Toxina Botulínica para sorriso gengival

Toxina Botulínica para sorriso gengival, como funciona?

Um sorriso gengival é quando você dá um sorriso e, ao invés de ver apenas pequenos “triângulos” rosados ​​(gengiva) entre os dentes para mostrar em um sorriso, vemos a gengiva muito mais a mostra que o esperado. Causando um efeito estranho e nada tipicamente agradável.

Embora todo sorriso genuíno e autêntico possa ser cativante, um sorriso fora do “normal”, com as gengivas muito mais aparentes do que a necessidade, deixa o mesmo com um aspecto não muito agradável.

Um sorriso típico ou “ideal” geralmente expõe não mais do que 2 milímetros dos tecidos gengivais superiores, enquanto um sorriso “gengival” pode mostrar 3 milímetros ou mais dos tecidos gengivais superiores.

As pessoas com um sorriso “gengival” podem sentir que seus dentes estão menores do que deveriam, por isso a pessoa pode acabar ficando relutante em sorrir ou até mesmo ter vergonha do seu próprio sorriso.

Contudo, uma pessoa que tenha um sorriso gengival pode acabar tendo o aspecto de seu sorriso melhorado com um tratamento de Botox.

O que causa o sorriso gengival?

Algumas das principais causas mais comuns para um sorriso gengival, são:

  • O tecido gengival longo ou dilatado, conhecido como hipertrofia gengival, pode resultar em um sorriso gengival. (Crescimento excessivo da gengiva ou tecido gengival excessivo pode ser induzido por medicamento e, às vezes, também usamos intervenção cirúrgica.)
  • O crescimento excessivo da mandíbula superior, conhecido como excesso maxilar vertical, pode expor mais tecido gengival. (Esta é uma predisposição genética.)
  • Um lábio superior curto ou hiperativo pode criar uma aparência de gengiva maior do que o normal.
  • O tamanho e a forma dos dentes podem resultar em um sorriso gengival. Mais tecido gengival ficará exposto se os dentes parecerem pequenos ou escondidos.

Como o BOTOX funciona para um sorriso gengival?

O Botox é um tratamento altamente eficaz e de fácil aplicação para “consertar” um sorriso gengival. A melhor parte do tratamento com Botox é que não é uma solução invasiva e é um procedimento rápido e fácil!

O botox é feito da Toxina Botulínica do tipo A e, quando injetado, pode relaxar os músculos do lábio superior e limitar a elevação do lábio superior ao sorrir, de uma forma em que as suas gengivas permanecerão cobertas enquanto você sorrir.

Já no tratamento, duas ou mais unidades de Botox são injetadas na região entre o nariz e o lábio superior para reduzir o aparecimento de qualquer sorriso “gengival”, criando um sorriso mais atraente e natural.

Como já falamos, tratar um sorriso gengival com Botox é um procedimento minimamente invasivo, porém é altamente eficaz para fazer o seu sorriso ficar muito mais harmonioso e natural.

Com o lábio superior relaxado pelo Botox, ele não irá se contrair mais nem se elevar tanto ao sorrir.

O tratamento é incrivelmente eficaz e os resultados geralmente duram de 3 à 5 meses. Foi descoberto que quando você repete esse procedimento diversas vezes, ao longo do tempo, geralmente obtém mais tempo de duração entre o momento em que o tratamento é necessário para retocar o efeito novamente.

Você pode retornar ao trabalho imediatamente após a aplicação de Botox, e, ao contrário do tratamento estético com Botox em que o resultado pode demorar algumas semanas para aparecer completamente, os resultados costumam ser quase imediatos, com o efeito total ocorrendo em uma semana e em alguns casos até menos.

Quantas unidades de Botox são necessárias para um sorriso gengival?

Para este tipo de tratamento, geralmente são necessárias duas unidades de Botox. Contudo, pode ser que seja necessário mais alguns para o efeito ser como o desejado. Isto depende de cada situação e o seu médico deverá lhe apontar isto com mais certeza.

Como oBotox é injetado na área entre o lábio superior e o nariz para congelar temporariamente os músculos que se contraem ou se elevam quando você sorri, a quantidade, geralmente, é baixa por ser uma area bem pequena.

É aplicado diretamente para paralisar os músculos, permitindo assim que você sorria sem mostrar as gengivas.

Benefícios de tratar um sorriso gengival com Botox (em vez de outros cuidados para tratar esta condição)

Os benefícios que um tratamento com Botox pode trazer são dezenas, assim, vamos listar os principais benefícios de tratar um sorriso gengival com o famoso e querido Botox:

  • As injeções de Botox causam pouco desconforto, e a agulha é tão fina que não causa dor ao paciente, e o desconforto pode ser ainda menos se o paciente tiver cuidados redobrados;
  • A recuperação é basicamente imediata, assim que o procedimento for concluído o paciente pode voltar a fazer todas as suas atividades sem qualquer restrição;
  • O Botox é custo-efetivo em comparação com opções de tratamento cirúrgico e outras, principalmente pelo fato de não ser um tratamento invasivo;
  • Os resultados são naturais e rápidos;
  • As injeções podem ser ajustadas dependendo dos resultados necessários;