.

Mas, no total, Portugal chegou a ter mais de 70 colônias e territórios espalhados pelo mundo. Não é à toa que muitas questões culturais do país podem ser observadas em outros locais, pois o país teve grande influência.

Patrimônios mundiais

É verdade que Portugal é um país pequeno, mas isso não quer dizer que não seja um lugar de poucas possibilidades.

Na verdade, o local é considerado pela Unesco um dos lugares que mais reúne patrimônios mundiais.

Ao todo, são cerca de 22 monumentos ou heranças que têm grande importância para a história mundial. Não é à toa que o país tem sido o alvo ideal para as pessoas que querem entender um pouco mais sobre história.

Fado Português

O Fado Português é um estilo de música tradicional, onde há apenas uma guitarra portuguesa e a voz dramática de quem a interpreta. Inclusive, desde 2011, o Fado foi considerado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Ou seja, ao ir em Portugal, que tal experimentar a gastronomia portuguesa ao som de um bom Fado? Há vários shows desse tipo na região e, se quiser, é possível aproveitar para conhecer o Museu do Fado, que fica no bairro de Alfama, em Lisboa.

Você pode conhecer mais de Lisboa, fazendo um “Walking Tour” pela cidade, já ouviu falar?

Livraria mais antiga do mundo

Desde a época das grandes navegações, Portugal sempre teve os livros como seus velhos aliados. Tão velhos que, nos dias de hoje, o Guinness Book condecorou o país por ter a livraria mais antiga de todo o mundo.

O nome da livraria é Bertrand, e remete ao ano de 1732, situado no bairro Chiado, em Lisboa. Então, se você é um amante dos livros, que tal dar uma passada lá e conferir títulos de escritores renomados como José Saramago, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa ou do ilustre Camões?

Melhores vinhos

O país se destaca por produzir os melhores vinhos do planeta. Inclusive, recebeu vários prêmios internacionais, como estar na lista top 100 por quatro anos, do Wine Spectator, uma revista especializada em vinhos.

Os vinhos do local são exportados para todos os lugares e, com certeza você já deve ter experimentado algum deles. A exemplo, podemos citar o Vinho do Porto.