Você está tentando atrair mais visitantes para o seu site há meses e não está tendo sucesso? Você não está sozinho.
Costumava ser mais fácil aumentar o tráfego orgânico do seu site, quando a otimização para mecanismos de pesquisa (SEO) era simplesmente um conjunto de regras que você tinha que seguir.
Mas, nos últimos anos, o SEO mudou para abranger mais do que regras básicas. Hoje, assim como planejar e executar uma campanha de marketing, você precisa desenvolver um site e uma estratégia de SEO para ter sucesso, saber o que é SEO e como utilizá-lo é fundamental para aumentar suas visitas.
Felizmente, se você seguir algumas práticas recomendadas, poderá melhorar muito o tráfego orgânico do seu site e trabalhar para obter uma classificação mais alta no Google.
Aqui estão 4 de nossas principais dicas de SEO a seguir para aumentar seu tráfego orgânico:
Otimize o conteúdo existente em seu site
Qual é a maneira mais fácil de trabalhar para aumentar o tráfego orgânico? Comece otimizando o conteúdo existente em seu site que não está funcionando.
O conteúdo sem desempenho é aquele que não está obtendo o tráfego que você espera. É o conteúdo que você e sua equipe dedicaram tempo e esforço para criar, que simplesmente não está obtendo resultados.
O Google Analytics permite que você veja o tráfego que cada página do seu site está recebendo e você pode até comparar diferentes períodos no tempo.
Revise as páginas do seu site e escolha algumas das principais peças de conteúdo que não estão obtendo o tráfego que merecem.
Como você pode utilizar essas peças para garantir que estejam atualizadas e forneçam a melhor experiência possível ao usuário?
Para oferecer isso ao seu usuário, utilize:
- Adicione novas seções de conteúdo com informações atualizadas
- Atualize as seções de conteúdo existentes com novas palavras-chave
- Facilite a leitura das peças incluindo os subtítulos H2 e H3
- Adicionar novas imagens
- Atualize o texto alternativo da imagem com novas descrições
Faça uma análise do concorrente
Em SEO, as análises de concorrentes são ótimas ferramentas. Você deseja criar o melhor conteúdo para seu público, mas nem sempre há um caminho claro sobre como fazer isso.
É quando é uma boa ideia verificar a concorrência e ver o que eles estão fazendo. Que tipo de conteúdo eles estão criando? Que tópicos eles cobrem? Você pode criar um recurso melhor e mais valioso?
Ao dar uma olhada na sua concorrência, você poderá ver exatamente o que precisa fazer para vencer a concorrência. E você também terá uma barra que pode usar para medir o sucesso de seu próprio conteúdo.
Sua concorrência pode fornecer informações valiosas e ser uma ótima ferramenta para pesquisa, mas também é essencial para garantir que qualquer conteúdo que você criar depois de fazer essa pesquisa seja completamente único.
Mecanismos de busca como o Google podem encontrar conteúdo duplicado – e se o encontrarem em seu site, você será penalizado por isso.
Faça artigos para seu blog regularmente
Você sabia que o blog pode impactar seu SEO? Acredite ou não, o blog não trata apenas de criar conteúdo para o seu público.
Na verdade, o Google adora conteúdo novo e relevante, especialmente quando palavras-chave são incluídas. No entanto, seu conteúdo deve atender às necessidades de seu público primeiro, fornecendo-lhes conteúdo útil e informativo, e incluir palavras-chave relevantes para o Google em segundo lugar.
Se o seu site permaneceu o mesmo por anos, é ainda mais importante prestar atenção e atualizar regularmente o seu blog.
O blog permite que você estabeleça sua empresa como um líder inovador, converta visitantes em novos leads e forneça conteúdo novo e interessante para o Google indexar, o que pode melhorar a classificação do seu site.
No entanto, para que seu blog seja realmente bem-sucedido, você precisa criar uma estratégia de conteúdo de SEO que inclua tópicos relevantes para as perguntas, necessidades e pontos fracos do seu público.
É aqui que a pesquisa de tópicos e palavras-chave desempenha um papel importante. Você também pode digitar consultas no Google e consultar “Pesquisas relacionadas a” sua pesquisa e a caixa Pessoas também perguntam.
Para palavras-chave, você precisará usar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave como BrightEdge ou Ahrefs.
Uma boa ferramenta de pesquisa de palavras-chave fornecerá sugestões úteis de palavras-chave, volumes de pesquisa para cada palavra-chave, pontuações sobre a dificuldade de classificação de uma palavra-chave e quantos cliques você pode antecipar para cada sugestão de palavra-chave.
Depois de ter uma lista de palavras-chave, é hora de categorizá-las de acordo com os pontos problemáticos ou suas personas e criar um calendário de conteúdo.
Comece a postagem de convidado
Postagem de convidado é uma ótima maneira de aumentar o tráfego para seu site, construir sua marca e ganhar ótimos links de volta para seu próprio conteúdo em seu site.
Mas se você não sabe como começar a postar como convidado, você não é o único! O processo pode ser dividido assim:
Encontre blogs: Esta parte é aparentemente fácil. Tudo o que você precisa fazer para encontrar blogs para os quais deseja escrever é fazer uma pesquisa simples nas palavras-chave que deseja classificar ou que sejam relevantes para o seu setor e adicionar “blog convidado”, “colaborador” ou “escreva para nós” para eles.
Em seguida, nas SERPs, você verá uma lista de blogs que cobrem ou estão em sua indústria para a qual você pode escrever uma postagem de blog de convidado.
Elabore seu argumento de venda: agora que você encontrou alguns blogs-alvo, é hora de elaborar seu argumento de venda.
O mais importante aqui é garantir que o tópico da postagem que você deseja apresentar seja relevante para o público-alvo do blog e seja algo em que eles tenham interesse.
Comece a escrever: Você teve seu primeiro argumento de venda aceito, então agora é hora de começar a escrever!
Não se esqueça de incluir links para seu próprio conteúdo relevante, bem como links externos que sejam valiosos para os leitores. E sempre certifique-se de incluir uma biografia do autor também.
Implementar essas dicas para o sucesso de SEO
Essas dicas de SEO são apenas o começo, mas fornecem algumas maneiras simples de trabalhar no sentido de aumentar o tráfego orgânico sem ter que mergulhar fundo no mundo do SEO para ver os resultados.
Comece implementando o SEO em seu site. Reavalie seu conteúdo existente, veja onde você pode fazer alterações e, quando fizer isso, verifique a concorrência. O que eles estão fazendo que você acredita que poderia fazer melhor?
Descubra, faça melhor do que seus concorrentes e você estará no caminho certo para aumentar o tráfego orgânico e o sucesso de SEO mais cedo do que pensa.