Como fazer SEO e aumentar visitas orgânicas do Google

Como fazer SEO e aumentar visitas orgânicas do Google

Você está tentando atrair mais visitantes para o seu site há meses e não está tendo sucesso? Você não está sozinho.

Costumava ser mais fácil aumentar o tráfego orgânico do seu site, quando a otimização para mecanismos de pesquisa (SEO) era simplesmente um conjunto de regras que você tinha que seguir.

Mas, nos últimos anos, o SEO mudou para abranger mais do que regras básicas. Hoje, assim como planejar e executar uma campanha de marketing, você precisa desenvolver um site e uma estratégia de SEO para ter sucesso, saber o que é SEO e como utilizá-lo é fundamental para aumentar suas visitas.

Felizmente, se você seguir algumas práticas recomendadas, poderá melhorar muito o tráfego orgânico do seu site e trabalhar para obter uma classificação mais alta no Google.

Aqui estão 4 de nossas principais dicas de SEO a seguir para aumentar seu tráfego orgânico:

Otimize o conteúdo existente em seu site

Qual é a maneira mais fácil de trabalhar para aumentar o tráfego orgânico? Comece otimizando o conteúdo existente em seu site que não está funcionando.

O conteúdo sem desempenho é aquele que não está obtendo o tráfego que você espera. É o conteúdo que você e sua equipe dedicaram tempo e esforço para criar, que simplesmente não está obtendo resultados.

O Google Analytics permite que você veja o tráfego que cada página do seu site está recebendo e você pode até comparar diferentes períodos no tempo.

Revise as páginas do seu site e escolha algumas das principais peças de conteúdo que não estão obtendo o tráfego que merecem.

Como você pode utilizar essas peças para garantir que estejam atualizadas e forneçam a melhor experiência possível ao usuário?

Para oferecer isso ao seu usuário, utilize:

  • Adicione novas seções de conteúdo com informações atualizadas
  • Atualize as seções de conteúdo existentes com novas palavras-chave
  • Facilite a leitura das peças incluindo os subtítulos H2 e H3
  • Adicionar novas imagens
  • Atualize o texto alternativo da imagem com novas descrições

Faça uma análise do concorrente

Em SEO, as análises de concorrentes são ótimas ferramentas. Você deseja criar o melhor conteúdo para seu público, mas nem sempre há um caminho claro sobre como fazer isso.

É quando é uma boa ideia verificar a concorrência e ver o que eles estão fazendo. Que tipo de conteúdo eles estão criando? Que tópicos eles cobrem? Você pode criar um recurso melhor e mais valioso?

Ao dar uma olhada na sua concorrência, você poderá ver exatamente o que precisa fazer para vencer a concorrência. E você também terá uma barra que pode usar para medir o sucesso de seu próprio conteúdo.

Sua concorrência pode fornecer informações valiosas e ser uma ótima ferramenta para pesquisa, mas também é essencial para garantir que qualquer conteúdo que você criar depois de fazer essa pesquisa seja completamente único.

Mecanismos de busca como o Google podem encontrar conteúdo duplicado – e se o encontrarem em seu site, você será penalizado por isso.

Faça artigos para seu blog regularmente

Você sabia que o blog pode impactar seu SEO? Acredite ou não, o blog não trata apenas de criar conteúdo para o seu público.

Na verdade, o Google adora conteúdo novo e relevante, especialmente quando palavras-chave são incluídas. No entanto, seu conteúdo deve atender às necessidades de seu público primeiro, fornecendo-lhes conteúdo útil e informativo, e incluir palavras-chave relevantes para o Google em segundo lugar.

Se o seu site permaneceu o mesmo por anos, é ainda mais importante prestar atenção e atualizar regularmente o seu blog.

O blog permite que você estabeleça sua empresa como um líder inovador, converta visitantes em novos leads e forneça conteúdo novo e interessante para o Google indexar, o que pode melhorar a classificação do seu site. 

No entanto, para que seu blog seja realmente bem-sucedido, você precisa criar uma estratégia de conteúdo de SEO que inclua tópicos relevantes para as perguntas, necessidades e pontos fracos do seu público.

É aqui que a pesquisa de tópicos e palavras-chave desempenha um papel importante. Você também pode digitar consultas no Google e consultar “Pesquisas relacionadas a” sua pesquisa e a caixa Pessoas também perguntam. 

Para palavras-chave, você precisará usar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave como BrightEdge ou Ahrefs.

Uma boa ferramenta de pesquisa de palavras-chave fornecerá sugestões úteis de palavras-chave, volumes de pesquisa para cada palavra-chave, pontuações sobre a dificuldade de classificação de uma palavra-chave e quantos cliques você pode antecipar para cada sugestão de palavra-chave.

Depois de ter uma lista de palavras-chave, é hora de categorizá-las de acordo com os pontos problemáticos ou suas personas e criar um calendário de conteúdo.

Comece a postagem de convidado

Postagem de convidado é uma ótima maneira de aumentar o tráfego para seu site, construir sua marca e ganhar ótimos links de volta para seu próprio conteúdo em seu site.

Mas se você não sabe como começar a postar como convidado, você não é o único! O processo pode ser dividido assim:

Encontre blogs: Esta parte é aparentemente fácil. Tudo o que você precisa fazer para encontrar blogs para os quais deseja escrever é fazer uma pesquisa simples nas palavras-chave que deseja classificar ou que sejam relevantes para o seu setor e adicionar “blog convidado”, “colaborador” ou “escreva para nós” para eles. 

Em seguida, nas SERPs, você verá uma lista de blogs que cobrem ou estão em sua indústria para a qual você pode escrever uma postagem de blog de convidado.

Elabore seu argumento de venda: agora que você encontrou alguns blogs-alvo, é hora de elaborar seu argumento de venda.

O mais importante aqui é garantir que o tópico da postagem que você deseja apresentar seja relevante para o público-alvo do blog e seja algo em que eles tenham interesse.

Comece a escrever: Você teve seu primeiro argumento de venda aceito, então agora é hora de começar a escrever!

Não se esqueça de incluir links para seu próprio conteúdo relevante, bem como links externos que sejam valiosos para os leitores. E sempre certifique-se de incluir uma biografia do autor também.

Implementar essas dicas para o sucesso de SEO

Essas dicas de SEO são apenas o começo, mas fornecem algumas maneiras simples de trabalhar no sentido de aumentar o tráfego orgânico sem ter que mergulhar fundo no mundo do SEO para ver os resultados. 

Comece implementando o SEO em seu site. Reavalie seu conteúdo existente, veja onde você pode fazer alterações e, quando fizer isso, verifique a concorrência. O que eles estão fazendo que você acredita que poderia fazer melhor?

Descubra, faça melhor do que seus concorrentes e você estará no caminho certo para aumentar o tráfego orgânico e o sucesso de SEO mais cedo do que pensa.